Como ter um website atrativo, funcional e eficiente?
A presença digital da sua empresa é cada vez mais importante para que os consumidores reconheçam a sua marca e aumente a procura por produtos e serviços relacionados ao seu negócio. De qualquer forma, não é apenas colocar um website no ar e esperar que ele se sustente sozinho, para isso, você precisa projetar um website que seja atrativo – com a cara da sua marca, eficiente – que funcione para o objetivo do seu cliente, e que seja funcional – com facilidades para a compra final.
Confira 15 dicas para o seu website converter mais e gerar maior visibilidade para sua empresa.
1 – Faça um mapa mental
Antes de tudo, projete o seu website dentro de um mapa mental, como um rascunho de tudo que você acha que é importante estar dentro do seu espaço digital. Você pode pensar na estrutura, nas fotos, layout, abas, etc. Anote tudo que você tem em mente para, posteriormente, colocar no plano de ação do desenvolvimento do seu website.
Para te ajudar, você pode usar um aplicativo para fazer essa estruturação antes de seguir para o desenvolvimento.
2 – Seja objetivo
Você terá muitas ideias e referências, mas você precisa ter um objetivo claro para o seu website. Dessa forma, encontre a linguagem que você quer utilizar, crie a estratégia e pense em um layout clean e informativo. Lembre-se, o seu website precisa ser funcional e levar o seu cliente ao objetivo principal do seu site, uma compra, por exemplo.
3 – Vá com calma nas animações
Hoje temos milhares de opções para enfeitar o seu site e criar conteúdo interativos, por isso, cuidado ao utilizar esses recursos. As vezes, menos é mais! Por isso, encontre alguns recursos que cabem no seu objetivo e utilizem com cautela, para que não fique um ambiente poluído.
Caso queira utilizar um vídeo ou animação de abertura, deixe um botão com bastante visibilidade para o usuário conseguir “pular a abertura” caso ele queira.
4 – Mantenha a sua identidade visual em destaque
Coloque a sua identidade visual em local de destaque dentro do seu site, isso ajudará no reconhecimento de marca e ter destaque como referência no assunto. Por isso, utilize sua identidade visual em toda a estrutura do website e, se possível, prevaleça as cores utilizadas por ele também.
5 – Tenha botões de contato
O atendimento da sua empresa é fundamental para que você consiga adquirir clientes para o seu negócio, por isso, coloque botões estratégicos de contato para facilitar o atendimento entre a sua empresa e seu cliente. Ter um website bem estruturado, mas sem um botão de atendimento, como um chat, WhatsApp Web, por exemplo, pode fazer com que o seu cliente se distancie do seu conteúdo.
6 – Atenção a primeira página
Você precisa deixar em evidência qual é o objetivo e o que é a sua empresa, por isso, na primeira página – conhecida como Home – traga as principais informações e conteúdos da sua empresa. Isso fará com que a oportunidade de venda seja mais efetiva, já que irá direcionar o seu potencial cliente para uma ação de compra.
7 – Crie abas estratégicas
Veja quais assuntos você quer abordar dentro do seu website e separe em abas estratégicas, por isso, veja como será a melhor maneira de organizá-las dentro do seu website.
Importante! Não gere muito conteúdo e muitas abas para que o seu cliente não fique perdido com tanta informação.
8 – Formulário de contato
Crie um formulário de contato para você conseguir gerar um mailing de clientes em potencial. Utilize essa listagem de email para contato, envio de promoções e informações. Veja aqui algumas dicas para um e-mail marketing de sucesso.
Importante: Não faça um formulário muito extenso, pois isso poderá fazer com que o usuário do seu site desista do preenchimento. Peça informações de maior relevância para o seu negócio e foque em nome, telefone e email, principalmente.
9 – Imagens referente aos assuntos
Websites são muito visuais, por isso, é importante se preocupar nas imagens e elementos visuais que você irá trazer para cada página do seu site. Em cada seção ou aba, é interessante utilizar alguma imagem ou elemento que esteja relacionada ao assunto abordado, assim, antes de ler, o visitante já irá relacionar o assunto a imagem. Essa estratégia faz com que a experiência do usuário seja mais interessante e o seu site fica mais bonito.
10 – Atenção ao conteúdo
O conteúdo do seu site é importante para que você consiga alcançar bons posicionamentos no ranking do Google, por isso, independente da estrutura do seu site e do seu produto, é importante gerar conteúdo para o seu site se manter atualizado e com maior possibilidade de engajamento.
É importante criar conteúdo para o público-alvo da sua empresa, por isso, pesquise quais são as maiores dúvidas dos seus potenciais clientes e faça textos, imagens, infográficos respondendo esses questionamentos
11 – Gramática, coesão, coerência
Preste atenção na estrutura gramatical do seu texto, para que seu website não perca credibilidade por um erro de português. O conteúdo que você irá fazer é importante, mas a estrutura do texto também é. Por isso, crie o conteúdo, leia, releia e edite tudo que for necessário para melhor entendimento e impressão dos seus clientes.
Dica: Mande para algumas pessoas da equipe lerem os conteúdos e revisem se for necessário. As vezes, ficamos com os olhos viciados e acabamos deixando passar alguns erros sem perceber.
12 – Fale abertamente sobre valores
É importante que você seja claro e objetivo quanto a informação sobre os preços dos seus produtos ou serviços, por isso, informe os valores dentro do seu website. Isso só não vale caso você venda um produto e/ou serviço que precise de um orçamento por questões logísticas, estratégicas, etc, como serviços de decoração, por exemplo.
Importante! É fundamental que os valores estejam no seu site em referência ao produto divulgado, por isso, opte por não falar sobre valores somente em outro canal como WhatsApp ou Mensagem Direct via Instagram. Esse tipo de redirecionamento pode fazer com que o seu cliente desista da compra.
13 – Conheça bem o seu público
O seu website será um espaço da sua empresa para divulgação e vitrine dos seus produtos e serviços, por isso, você precisa conhecer muito bem o seu público alvo para ter as melhores estratégias dentro do seu segmento.
Estude a principal linguagem que o seu público alvo se identifica e utilize para conseguir melhorar a comunicação entre eles. Pesquise os principais problemas deles e resolva com serviços e produtos. Entenda o que eles mais procuram dentro do seu site e priorize esse conteúdo.
Conhecer o seu público fará com que você tenha estratégias mais assertivas para alcançá-los.
Planejamento é fundamental!
Depois de criar todo planejamento do seu website é importante você investir em uma agência que participará ativamente do seu projeto. Isso significa que você precisará de uma agência que desenvolva o seu website conforme suas ideias, ouvindo e auxiliando no que for necessário para o sucesso do website.
Precisa de ajuda para o desenvolvimento do seu website? Tem uma ideia e precisa desenvolve-la? Conte com a Mopi Studio! Tiramos a sua empresa do papel e trazemos para o digital.