O setor de comércio eletrônico é um espaço altamente competitivo.
Isso ocorre porque a popularidade das compras on-line está crescendo rapidamente.
No ano passado, as vendas de comércio eletrônico de varejo ultrapassaram 2,3 bilhões de dólares em todo o mundo. Esse número deve dobrar nos próximos três anos.
É seguro dizer que os consumidores continuarão comprando em plataformas de comércio eletrônico .
Essas notícias devem ser extremamente encorajadoras para as marcas de comércio eletrônico. Mas com tantos concorrentes em todo o mundo, você precisará criar maneiras de se separar da multidão, se quiser sobreviver e prosperar.
No passado, eu disse a você como obter sua primeira venda em seu novo site de comércio eletrônico .
Mas agora que você conseguiu essas vendas iniciais, precisa criar uma estratégia de crescimento sustentável.
Você pode fazer isso de várias maneiras. Por exemplo, alavancar o comércio social para aumentar as vendas de comércio eletrônico é uma tática de marketing lucrativa.
Oferecer descontos, segmentar o público-alvo certo e aceitar muitas opções de pagamento são apenas algumas das minhas formas favoritas de aumentar rapidamente as vendas de comércio eletrônico .
No entanto, você precisa levar essa estratégia um passo adiante e entender o comportamento de compra do consumidor. Sabemos que 85% dos consumidores usam o Google para encontrar produtos antes de fazer uma compra.
Aproximadamente 33% dos cliques atingem o resultado principal do SERP do Google. E 75% de todos os cliques são feitos na primeira página dos resultados da pesquisa.
O que isso significa para você?
Basicamente, se seu site de comércio eletrônico não for o melhor resultado quando um consumidor iniciar uma pesquisa de produtos, você não gerará novos leads com tráfego orgânico.
Como você melhora seu ranking de pesquisa? Motor de Otimização de Busca.
Siga as dicas que descrevi neste guia e você poderá impulsionar as vendas de comércio eletrônico com táticas de SEO.
Realizar pesquisa de palavras-chave
Se você deseja ter uma estratégia de SEO bem-sucedida, precisa começar com a pesquisa de palavras-chave.
Isso ajudará você a entender os termos de pesquisa digitados pelos consumidores ao comprar produtos que você está vendendo. O Google AdWords é um ótimo lugar para começar.
A ferramenta planejador de palavras-chave exibirá palavras e frases relacionadas a seus produtos, serviços e setor.
Você poderá ver com que frequência as pessoas pesquisam essas palavras. Os resultados também mostrarão como o volume dessas palavras e termos muda a cada mês.
Usando essas informações, você poderá atualizar seu site de acordo com os termos de pesquisa mais populares.
Essas alterações sutis no seu site de comércio eletrônico aumentam as chances de suas páginas aparecerem como um dos principais resultados de pesquisa.
Agora você receberá mais tráfego de pesquisa orgânica que, em última análise, o ajudará a impulsionar as vendas.
Comece a blogar
Depois de ter suas palavras-chave, você precisará adicioná-las ao seu site.
Claro, você pode adicioná-los às páginas e descrições dos produtos, mas isso por si só não maximizará seu alcance. Você deseja incluir essas palavras-chave no maior número possível de lugares no seu site.
É por isso que você precisa adicionar um blog ao seu site de comércio eletrônico.
Pesquisas mostram que o número médio de palavras na primeira página dos resultados do Google é de 1.890 palavras. Estou disposto a apostar que as descrições de seus produtos não são tão longas.
Mas esse é o tamanho perfeito para uma postagem no blog.
Existem muitos benefícios nos blogs , além de ser um local para você usar palavras-chave:
Seu blog oferece a oportunidade de criar links internos. Esses links podem direcionar os visitantes para outras postagens de blog ou para páginas de produtos.
Os blogs aumentam as chances de sua marca também criar backlinks.
Outros sites podem fazer referência ou destacar informações de uma de suas postagens. Como resultado, eles creditarão você como fonte com um link.
A combinação desses links e backlinks internos melhorará seu ranking de pesquisa orgânica.
Além disso, esses blogs oferecem a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços. Você pode fornecer demonstrações ou guias passo a passo que incentivam os visitantes a fazer uma compra.
Use palavras-chave de cauda longa em nomes e descrições de produtos
Mais da metade de todas as pesquisas tem pelo menos quatro palavras .
Você deve ter isso em mente ao realizar pesquisas de palavras-chave, que discutimos anteriormente.
Adicione palavras-chave de cauda longa ao seu site de comércio eletrônico. Coloque-os nos nomes dos seus produtos e nas descrições deles.
As palavras-chave de cauda longa não têm um volume de pesquisa tão alto. Isso significa que há menos concorrência de outras marcas usando palavras-chave para suas estratégias de SEO.
Mas aumentará as chances de você ser o principal resultado da pesquisa para esses termos específicos. É por isso que as palavras-chave de cauda longa normalmente têm taxas de conversão mais altas.
Aqui está um exemplo de como as palavras-chave de cauda longa funcionam:
Usando o exemplo acima, digamos que você é um site de comércio eletrônico que vende bicicletas. Você obviamente tem muita concorrência neste espaço.
A menos que você seja um gigante global, é improvável que seu site seja o principal resultado de pesquisa com a palavra “bicicleta”.
Mas se você vende cruzeiros de praia, isso é um pouco mais específico. O volume de pesquisa para a frase não será tão alto e sua probabilidade de conversões aumentará um pouco.
Dê um passo adiante e adicione ainda mais informações descritivas.
Se você usar “cruzador de praia preto de 10 velocidades” como uma palavra-chave de cauda longa, alcançará um público-alvo muito específico. Provavelmente, se alguém usar essa frase para pesquisar o item, você será um dos principais resultados.
Isso facilita a vida do consumidor também. Em vez de rolar manualmente as páginas de produtos em um site para encontrar um item específico, eles apenas pesquisam usando palavras-chave descritivas.
Como você oferece exatamente o que eles estão procurando, é mais provável que eles comprem no seu site de comércio eletrônico.
Não complique a arquitetura do seu site
Sem ficar muito técnico aqui, vou explicar os conceitos básicos de rastreamento e indexação.
Todos os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, usam bots para indexar as informações contidas nos sites. Esses bots automatizados também são conhecidos como rastreadores da web.
As informações nessas páginas são armazenadas no índice do mecanismo de pesquisa.
Quando um consumidor procura um termo, o mecanismo de pesquisa faz referência ao índice e escolhe as páginas com os resultados mais relevantes.
Mas se a arquitetura do seu site for muito complicada, os bots podem não indexar os resultados corretamente e seu site não será um dos principais resultados de pesquisa.
Ao simplificar sua arquitetura, você facilitará a leitura do site, além de parecer mais confiável.
Aqui está um formato básico de arquitetura que você pode seguir:
Uma arquitetura simples do site também facilitará a navegação dos visitantes assim que chegarem à sua página.
Isso ajudará a aumentar suas chances de obter mais conversões também. Mas falaremos mais sobre projetos simples em breve.
Identifique e corrija quaisquer erros
Erros no seu site terão um impacto negativo na sua classificação de pesquisa.
Como acabei de discutir, os mecanismos de pesquisa usam bots para verificar o conteúdo na web. Esses mecanismos de pesquisa não querem enviar consumidores para sites com problemas.
Alguns erros comuns nos sites incluem:
- redireciona
- Links quebrados
- conteúdo duplicado
- problemas com imagens
Suponho que você não intencionalmente tenha problemas com seu site. Você pode ter alguns links quebrados sem saber.
É por isso que você precisa ter ferramentas para ajudá-lo a identificar os erros, para corrigi-los o mais rápido possível.
Eu recomendo tentar uma ferramenta como o SEO Spider da Screaming Frog:
Essa ferramenta é um rastreador de site, semelhante aos usados pelos mecanismos de pesquisa.
Você pode analisar o SEO de suas páginas para ver o que precisa ser aprimorado ou corrigido.
A ferramenta identificará erros do servidor, links quebrados e redirecionamentos de auditoria. Este software ainda analisará os títulos de suas páginas e encontrará conteúdo duplicado.
Você pode integrar o software Screaming Frog às suas análises do Google. Isso ajudará você a obter resultados mais relevantes em termos de suas conversões, taxas de rejeição e transações de comércio eletrônico.
Otimize seu site para dispositivos móveis
Sabemos que 60% de todas as pesquisas são de dispositivos móveis. Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, não será um dos principais resultados de pesquisa.
Você precisa reconhecer como as pessoas usam dispositivos móveis .
Como você pode ver, 80% das pessoas usam smartphones. Apenas 14% das pessoas usam apenas um computador sem um dispositivo móvel.
Sua marca de comércio eletrônico precisa entender as tendências para dispositivos móveis que dominam 2018 . Use o conhecimento para atualizar seu site de comércio eletrônico.
De acordo com o ranking Alexa, mais de 80% dos principais sites são compatíveis com dispositivos móveis.
Além disso, 48% dos consumidores usam mecanismos de pesquisa para realizar pesquisas com esses dispositivos.
Deixe todas essas informações penetrarem por um momento. Pergunte a si mesmo se seu site de comércio eletrônico se adaptou a essas tendências.
Caso contrário, pode ser a razão pela qual os mecanismos de pesquisa não estão dando ao seu site uma classificação alta.
A otimização do site de comércio eletrônico para dispositivos móveis ajudará você a obter mais tráfego dos consumidores navegando em seus smartphones e tablets.
Melhore a velocidade de carregamento da página
Se suas páginas demorarem muito para carregar, os mecanismos de pesquisa penalizarão sua classificação.
Isso é relevante para a discussão anterior sobre como identificar e corrigir erros no seu site. Às vezes, esses problemas podem ser a razão pela qual suas páginas estão demorando tanto para abrir.
Se não houver erros no seu site, você pode ter apenas um design muito complicado. Mas falaremos sobre isso em mais detalhes em breve.
Alguns de vocês podem precisar apenas atualizar seu serviço de hospedagem na web. Pode ser tentador selecionar a opção mais barata, mas isso vai prejudicá-lo a longo prazo.
Além da sua estratégia de SEO, a velocidade de carregamento da sua página também afetará o comportamento da navegação do visitante :
Como você pode ver, apenas alguns segundos podem alterar drasticamente suas taxas de rejeição. Obviamente, isso não é bom para o seu negócio.
Digamos que você tenha sido classificado na primeira página dos resultados da pesquisa.
Um cliente em potencial clica na sua página. Essas são ótimas notícias. Como a página demora muito para carregar, eles saem e acessam o site de um concorrente.
Você acabou de perder sua chance de fazer uma venda.
Faça o que puder para aumentar a velocidade de carregamento da página. Você quer que seja o mais rápido possível. Isso melhorará sua classificação de pesquisa e ajudará você a impulsionar as vendas.
Simplifique o design do seu site de comércio eletrônico
Um design complicado pode ser um dos motivos pelos quais seu site não está carregando rapidamente. É por isso que sites com designs simples têm taxas de conversão mais altas .
Isso também se relaciona à arquitetura do seu site – um tópico que discuti acima.
Se suas páginas estiverem desordenadas e difíceis de navegar, os mecanismos de pesquisa não as classificarão em alta.
Além disso, a simplicidade do seu site incentivará os usuários a permanecer nas páginas por mais tempo. O algoritmo do Google reconhecerá isso e classificará você de acordo.
Também vale a pena examinar os principais motivos do abandono do carrinho de compras:
Sim, obviamente você está tentando melhorar seu SEO.
Mas, em última análise, você deseja impulsionar as vendas. Sites com navegação complicada e procedimentos de compra prolongada fazem com que os consumidores abandonem seus carrinhos de compras.
Aqui está outra coisa a ter em mente: 75% dos consumidores dizem que julgam a credibilidade de uma marca com base no design do site.
E 85% da primeira impressão de um visitante de um site está relacionada ao seu design.
Adicione meta descrições às suas páginas
Se você não estiver familiarizado com as meta descrições, permita-me explicar o que são.
Estes são resumos curtos, com 155 caracteres, do conteúdo das páginas.
Do ponto de vista do consumidor, uma meta descrição da página fornece mais informações sobre o que esperar quando eles clicam em um link a partir dos resultados da pesquisa.
Há algum debate sobre se essas descrições afetam diretamente o SEO. No entanto, é claro que a meta descrição correta pode ajudar a aumentar as chances de receber cliques quando o site aparecer nos resultados de pesquisa.
Destacamos as meta descrições que surgiram quando pesquisei no Google por “Vestuário para ioga para homens” – um parâmetro de pesquisa muito amplo:
As melhores meta descrições contêm palavras acionáveis. Veja alguns dos exemplos acima:
- encontrar
- descobrir
- fazer compras
As meta descrições também devem conter palavras-chave. Tente tornar o seu único para que ele se destaque da multidão.
Como você pode ver nos resultados acima, cada site usa uma estratégia ligeiramente diferente para oferecer uma vantagem sobre os concorrentes.
Conclusão
Para gerar novos leads e maximizar o alcance do seu site de comércio eletrônico, você precisa se concentrar na sua estratégia de SEO.
Por fim, isso ajudará você a impulsionar as vendas.
Realize pesquisas de palavras-chave. Adicione palavras-chave de cauda longa às descrições e títulos dos seus produtos. Comece a blogar e adicione palavras-chave às suas postagens.
Simplifique a arquitetura do site e o design das suas páginas.
Use ferramentas para ajudar a identificar erros no site, para que você possa corrigi-los o mais rápido possível.
Concentre-se na velocidade de carregamento da página e otimize seu site para dispositivos móveis. Isso não apenas melhora sua classificação de pesquisa, mas também ajuda a aumentar as conversões.
Adicione meta descrições acionáveis às suas páginas que incentivem os consumidores a clicar no seu site sobre outras opções nos resultados da pesquisa.
Use este guia como uma referência para aprimorar sua estratégia de SEO para comércio eletrônico.
Como o seu site de comércio eletrônico está usando táticas de SEO para impulsionar as vendas?