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SEO – O que é e dicas rápidas que você precisa saber
Você deve ouvir muito falar sobre SEO (Search Engine Optimization) que significa ‘otimização para mecanismos de busca’. Esse termo se refere às técnicas do Google para a otimização de sites, páginas da web, blogs, etc. Esses mecanismos visam alcançar os melhores posicionamentos no Google, o que gera maior visibilidade, tráfego e autoridade para uma página na web.
Porque utilizar o trabalho de SEO para a sua página?
Atualmente há uma grande quantidade de conteúdos sendo criados dentro da web, com isso, você precisa traçar estratégias para que o trabalho de SEO ajude a sua página a aparecer nas pesquisas realizadas dentro do Google, que é a maior ferramenta de pesquisas do mundo.
Rankear no Google é fundamental, mas não é um trabalho simples, por isso, você precisa se aprofundar no assunto e traçar as melhores estratégias com algum especialista no assunto. Confira algumas dicas rápidas para começar a fazer o planejamento da sua empresa e alcançar o topo das buscas no Google.
1 – Escolha a palavra-chave certa
A palavra-chave precisa estar relacionada com o objetivo da sua empresa e público alvo. Não adianta você buscar uma palavra-chave de alta procura no Google, mas essa não estar relacionada com a sua empresa. Por isso, ao pensar em SEO, é importante você encontrar sua persona, buscar a palavra-chave que solucione o problema dela e a partir daí você terá mais chances de rankeamento.
Dicas para encontrá-las? Vemos aqui:
-Procure não utilizar palavras muito amplas, tendem a demorar ou até não atingir o público alvo
-Escolha palavras relacionadas ao nicho de interesse
-Utilize ferramentas a seu favor como: Keyword Planner, SEMrush, Keyword Tool e Ahrefs. Alguns possuem planos gratuitos e outros tanto planos gratuitos quanto pagos.
O próprio Google pode ser um indicador de qual palavra-chave é a ideal para você trabalhar. Por isso, entre na página do Google e realize alguns testes de pesquisas, os que mais aparecerem, são alguns dos mais buscados e podem entrar para a sua estratégia. Como exemplo abaixo:
2 – Procure a resposta que querem encontrar antes de produzir o conteúdo
Não adianta você encontrar a palavra-chave certa, mas não produzir o conteúdo que responda às perguntas que a persona está procurando.
Escrever sobre um tema de forma abrangente pode não responder o principal questionamento da persona e ela poderá ir procurar em um outro site o que ela está buscando, por isso, encontra o principal “problema” e faça um conteúdo de forma clara e objetiva, assim, você terá mais sucesso na entrega do conteúdo.
3 – URLs legíveis e amigáveis
As URLs – os links dos sites – precisam e devem ser amigáveis, isto é, fáceis de ler e já constar o assunto no próprio link.
Ao invés de utilizar um link como: www.seusite.com.br/Tthhhhymarketing87digitalparainiciantes
Prefira por:
www.seusite.com.br/marketing-digita-para-iniciantes
Esse último formato, além de trazer mais segurança para o leitor, vai fazer com que ele prefira o seu site para compartilhar, o que trará mais autoridade para o seu conteúdo.
4 – Conteúdos em constante atualização
Você precisa estar atento na validade dos seus conteúdos e manter a o trabalho de atualização para não manter algo antigo ou que já perdeu sentido, dentro do seu site. Para que o trabalho de SEO seja efetivo, é importante acompanhar constantemente os conteúdos dentro do seu site.
5 – Estude como os conteúdos estão se portando dentro do seu site
Você precisa analisar como os conteúdos do seu site estão se comportando e como eles estão te ajudando – ou não – no ranking de buscas do Google. Dessa forma, veja quais formatos trouxeram mais resultados – e foque nessa estratégia e qual é aquele que está colocando o seu site para baixo – e o exclua se for possível.
6 – Capriche nos títulos e descrições
Não adianta, ao fazer uma pesquisa no Google, o usuário tende a clicar naquele que chama atenção, por isso, é importante você criar títulos e descrições excelentes para que a taxa de cliques (CTR) aumente, o que é de grande relevância para o Google rankear conteúdos. Em resumo? Quanto mais clicam no seu site, mais chances do Google colocar ele lá para cima.
7 – Não esqueça do visual
Não é só o texto que te trará bons resultados, o visual também é parte importante e fundamental, por isso, utilize vídeos, imagens, infográficos, gifs e qualquer ferramenta que irá trazer melhor visibilidade para o seu conteúdo.
Além de trazer melhor experiência para o usuário dentro do seu site, conteúdos nesse formato são mais fáceis de serem compartilháveis, o que gera mais engajamento. Invista nisso!
8 – Insira links para outros domínios
Não insira links somente para dentro do seu próprio site, isso não gera uma boa experiência para o seu usuário, por isso, utilize links externos para outros domínios e assim você enriquecerá a experiência do leitor e ainda será bem visto pelo Google.
9 – Direcione seus links em uma nova página
O ideal é que ao clicar nesses links externos, o usuário se direcione a uma nova página e não saia da que ele está lendo, isso porque, é importante que ele consiga voltar com facilidade para a primeira página em que ele abriu, para concluir todo o conteúdo que você disponibilizou.
10 – Faça correções se for necessário
Faça constantes revisões do seu conteúdo e corrija se for necessário. Correções são feitas não só pela parte ortográfica mas também em links quebrados, erros 404, conteúdos repetidos, etc. São vários erros que podem prejudicar a otimização do seu site, por isso, faça esse trabalho para melhoria.
11 – Calma com os links
Links dentro do seu conteúdo são importantes, porém, não utilize essa estratégia sem freio. Coloque links que realmente são necessários para agregar à experiência do usuário e não coloque só por colocar e por crer que será bom para a otimização do seu site. Não peque na experiência do seu cliente por causa de estratégias de SEO.
12 – Mude para HTTPS
A segurança do seu site é essencial e mudar para HTTPS faz parte disso.
O Google entende que sites HTTPS prezam pela boa navegabilidade e experiência do usuário, já que está relacionado com a experiência online.
13 – Reposte conteúdo
Se o conteúdo de terceiros estiver alinhado a sua estratégia como empresa, faça compartilhamento de outros conteúdos. Isso irá engajar novos públicos, mais compartilhamentos e alcance da sua marca.
14 – Acompanhe os comentários da sua página
É importante que você verifique como o seu conteúdo está sendo recebido pelos usuários, por isso, você precisa estar atento ao que estão comentando e falando sobre o seu site. Faça uma análise e responda os comentários que são feitos. Isso trará proximidade do seu cliente com a sua empresa e consequentemente maior engajamento.
15 – Desenvolva conteúdos relevantes
Parece óbvio, mas é importante reforçar. Criar bons conteúdos fará com que a sua página cresça e fique nos melhores rankings de busca do Google, por isso, planeje seus conteúdos e separe tempo para realizá-los.
16 – Conquiste seu leitor
Assim como desenvolver conteúdos relevantes, você precisa prender o seu leitor ao seu texto, por isso, crie uma maneira de aproximá-lo ao o que você está dizendo. Como fazer? Utilize uma linguagem que ele se identifique, faça comparações que sejam interessantes para ele e traga elementos próximos a ele. Todos esses elementos precisam estar na introdução do seu texto e permitirá que ele continue a leitura até o fim.
17 – Cronograma de postagem
Não adianta postar um excelente conteúdo uma vez a cada 30 dias, por isso, tenha constância nos conteúdos e crie um cronograma para você conseguir se organizar.
Não há necessidade, claro, de postar todos os dias, mas é importante ter constância e só será possível se for feito um planejamento de conteúdo atrelado ao planejamento de SEO.
18 – Acompanhe os concorrentes e parceiros
Acompanhar os concorrentes é importante para que você verifique o que o público esta buscando e quais perguntas estão sendo feitas, a partir daí, você conseguirá criar mais conteúdo em cima desses questionamentos.
Em relação aos parceiros, é a mesma coisa, verifique como você pode fazer uma interligação entre uma pergunta e outra e gere conteúdo de qualidade.
Por isso, acompanhe os comentários feito no instagram, facebook, linkedin, youtube dos seus concorrentes e parceiro e crie novas oportunidades de negócios.
Precisa entender mais e fazer um trabalho de SEO no seu site? Entre em contato com a Mopi Studio.
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