As vendas no espaço digital têm crescido com bastante velocidade e a tendência é aumentar cada vez mais. Muitos fatores ajudaram para esse crescimento e um deles, trouxe ainda mais esse importância, que foi a questão da quarentena determinada pela pandemia do Covid-19. Nesse caso, não só como necessidade, mas como obrigação, as empresas tiveram que contornar a situação e se manterem – ou até surgirem – no espaço digital formalizando um site de vendas.
Dessa forma, é importante entender como um site de vendas funciona e quais são as melhores maneiras para criá-lo, formatá-lo e gerenciá-lo. Para ajudar, listamos 15 dicas que farão você vender muito mais e ter um site de vendas de sucesso!
Índice
1 – Planejamento
A primeira coisa a se fazer ao pensar no seu site de vendas é no planejamento da sua empresa. Por isso, estude todo o mercado em que você está entrando e principalmente o seu público-alvo, assim, você será mais assertivo no que investir, qual linguagem utilizar e em que tipo de produto e/ou serviço desenvolver.
2 – Layout da sua loja
A cara do seu site de vendas é importante para que o usuário se interesse pelo o que você está oferecendo. A primeira impressão é a que fica, certo? Com isso, tendo um objetivo claro, procure uma agência que entenda suas ideias e que personalize o seu site de vendas da maneira mais personalizada possível. É importante que o layout da sua loja seja condizente com a estruturação da sua marca.
3 – Invista em informações
Quanto mais informações você disponibilizar para o seu público, maior a chances do aumento da taxa de conversão de vendas, isso porque, por ser uma venda online, o seu cliente precisa estar o mais confortável possível para realizar essa compra e você só conseguirá isso dando a maior quantidade de informações.
4 – Formas de pagamento
Os preços dos seus produtos e serviços precisam estar bem claros e visíveis. Além disso, utilize várias opções de pagamentos e dê possibilidades na hora do pagamento, assim, você aumentará as chances de vendas dos seus produtos.
5 – Entrega e qualidade
Tão importante quanto a qualidade do seu produto, é a forma como ele será entregue e as opções que você dará para uma possível troca. Sendo assim, pense na logística da entrega do seu produto, a embalagem que você utilizará e quais serão as possibilidades de troca, caso venha a acontecer. Todo esse processo pode ser fundamental para que o seu cliente se fidelize e volte a comprar com você.
Quanto melhor a experiência do seu cliente, maior as chances da compra ser feita e refeita em um outro momento.
6 – Faça promoções
Dentro do seu planejamento, você precisa criar estratégias para ações de promoções e/ou frete grátis, por isso, analise quais produtos você pode inserir uma taxa de desconto ou opções de frete grátis por um determinado período de tempo. Essas ações podem fazer com que aquele cliente que está em dúvida, faça a primeira compra, e se torne um cliente fiel.
7 – Atendimento
Um site de vendas exige um atendimento rápido e excelente, sendo assim, tenha uma equipe preparada para atender a demanda. Utilize diferentes tipos de formato de contato, tanto dentro do seu site, quanto por email, WhatsApp Business, telefone e Redes Sociais. Esteja disponível em qualquer canal de comunicação que o seu cliente escolher.
8 – Direitos do consumidor
Pesquise as leis de defesa do consumidor e estude a fundo o que diz respeito às questões de site de vendas. É importante que essas informações estejam disponíveis para o seu consumidor, tanto para informar que sua empresa conhece e segue as leis, quanto para ele se sentir mais confortável e confiante para realizar a compra.
9 – Fotos de qualidade
As imagens e fotos do seu site de vendas precisa ser de alta qualidade, assim, você dará maior realidade do seu produto ao seu cliente, garantindo a assertividade da compra. Para saber mais sobre como fazer fotos para loja virtual, veja essas dicas.
10 – Inovação e lançamentos
A inovação é ponto chave para o seu negócio alavancar, por isso, tenha em mente que você precisa – junto a sua equipe – planejar lançamentos dentro do seu site de vendas. Esse esquema, faz com que os seus clientes tenham interesse em fazer novas compras e também desperta o interesse em clientes que ainda não compraram.
11 – Conteúdo de qualidade
O seu site de vendas é uma vitrine do seu negócio, por isso, além de divulgar seus produtos, crie conteúdo sobre sua empresa e desenvolva temas relacionados ao negócio. Se você vende artigos de decoração, por exemplo, faça conteúdos de ideias para utilizar esse artigos em uma sala, por exemplo. Quanto mais conteúdos de qualidade você desenvolver, maior a chance do seu cliente encontrar e optar pelo seu produto.
12 – Lembre-se do trabalho de SEO
O seu site de vendas precisa estar no ranking de buscas do Google, por isso, invista em uma agência de marketing que faça o trabalho de SEO (Search Engine Optimization). Esse trabalho irá fazer com que o seu site de vendas esteja nas primeiras posições no ranking do Google, alavancando suas vendas.
13 – Estude e analise suas vendas
Toda e qualquer ação que você fizer precisa de uma análise, assim, você saberá qual ação está tendo resultado e qual pode ser descartada em um próximo planejamento. Qual promoção você lançou e deu maior resultado? Qual conteúdo te gerou maior taxa de conversão de vendas? Qual arte nas redes sociais gerou mais cliques para o seu site? Essas análises ajudam para um melhor direcionamento e consequentemente, aumento de vendas.
14 – Atrele às suas redes sociais
O seu site de vendas precisa estar estrategicamente atrelado às redes sociais do seu negócio, por isso, qualquer ação que você fizer dentro do seu site de vendas precisa de redirecionado às suas redes sociais.
Lembre-se de deixar o seu site na Bio do Instagram e no “Sobre” do Facebook, por exemplo.
15 – Agência parceira
A Mopi Studio pode te ajudar a montar o melhor planejamento para o seu site de vendas. Com estratégias assertivas e personalizadas para o seu negócio, acreditamos em uma relação de parceria com o cliente, aumentando assim a taxa de conversão de vendas do seu site.
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