De onde você está lendo esse blogpost? Seu celular? Notebook? Ipad? Computador? Essa pergunta não é aleatória e está relacionada com o tema principal.
Índice
Qual a importância do seu site ser responsivo?
Um site responsivo é projetado para se adequar a qualquer formato e tipo de resolução, sem perder conteúdo e qualidade. Ou seja, o seu site sendo responsivo, irá se adequar tanto em telas maiores, como computadores e notebooks, quanto em telas menores, como ipad e smartphones, por exemplo. Sabendo que mais de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular, já identificamos 1 ponto importante para o seu site se adequar a qualquer tela, certo?
Fonte: 71 milhões de brasileiros acessam a Internet somente pelo celular
A responsividade do seu site não é fundamental somente pela visibilidade do seu site, mas também pela experiência do usuário, que trará melhor desempenho e resultados para o seu negócio.
Algumas perguntas que serão respondidas nesse post:
- -O que é um site responsivo?
- -Porque ter um site responsivo?
- -Como um site responsivo pode ajudar o seu negócio?
- -Como saber se o meu site é responsivo?
O que é um site responsivo?
Há um tempo atrás estávamos acostumados a navegar pela internet apenas por computadores, certo? Atualmente, não. Conteúdos são acessados por diferentes formatos e principalmente por smartphones, que praticamente fazem parte do nosso corpo. Tudo está dentro daquele aparelho. Nossos dados, contatos, informações pessoas e um instrumento de pesquisa imediata, que de forma bem utilizado, é fundamental na vida das pessoas. Sendo assim, é importante pensar na experiência do usuário principalmente dentro dos celulares.
Sabe quando você abre um site dentro do seu smartphone e você precisa dar zoom para encontrar os itens de busca? Ou então, a imagem principal não de enquadra na sua tela de celular? Então, esse NÃO é um site responsivo.
Sites responsivos são estrategicamente projetados para serem adequados a qualquer formato de resolução, sem perda de qualidade. Responsividade identifica a largura de cada dispositivo e como consegue se enquadrar naquele espaço da melhor maneira, ajustando imagens, fontes, elementos sem que fiquem desproporcionais. Dessa forma, ao se preocupar com a responsividade do seu site, você consequentemente está se preocupando com a experiência do seu usuário – e possível cliente – para que ele navegue de forma harmônica dentro do site.
10 MOTIVOS PARA TER UM SITE RESPONSIVO
1 – O ACESSO EM VIA MOBILE ESTÁ CRESCENDO
Uma pesquisa da Smart Insight divulgou índices interessantes sobre dispositivos móveis e vou utilizar eles para justificar o primeiro motivo:
20% das buscas no Google são feitas em dispositivos móveis;
25% dos usuários de internet apenas utilizam dispositivos móveis;
61% dos consumidores possuem uma opinião favorável em relação à empresa quando existe uma boa experiência móvel
25,85% de todos os e-mails são abertos via smartphones.
Com tantas evidências de peso, não é mais aceitável possuir um site que não seja responsivo, não é mesmo?
Fonte: Mobile marketing statistics compilation
2 – A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO É FUNDAMENTAL
Pensar no seu cliente, é também pensar no usuário que irá trafegar pelo seu site. Isso porque, de acordo com o Google, caso um usuário acesse o seu site via um dispositivo móvel e tem uma má experiência com o que encontra, ou tem dificuldade de encontrar o que procura, há 61% de chance dele sair e procurar outro site – provavelmente o seu concorrente – para efetivar uma ação.
É importante frisar que o Google também apontou que o usuário que possui uma boa experiência no site a partir de um smartphone, tem 67% mais chances de comprar um produto ou serviço. Por isso, pensar na experiência é pensar também nas suas conversões de vendas. Uma coisa leva a outra e esse primeiro contato deve ser extremamente efetivo.
3 – TER UM SITE RESPONSIVO É ESSENCIAL PARA O SEO
Já vimos que o Google enfatiza e reforça a importância de se possuir um site responsivo, por isso, ele favorece websites que são responsivos, aumentando naturalmente o tráfego orgânico, ou seja, se o seu site for responsivo o Google tende a priorizá-lo no ranking de buscas.
Dessa forma, priorizar a responsividade do seu site é também priorizar o alcance da sua página nas buscas feitas no Google, independentemente do dispositivo que o usuário utilizar para realizar a pesquisa.
4 – PÁGINA MAIS RÁPIDA, MELHOR EXPERIÊNCIA.
O ideal é que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel seja carregado em menos de 1 segundo e o carregamento completo do seu website em 2 segundos. Isso porque esse tempo de carregamento afeta a experiência do usuário. Isto é, um usuário que precisa esperar demais para a página carregar, tende a sair da página e procurar outra. Pegue você mesmo como exemplo. Quando uma página demora pra carregar, você insiste ou procura em outro site?
5 – DIMINUIR TAXA DE REJEIÇÃO
Ter um site responsivo diminui a probabilidade dos usuários entrarem na sua página e saírem sem qualquer tipo de interação. E não é isso que você quer!
O que você quer é que o usuário fique o máximo de tempo possível dentro da sua página (por interesse e procura e não por demora de carregamento, hein!). As interações devem ser focadas em procura por conteúdos de interesse, análise de preços e produtos e realização de compras dentro do seu site.
É importante dar atenção a taxa de rejeição, uma vez que, se estiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante e isso pode fazer a sua página perder posições dentro das pesquisas.
6 – CONVERSÃO DE LEADS
Hoje já sabemos a importância de criar conteúdo para as redes sociais, já que muito dos possíveis clientes da sua empresa estão por lá. Sabemos também que a maioria desses acessos são feitos pelos smartphones, principalmente no caso do Instagram. Por isso, se o seu cliente te encontrar no Instagram, há uma grande chance dele entrar no seu site pelo smartphone. Sendo assim, ter um site responsivo vai te ajudar a gerar mais leads, que te ajudará a converter em vendas.
7 – AUMENTAR AS VENDAS
Como falamos, possuir um site responsivo te ajudará a gerar mais leads e assim, te ajudará a trabalhar em conversão de vendas. Por isso, você precisa se preocupar com a experiência de compra do seu cliente. Ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce é uma maneira bastante efetiva para aumentar as vendas do seu negócio.
Atente-se a isso!
8 – ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS
Os usuários dentro das redes sociais cresce cada dia mais e por isso, o seu negócio precisa estar ligado nisso. Seu site sendo responsivo, aumenta a boa experiência do usuário e consequentemente há maiores chances desses usuários compartilharem sua página nas redes sociais. Quanto mais a sua página aparecer dentro das redes sociais, mais será o engajamento e interação com a sua empresa, o que tende a ajudar no aumento de vendas e também na audiência da sua marca.
9 – ANALISE E ESTEJA A FRENTE DA CONCORRÊNCIA
É importante estar atento ao mercado, e por isso, caso o seu concorrente não tenha um site responsivo, é mais um motivo para que você tenha.
Não é só pelo o que o seu concorrente está fazendo, mas com a experiência que o seu cliente terá. Vamos supor que o cliente está fazendo uma pesquisa de preço e ele encontra o seu site e o do seu concorrente. Se o seu site entregar uma experiência mais agradável durante a pesquisa, é muito provável que ele opte pelo seu produto, já que a experiência dentro do seu site será mais fácil e agradável.
10 – O FUTURO ESTÁ AÍ!
Se você já possui um site responsivo, significa que, além de tudo, você está mais preparado para o futuro. O que isso significa? A tecnologia corre (voa, na verdade!) e por isso, estar a frente ajudará a sua empresa a se adequar a dispositivos futuros.
Responsividade é feita para diferentes resoluções, por isso, se amanhã criarem um novo dispositivo, o seu layout irá se adaptar!
E então, sua empresa já possui um site responsivo? Precisa saber se o seu site é responsivo? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Mopi Studio!
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