Conteúdo digital é qualquer ideia e informação produzido para a internet. O principal objetivo é gerar visibilidade para sua marca e atrair pessoas que possam ter interesse no seu negócio. Essa estratégia de marketing ganhou muita força nos últimos tempos, principalmente pela presença das redes sociais como aliadas estrategicamente às empresas.
É importante que você tenha uma estratégia para o seu conteúdo digital e que ele tenha constância, assim, você conseguirá atingir seus objetivos com maior rapidez e com mais eficância. Por isso, confira as 40 dias para você não ficar sem ideia para produzir o conteúdo digital da sua empresa.
Índice
1 – Observe o site do Reclame Aqui
No Reclame aqui você pode encontrar informações relacionadas ao seu negócio e criar conteúdo digital que faça com que essas pessoas procurem o seu site. Além disso, verifique como estão os comentários no concorrente e veja o que pode ser criado a partir dalí.
2 – Acompanhe as Redes Sociais e veja os conteúdos que estão sendo criados
Dentro das redes sociais há uma infinidade de conteúdo digital sendo criado, por isso, é importante acompanhar tudo que está sendo criado e postado, principalmente, pelas redes sociais de empresas que sejam do mesmo segmento que o seu.
3 – Leia e acompanhe os comentários que estão sendo feitos
Além do que é postado, é interessante acompanhas os comentários nesses posts, assim, você poderá analisar qual conteúdo digital é mais elogiado, compartilhado e engajado e aquele que não faz tanto sucesso e pode ser descartado como estratégia.
4 – Analise as notícias e assuntos mais comentados
Verifique o que os canais de notícias está falando e veja o que você pode trazer para o conteúdo digital do seu negócio. Uma dica é colocar no Google um termo sobre o seu negócio e clicar na aba “notícias”, isso te levará as notícias sobre o assunto.
5 – Acompanhe o Yahoo Respostas e veja aquilo que faz sentido para o seu negócio.
Yahoo Respostas é um ótimo para você se inspirar, pois é um fórum de dúvidas que poderá encontrar uma pergunta que a sua marca poderá responder.
6 – Acompanhe palestras importantes pelo youtube
TED TALKS é um canal que você poderá encontrar inspirações. Veja os discursos, falar, frases marcantes e o que pode ser feito alguma analogia e construir um conteúdo interessante para o seu negócio.
7 – Livro inspirador
O livro pode ser ou não do ramo do seu negócio, mas saiba encontrar alguma frase que faça sentido você produzir um conteúdo digital. Uma dica interessante é anotar ou grifar – dentro do livro – aquilo que faça sentido para você.
8 – Filmes, documentários e séries
Assim como no livro, você poderá fazer analogias em filmes, documentários e séries. Faça indicações e traga para o conteúdo digital uma crítica sua e abra a comentários e discussões dentro da sua rede social.
9 – Dicas práticas de algo que você entende bem
Pegue um assunto que você entende bem e faça um manual prático de dicas rápidas e interessantes.
10 – Sites gringos
Sites de outros países podem ter informações muito relevantes para você e seu cliente, por isso, traduza esses conteúdos e traga um olhar seu ao tema.
11 – Acompanhe as novidades e lançamentos que eventos trazem para o mercado
Veja quais foram os últimos lançamentos e novidades em eventos do setor e desenvolva uma análise sobre isso.
12 – Networking com alguém da sua área.
Pelo Linkedin, você consegue encontrar muitos profissionais da sua área e que falem sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Faça networking e levante pautas e ideias que possam ser interessantes para você desenvolver como conteúdo digital.
13 – Faça entrevistas
A entrevista não precisa ser necessariamente com um profissional requisitado e famoso da sua área. A entrevista pode ser com alguém próximo ou um cliente, que poderá fazer comentários e recomendações sobre sua empresa.
14 – Busque temas relacionados ao seu negócio, busque no Google e encontre inspirações.
Inspire-se em pesquisas dentro do Google. Com poucas palavras ou até mesmo uma, você pode encontrar uma diversidade de conteúdos sobre o seu negócio.
15 – Tem algo que você ame? Fale sobre ele!
Não precisa ser só sobre algo que você ame relacionado ao seu negócio, mas algo que você ame na sua vida pessoal. Humanize o seu conteúdo digital.
16 – Fez algum curso? Que tal falar sobre e colocar comentários que você ache interessante
Atualmente há uma infinidade de cursos disponíveis dentro da internet e eles podem ser – além de profissionalizantes – inspirações para você criar conteúdo digital para a sua empresa.
17 – Diga sobre alguma coisa que na teoria é uma coisa, mas na prática é outra.
Como é estar na prática do seu negócio? Como é realizar o que você realize? Fale o que na teoria é uma coisa, mas na prática é diferente!
18 – Fale sobre planos
Fale sobre os planos da empresa, dos planos como profissional e empreendedor. Como são feitos os planejamentos, em que ferramenta ele é montado? Inspire as pessoas.
19 – Encontre uma causa e ajude
Encontre algum instituto da causa que você mais acredita e defende e desenvolva conteúdo sobre ele. Além de criar conteúdo sobre algo muito importante, faça uma campanha, divulgue a causa e ajude quem precisa.
20 – Tire ideias interessantes do Pinterest
No Pinterest você encontra várias ideais de diferentes temas. Busque por temas e produtos relacionados ao seu e inspire-se!
21 – Review de uma ferramenta de trabalho
Quais ferramentas você utiliza no dia a dia do seu trabalho? Qual mais funciona? Que tal criar um review sobre ele e divulgar no linkedin, por exemplo?
22 – Poadcasts no Spotify
O Spotify disponibiliza uma porção de conteúdos para você se aprofundar e criar conteúdo digital voltado para o seu negócio.
23 – Instagram
O Instagram é um canal que dá bastante a possibilidade de interação, por isso, crie enquetes nos stories e aproveite para entender e engajar mais seus clientes
24 – Memes
A todo momento memes são criados e você precisa estar atento a eles. Veja qual você pode aproveitar, inserir no contexto do seu negócio e engajar ainda mais seus clientes.
25 – Analise seus próprios conteúdos
Você pode criar conteúdo digital a partir do conteúdo que você já fez. Veja qual dos conteúdos fez mais sucesso e configure em um outro formato. Um texto do seu blog pode virar um vídeo, por exemplo.
Precisa de ajuda para criar a melhor estratégia de conteúdo digital para o seu negócio? Entre em contato com a Mopi Studio!