Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital para você posicionar e gerar visibilidade para sua marca no mercado. Além disso, boas estratégias de marketing de conteúdo são importantes para as vendas do seu negócio. Por isso, planejar o marketing de conteúdo da sua empresa é fundamental não só para o engajamento da sua marca nas redes sociais, mas como o aumento de vendas e receita da sua empresa.
Algumas dicas podem te auxiliar em como fazer com que o plano de marketing de conteúdo funcione para a sua empresa e seja um grande auxiliar para o aumento das vendas.
Índice
1 – Crie conteúdo de qualidade
O primeiro a se pensar quando for realizar a estratégia de Marketing de Conteúdo é em quais assuntos podem ser interessantes e úteis para o seu público-alvo, por isso, crie um planejamento de temas em alta e que podem criar interação e interesse nos leitores.
Dica: Para saber o que criar e no que desenvolver, preste atenção no que os seus clientes estão perguntando, quais são as dúvidas mais comuns, o que eles comentam e perguntam nos canais de comunicação dos seus concorrentes, etc. Que tal acompanhar o site do Yahoo Respostas?
2 – Crie conteúdo para todo o funil de venda
Não pense apenas em um usuário que precisa comprar o seu produto e/ou serviço, pense também no usuário que não estava procurando nada relacionado ao seu negócio, mas pode ter uma dúvida que seja atrelada à algum serviço seu.. Não esqueça que perguntas simples são feitas constantemente no Google e um conteúdo seu pode respondê-las, atraindo mais clientes e visibilidade para sua marca.
3 – Desenvolva diferentes formatos de conteúdo
Não se limite a textos ou posts para redes sociais. Vá além! Crie um texto para blog, mas foque também em e-books mais complexos e com informações mais teóricas. Pense também em criar conteúdos em vídeos, eles são importantes para pessoas que querem conteúdo mais prático. Porque não pensar em um poadcast para quem está no trânsito e só poderá ouvir algum conteúdo relevante? Faça o melhor uso de todas as redes sociais e explore todos os funcionamentos que serão úteis para o aumento das suas vendas
4 – Utilize diferentes redes sociais
Assim como os formatos de conteúdo, é importante que você utilize diferentes redes sociais. Pense na estratégia e posicionamento de marca que sua empresa quer ter e veja em quais redes sociais ela se encaixa. Atualmente há um vasta possibilidade para se trabalhar e em cada uma delas você poderá desenvolver conteúdos diferentes e atingir públicos diferentes também.
5 – Una a equipe de marketing de conteúdo e de vendas
A sua equipe de marketing de conteúdo precisa estar alinhada com a equipe comercial da sua empresa, isso porque, as duas conseguirão encontrar, juntas, pontos importantes para abordar e melhorar nas estratégias de ambas as equipes.
Enquanto a equipe de marketing de conteúdo encontrará pontos importantes para a equipe de vendas desenvolver, a equipe de vendas dará mais opções para a equipe de marketing de conteúdo trabalhar.
6 – Ofereça respostas e atendimento rápido
Quando publicar um conteúdo, dê atenção às respostas e como você pode desenvolvê-las em um próximo conteúdo. Além disso, é importante que a sua equipe esteja pronta para dar o melhor atendimento para os leitores, que será a porta de entrada para uma possível compra. Lembre-se que quanto maior a interação, maior as chances do seu público se sentir confortável em realizar uma compra com você.
7 – Acompanhe os resultados de cada ação
Para cada publicação, uma análise de retorno, isto é, acompanhe como foi a resposta da ação, qual foi o alcance, qual o engajamento dos leitores e o quanto de retorno ele te deu. Não adianta criar um conteúdo excepcional, se ele não é o ideal para o seu público alvo. Avalie as possibilidade e faça testes para chegar em ações que darão retorno para sua empesa.
8 – Insira botões de ação no seu conteúdo
Crie um CTA (call to action) com bastante visibilidade dentro do seu texto ou no final dele. Insira dentro do seu conteúdo ações para que o seu leitor realize uma ação de compra dentro do seu site.
9 – Invista em SEO
O Google é o maior site de buscas do mundo, isso é inegável! Por isso, você precisa estar atento a sua posição no ranking de buscas dele. Pense na estrutura do seu conteúdo e também na otimização do seu site com estratégias de SEO para melhorar o rankeamento nos resultados de busca.
10 – Não esqueça do e-mail
Email marketing é ainda uma ferramenta muito importante para o seu negócio, por isso, ao publicar um conteúdo em seu site, envie um email marketing para uma listagem segmentada e que faça sentido para o seu planejamento estratégico. Dessa forma, você conseguirá ter mais visibilidade do seu conteúdo e, possivelmente, maior taxa de retorno em vendas.
11 – Faça a demonstração do seu produto e/ou serviço
Além de realizar reuniões para melhor alinhamento com seu cliente, esteja pronto para uma demonstração mais rápida como uma apresentação interativa ou um Call para apresentar online seus serviços. Seu cliente se sentirá mais confortável ao conhecer detalhadamente o que ele está comprando e isso só será possível se você possuir uma estrutura para atendê-lo mesmo que remotamente.
Precisa de ajuda para montar um plano de marketing de conteúdo? Conte com a Mopi Studio!
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