E-mail marketing é um dos recursos em Marketing Digital mais eficientes para você engajar seus clientes, gerar visibilidade e captar novas oportunidades, por isso, seguir algumas dicas para que a estratégia de e-mail marketing da sua empresa seja eficiente, pode ser fundamental para gerar ótimos resultados e oportunidades para sua empresa.
1 – Assunto chamativo
O título do seu e-mail marketing deve ser chamativo e auto explicativo. Isso fará com que ele tenha maior chance de ser aberto, principalmente aqueles que estão interessados no assunto.
2 – Inclua número no seu título
Incluir números no título do e-mail marketing também pode ser interessante. Dependendo do conteúdo, coloque percentagem, quantidade de dicas disponíveis dentro do texto, números de sucesso, etc.
3 – Número de caracteres
Não crie um e-mail marketing muito extenso. Crie um título auto explicativo e assim, o seu usuário poderá se direcionar para dentro do seu site para conteúdos mais extensos e até para realizar uma ação de compra.
4 – Dê nomes aos bois
Como o e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas pela área de marketing das empresas, há uma quantidade enorme de e-mails que são enviados, por isso, é importante que você nomeie o e-mail, para que ele se torne mais pessoal e com maior possibilidade de abertura. Ao invés de usar “Olá cliente” utilize “Olá, Paulo!”, por exemplo.
5 – Gramática é importante
Não esqueça da gramática. Uma boa impressão começa pela gramática do seu texto, por isso revise seus textos, títulos e botões de ação para que nenhuma delas esteja com erros gramaticais ou falta de coerência e coesão.
6 – Balanceie texto e imagem
Faça um e-mail marketing balanceado. Utilize uma imagem da mesma proporção que o texto, assim, você não faz do e-mail marketing uma informação cansativa.
7 – Não utilize caixa alta sem necessidade
Usar caixa alta no título ou até dentro do seu e-mail marketing pode não ser uma boa estratégia. Isso porque, a caixa alta é utiliza, muitas vezes, para expressão do grito.
Para dar ênfase em alguma parte do seu texto, prefira utilizar outras cores, negrito, itálico, sublinhado ou até outra fonte.
8 – A cor vermelha não é a melhor opção
Vermelho é indicativo de SPAM para e-mail marketing e por isso, não é muito bem recebido pelos leitores. Evite o vermelho e foque em cores mais neutras para o desenvolvimento do seu texto.
9 – Palavras típicas de SPAM
Você não quer que o seu e-mail marketing caia em outra caixa que não seja a de entrada, não é mesmo? Por isso, evite qualquer palavra que seja típica de SPAM. Algumas das palavras que se encaixam nesse perfil é: grátis, free, clique aqui, desconto, etc.
Encontre bons substitutos e utilize esses termos no decorrer do seu texto ou até nas imagens do seu e-mail marketing.
10 – Call to action
O seu e-mail marketing precisa ter um objetivo, por isso, insira dentro do seu texto um botão para que o leitor realize uma ação ao final da leitura. Exemplos? Compre aqui, baixe aqui, veja aqui, saiba mais aqui, etc.
11 – Use Emojis
Emojis são formatos interativos e que atualmente as pessoas se identificam por utilizarem muito, por isso, faça um bom uso no decorrer do seu texto e faça do uso uma forma de deixar o seu e-mail marketing mais divertido.
12 – Imagens chamativas
As imagens que você irá utilizar dentro do texto do e-mail marketing serão fundamentais para que o seu e-mail marketing chame a atenção, por isso, elas precisam ser chamativas, de boa qualidade e que representem bem a informação do texto.
Você pode pegar alguns exemplos e inspirações no site do Canva
13 – Gifs, saiba usar
Gifs são outros formatos interativos que as pessoas gostam e se identificam, por isso, crie uma estratégia e utilize no e-mail marketing mais interessantes para esse formato.
ATENÇÃO: Se for um algum e-mail marketing para um informativo de conteúdo mais sério, melhor deixar para outro momento.
14 – Links nas imagens aumentam a chance de conversão
Se você divulga um curso, por exemplo, é interessante que ao clicar na imagem, o usuário se conecte automaticamente com a página de inscrição do seu curso, por isso, utilize essa ferramenta dentro do e-mail marketing para maior conversão de vendas.
15 – Deixe seu CTA bastante visível
O Call to action é um botão de ação e por ele ser fundamental na estratégia do seu e-mail marketing, ele precisa estar visível e de preferência no começo e final do seu conteúdo. Uma dica é colocar a cores diferentes do restante do texto.
16 – Teste em alguns e-mails antes de enviar
Antes de enviar para a sua listagem definida, faça um teste para diferentes e-mails – seus, de preferência, assim você conseguirá visualizar como o seu usuário irá abrir o seu e-mail marketing.
DICA: Se for possível, teste em diferentes ferramentas de e-mail, como por exemplo: gmail, hotmail, outlook, etc.
17 – Anexos não funcionam
Não coloque imagens em anexo dentro do seu e-mail marketing. Eles geralmente não são abertos e podem prejudicar a visibilidade e envio dos e-mails. Prefira as imagens no corpo do e-mail.
18 – Descontos
Quem não ama um desconto, não é mesmo? Por isso, utilize o e-mail marketing para divulgar descontos que a sua empresa esteja fazendo no momento. Importante! Seja claro no título do e-mail marketing e direcione para uma ação!
19 – Cores
O seu botão CTA precisa estar em evidência, por isso, equilibre as cores das imagens e texto do seu e-mail marketing com a cor do CTA. O equilíbrio é importante também para não ficar poluído demais.
20 – Descadastro
Por mais que você não queira, é importante que o usuário possa se descadastrar dessa lista de disparo de e-mail marketing, então, coloque ao final do seu e-mail, no rodapé, um link para o descadastro do e-mail.
Aproveite para inserir um questionário para saber o porque do descadastro, isso será importante para suas outras futuras ações de e-mail marketing.
21 – Teste A e B
Realize testes nas ações de e-mail marketing, por isso, programe dois formatos diferentes, com textos, imagens e títulos diferentes e veja, ao final da ação, qual formato teve maior retorno e visualizações.
22 – Segmentação
Ao criar as listas de e-mail, é importante que você faça a segmentação, assim, você possivelmente enviará o conteúdo certo para o grupo certo.
ATENÇÃO: Prefira não comprar lista de e-mails, isso pode não te trazer o retorno esperado e você perderá dinheiro.
23 – Cuidado com a quantidade
E-mail marketing é uma das ações que mais traz retorno, porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade de e-mails que sua empresa irá enviar. Isso porque, uma quantidade muito grande pode fazer com que o seu leitor se descadastre por você estar enchendo demais a caixa de entrada de e-mail dele e não por falta de interesse no seu produto.
24 – Crie opção de cadastro
Você precisa criar um e-mail marketing que caia em algum outro lugar. Certo? Por isso, não adianta fazer um e-mail marketing incrível e seu site não ter conteúdo interessante para o seu leitor.
Gere conteúdo de qualidade dentro do seu site e faça um formulário para que esse visitante se cadastre, assim, você gera um mailing de possíveis clientes e terá mais facilidade para segmentar suas ações.
25 – Acompanhe os resultados
NãoFaça suas ações e acompanhe os resultados de cada e-mail marketing enviado, assim, você conseguirá estudar aquilo que funciona mais para o seu negócio.
26 – Seja sincero
Não adianta criar um e-mail marketing prometendo A e na hora do resultado entregar B. Primeiramente, seja honesto no título do seu e-mail marketing e no decorrer do seu texto, assim, direcione o usuário para a melhor experiência e entregue o que divulgou no disparo do e-mail.
27 – Teste de horário
É importante estar atento também aos horários que o seu e-mail marketing está sendo disparado. Você precisa analisar qual horário é de maior visibilidade para o seu público. Faça o teste e analise e passe a utilizar na estratégia de e-mail marketing da sua empresa.
28 – Ctrl C Ctrl V não.
Não copie e cole do seu concorrente ou de outra empresa. Projete um e-mail marketing com a cara do seu negócio, com a linguagem da sua marca e seja criativo.
29 – Crie urgência
Se estiver divulgando um desconto, dê uma ação de urgência para que você consiga ter mais acessos. Exemplo? Um desconto que irá durar 24h, um curso que só tem mais 5 vagas disponíveis, inscrições se encerrando, etc.
30 – Esteja alinhado ao mercado
Acompanhe o que o mercado está falando ou qual é a pauta do momento e faça conteúdo relacionado ao tema. Isso demonstra que sua empresa está por dentro dos principais assunto e acompanhando todos os acontecimentos.
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