Todo mundo tem o sonho de um “grande lançamento”.
Você libera seu produto digital e recebe uma grande quantidade de clientes nos primeiros dias e semanas
Mas a maioria dos criadores de produto digital tem uma experiência diferente. No dia do lançamento, eles ouvem…
… grilos.
A pior coisa que você pode fazer pelo seu negócio é focar apenas no produto digital até o lançamento.
O tipo de lançamentos explosivos que você vê outras empresas estão recebendo não aconteceu da noite para o dia.
Em vez disso, foram o resultado de um alto grau de preparação.
Quando você tem um grande grupo de pessoas interessadas no seu produto digital antes de ele ser criado, você tem uma validação instantânea da sua ideia.
Não apenas isso, mas você também poderá obter muitos dos seus primeiros clientes desse grupo. E se você for esperto, receberá feedback deles para melhorar a primeira versão do seu produto digital.
O primeiro passo em tudo isso é obter inscrições. Idealmente, você deseja criar uma lista de e-mail à qual as pessoas interessadas em seu produto possam participar.
A parte complicada é convencer as pessoas a se inscreverem antes que você tenha um produto digital pronto. E é exatamente disso que trata este artigo.
Vou detalhar seis maneiras diferentes de obter inscrições antecipadas de pessoas que provavelmente se tornarão clientes quando o produto digital estiver pronto.
Em vez de lutar desde o início, você poderá obter uma boa explosão de vendas e algum feedback inicial inestimável que lhe permitirá avançar rapidamente seus negócios.
1. Nunca é cedo demais para o conteúdo
Se você já visitou algum dos meus blogs, sabe o quanto eu amo marketing de conteúdo. Tem sido uma ferramenta eficaz para aumentar várias empresas para 7 dígitos em receita.
Se você tem um produto digital ou apenas uma ideia, precisa de atenção de clientes em potencial.
Criar conteúdo realmente valioso é uma das melhores maneiras de obter essa atenção.
Depois de receber essa atenção, você pode redirecioná-la para a ideia do seu produto no seu conteúdo ou tentar direcionar os leitores para uma lista de e-mails (recomendado).
Quando você tiver uma lista de e-mails direcionados de clientes em potencial, continue enviando um ótimo conteúdo até o lançamento. Durante esse período, você pode enviar e-mails periódicos para informá-los sobre todas as maneiras pelas quais o produto digital pode ajudá-los e mantê-los atualizados sobre seu progresso.
Não existe uma regra no marketing de conteúdo que diga que você precisa de um produto digital acabado para começar. De fato, é melhor começar cedo, para que você possa começar a criar confiança e relacionamento com seus assinantes.
Você tem duas opções para o conteúdo: eu quero simplificar aqui. Se você estiver lançando um produto digital, não terá o dia todo para produzir conteúdo. Em vez disso, você quer se concentrar na criação de um pequeno lote de conteúdo de qualidade incrivelmente alta.
Se você tem um orçamento para publicidade, recomendo começar com um ímã de chumbo (opção 1).
A idéia é enviar tráfego (geralmente de publicidade) para uma página de destino, onde você oferece seu ímã de chumbo .
Você oferece um guia, tutorial ou e-book incrível em troca dos endereços de e-mail dos seus visitantes.
Supondo que você tenha uma boa página de destino e uma oferta, é possível obter uma taxa de conversão de 20% a 50% na maioria dos casos (depende também da segmentação do seu anúncio).
Na maioria dos nichos, essa tática simples pode ajudá-lo a criar uma lista de e-mail de centenas ou milhares de pessoas antes mesmo do lançamento.
A outra opção (opção 2) é criar conteúdo “épico” para postar no blog do seu site. Em seguida, colete emails usando táticas como atualizações de conteúdo .
Isso levará mais tempo, mas poupará dinheiro em publicidade e também poderá gerar tráfego de pesquisa orgânica a longo prazo, o que pode ser incrivelmente valioso.
A única chave para o sucesso do conteúdo aqui: a principal área em que os profissionais de marketing mexem com o conteúdo e os ímãs de chumbo, em geral, tem como alvo os tipos errados de pessoas em seu nicho.
Finja que estou me preparando para lançar uma empresa de impressão de camisetas personalizadas.
Meu nicho geral seriam as pessoas que compram roupas – obviamente, um amplo.
Em seguida, crio um guia incrível para dimensionar e comprar um novo terno. Recebe centenas de inscrições por email, e estou emocionado.
Então, quando meu serviço estiver pronto, envio um e-mail a esses assinantes para informá-los. Adivinha o que eles dizem?
Estou interessado em roupas formais, como ternos – não camisetas.
E, embora você ainda consiga obter algumas vendas, perdeu muito tempo porque segmentou o público errado.
Se você deseja criar conteúdo, crie um que você saiba que seus prováveis clientes vão gostar. Caso contrário, você estará promovendo seu produto digital para as pessoas erradas.
Exploda essa lista com esta ferramenta viral: Bryan Harris lançou recentemente uma ferramenta simples chamada SmartBribe que funciona incrivelmente bem quando usada com um ímã de chumbo.
Veja como funciona:
- Você oferece o ímã de chumbo como de costume e coleta o endereço de email.
- O plug-in permite que você ofereça um segundo ímã de chumbo na próxima página (geralmente uma página de agradecimento).
- Para obter o segundo ímã de chumbo, o visitante precisa compartilhar seu primeiro ímã de chumbo com os amigos por e-mail ou mídia social (o plugin lida com tudo isso).
Ele forma um loop viral e você pode aumentar seus assinantes rapidamente. No lançamento suave de Bryan, ele conseguiu um bônus de 250 inscrições das 125 inscrições iniciais (transformando 1 assinante em 3).
2. Crie uma página “em breve”
Normalmente, uma empresa coloca uma ordem de ação para comprar um serviço na página inicial.
Como você não tem um produto digital para oferecer, não pode fazer isso.
É aí que entra a página de destino “em breve”.
É essencialmente apenas uma página de destino, mas é adaptada especificamente para atrair rapidamente o interesse dos visitantes e incentivá-los a se inscrever em uma lista de e-mails para receber atualizações sobre o produto digital.
As principais coisas que você deseja incluir são:
- Um título claro (inteligente pode ser legal, mas não necessário) – concentre-se no principal benefício que o seu produto proporcionará. Essa deve ser a primeira coisa que chama a atenção dos visitantes.
- Alguns sub-pontos – mencione rapidamente outros benefícios ou como o produto digital funcionará.
- Um plano de ação claro – verifique se os visitantes entendem que estão se inscrevendo para ouvir sobre seu produto digital. Faça com que seja grande ou colorido, para não perder.
Opcionalmente, você pode adicionar uma contagem regressiva à página se souber quando iniciará. Isso pode ajudar a melhorar as taxas de conversão se o lançamento for relativamente breve:
Assim como nas outras vezes que mencionei listas de e-mail, verifique se você está mantendo contato com seus assinantes. Envie a eles atualizações divertidas e qualquer conteúdo que você criar.
Ferramentas para uma ótima página “em breve”: como essas páginas são relativamente simples, existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a criá-las em apenas alguns minutos (embora a apresentação do texto possa demorar mais tempo).
Uma ferramenta popular é o Kickoff Labs . Depois de escolher entre mais de 20 temas diferentes “em breve”, substitua o texto de exemplo pelo seu.
Esta é uma ótima aparência, mas custa alguns dólares.
Outra opção é usar o Unbounce .
O Unbounce é um criador de página de destino geral (e um dos melhores) e eles têm uma boa variedade de modelos de página “em breve” que você pode personalizar:
Se você estiver criando outras páginas de destino, vale a pena investir no Unbounce. Mas se tudo o que você deseja é uma página “em breve”, escolha uma opção especializada mais barata.
Finalmente, darei a você uma última opção – Lander .
Novamente, há uma variedade de modelos “em breve” e você pode experimentá-los com uma avaliação gratuita de 14 dias:
No final do dia, nenhuma dessas ferramentas faz algo particularmente especial além de criar uma página atraente “em breve”. Se você quiser fazer um você mesmo, vá em frente.
3. Crie um incentivo
Um ímã de chumbo pode ser um incentivo, mas um incentivo nem sempre é um ímã de chumbo.
Aqui, estou sugerindo a criação de um incentivo para que você ofereça produtos gratuitos (ou reduzidos) a pessoas que encaminham outras pessoas que se tornam inscrições antecipadas.
O melhor dessa tática é que ela funciona com a maioria dos produtos.
Por exemplo, uma pessoa que preenche uma inscrição antecipada na Harry’s (uma empresa que vende acessórios de barbear) vê essa tela de agradecimento:
Simplificando, quanto mais pessoas alguém se inscrever (com um código de referência), mais coisas gratuitas receberão.
Obviamente, os primeiros prêmios que são mais fáceis de obter são muito baratos, e você trabalha com prêmios mais caros que apenas algumas pessoas poderão receber.
A única coisa que você precisa fazer é se preparar contra contas falsas. Você pode aprender sobre os detalhes disso nesta descrição completa do lançamento do Harry .
4. As postagens dos visitantes são igualmente eficazes
Já escrevi várias vezes sobre o uso de postagens de convidados para direcionar tráfego para seu site:
- Postagem de convidado em esteróides: um plano em quatro etapas que os principais pôsteres de convidados usam
- O Guia Avançado para Link Building – Postagem de Convidado
- 7 lições aprendidas da publicação de 300 publicações de convidados
Você pode aprender a obter ótimas oportunidades e a criar ótimas postagens de convidado a partir desses artigos.
A única razão pela qual trago aqui as postagens dos convidados é que elas ainda podem ser eficazes, mesmo que seu produto não tenha sido lançado.
Muitos profissionais de marketing assumem que você deve usar as postagens de convidados somente após o lançamento.
No entanto, quando alguém clica nesse link no final de uma postagem de convidado, isso geralmente significa que ela ficou impressionada com sua postagem e quer mais de você.
Na maioria dos casos, eles se inscreverão para qualquer coisa que você oferecer. Se você tiver uma página “disponível em breve” ou uma página de destino com ímã de chumbo, envie-as para ela e colete seus endereços de email.
5. Uma maneira rápida de conseguir cem assinantes extras …
Essa é uma maneira extremamente simples de obter inscrições extras que quase todos devem usar.
Quantos e-mails você envia regularmente? Provavelmente pelo menos algumas dúzias por semana, se não mais.
Você pode tirar vantagem disso adicionando uma linha sobre seu produto / site na sua assinatura de email.
Aqui está um exemplo de um. É a assinatura de e-mail que Stuart da Gleam usou :
Ele conseguiu mais de 100 inscrições extras para o Gleam usando essa tática e mais de 250 para o seu próximo projeto.
Adicionar uma linha resumindo seu produto na parte inferior do seu email para obter mais de 100 inscrições vale a pena.
6. Ofereça acesso beta
A maioria dos produtos precisará passar por algumas versões antes de estarem prontos para serem vendidos publicamente. Você quer ter certeza de que seu produto está pronto ou pode causar uma má impressão duradoura.
Essas versões iniciais são normalmente chamadas de versões alfa e beta (pelo menos no mundo do software).
Acontece que existem muitas pessoas interessadas em testar novos produtos antes de se tornarem populares.
Ao mostrar seu produto para essas comunidades, você pode obter algumas inscrições iniciais.
Você não receberá milhares, nem mesmo centenas, mas obterá o suficiente para fazer valer a pena e obter ótimos comentários iniciais.
Aqui estão alguns sites nos quais você pode publicar seu produto:
- Reddit alfa e beta subreddit
- Busca de produtos – embora você precise contratar alguém para publicá-la ( consulte este guia para obter mais informações )
- Betalista
- Mostrar notícias sobre hackers (principalmente para produtos de tecnologia)
É verdade que esses sites são mais úteis para produtos relacionados a software, mas se você acha que seu produto é adequado, experimente alguns deles.
Se você se popularizar em um site como o Product Hunt, pode enviar milhares de visitantes.
Conclusão
O fato de você estar tentando promover seu produto digital antes de lançá-lo é um ótimo sinal.
Se você deseja obter clientes antecipados e começar a crescer rapidamente, é uma necessidade.
Eu mostrei 6 maneiras diferentes de obter inscrições antecipadas, mas você não precisa usá-las todas. Escolha algumas para se concentrar e gaste seu tempo e orçamento com sabedoria.
Se você lançou um produto digital e conhece maneiras de obter inscrições antecipadas que não mencionei, compartilhe-as em um comentário abaixo.
Entre em contato com a Mopi Studio e saiba como lançar o seu produto digital!