O Home Office é um método de trabalho que é realizado nas suas próprias casas ou espaços alternativos. Normalmente, é um formato muito utilizado por autônomos, freelancers e Startups.
O estilo Home Office é um sistema que cresce cada vez mais com potencial em se tornar um estilo de vida para vários profissionais (veja aqui algumas empresas que são adeptas à esse método). Muitas empresas, que antes não viam essa possibilidade, passaram a entender sua importância e como ela pode ser vantajosa para o sistema corporativo.
Só que o Home Office não é tão simples quanto parece. Para que essa rotina seja efetiva, é preciso estabelecer algumas dicas de organização e produtividade. E então…
Índice
Como se organizar no home office?
1 – Monte dentro da sua casa um espaço de trabalho.
Estabeleça o local exato da sua casa em que será feito o seu trabalho. Esse é o momento que você monta o escritório com a sua cara, do seu jeito e da forma que você acha melhor. Se inspire no Pinterest e salve opções que se enquadram no espaço escolhido. Ao definir, realize todas as suas funções, reuniões e planejamentos no espaço estabelecido e deixe todo o material necessário nesse ambiente. Nada de abrir a caixa de e-mail ou conferir a agenda deitada na cama quando o despertador tocar. Por outro lado, procure não almoçar, jantar ou realizar tarefas pessoas na sua mesa de escritório. Separe os ambientes para você ter mais controle do que é pessoal e profissional.
2 – Não acorde em cima da hora.
Isso vale para qualquer formato de trabalho, mas no caso do Home Office é mais fácil e comum que aconteça por você já estar no ambiente de trabalho. Por isso, programe-se para acordar com um espaço de tempo para realizar sua higiene pessoal, tomar um café da manhã tranquilo, se arrumar e se preparar para iniciar sua rotina de trabalho. Faça como você faria se precisasse sair de casa e enfrentar aquela 1 horinha de trânsito, mas faça dessa hora o momento para o seu organismo acordar!
3 – Defina sua carga horária.
Você provavelmente não precisa bater o ponto eletrônico, porém organizar a sua hora de começo e de final é importante para que as coisas não saiam do controle. Defina sua carga horária conforme o seu tipo de trabalho. Caso seja da área de vendas, atendimento ou Customer Success, se faz necessário estabelecer a rotina dentro do horário comercial. Já outras funções, podem se adequar conforme o profissional achar melhor.
É nessa hora que você precisa verificar e testar em que momento do dia você consegue ter maior concentração e consequentemente, produzir melhor. Conheça-te a ti mesmo!
4 – Comunicação é importante!
O Home Office pode ser um pouco solitário, porém, se possível, estabeleça interações com seus colegas de trabalho. Marque uma reunião via videoconferência e aproveite para ver gente, conversar, trocar ideias e alinhar planejamentos necessários. A comunicação no trabalho é importante para que tudo caminhe em forma conjunta, por isso, utilize essas ações durante a sua rotina.
Agora, se você é autônomo e trabalha sozinho, tente manter a comunicação nem que seja com algo relacionado ao seu trabalho. Um curso do setor, um vídeo no Youtube, um poadcast no Spotify, por exemplo. Esses materiais de comunicação podem até ser via de mão única, mas além de agregar novos conhecimentos, podem te inspirar!
5 – Crie seu planejamento diário – mas que seja atingível!
Criar pequenas metas diárias faz com que seu dia seja mais produtivo e organizado, por isso, marque um horário na agenda para realizar o seu cronograma – indicado que seja ao final de cada expediente. Faça um planejamento do dia seguinte e assim sucessivamente durante toda a semana. Dessa forma, você terá um cronograma das principais tarefas do dia e é bem provável que você não fique perdido sem saber o que priorizar.
IMPORTANTE: Não crie uma agenda quase impossível de ser cumprida. Lembre-se que você precisa fazer pausas em alguns momentos, almoçar, ir ao banheiro ou até imprevistos que possam aparecer. É mais satisfatório sobrar um pouco de tempo do que ter a agenda cheia de tarefas, não conseguir realizá-las e comprometer o seu próximo dia.
6 – Evite distrações, mas faça PAUSAS.
Lembre-se que apesar de estar dentro de casa, aquele momento é de trabalho, por isso, tenha em mente o horário que estará totalmente focado em produzir, mas também estabeleças pequenos intervalos para seu dia fluir melhor, como uma pausa de 10 minutos a cada 2 horas, por exemplo. Defina aquilo que é melhor pra você e sua rotina.
7 – Organização é bom, mas limpeza também é fundamental.
Organização é importante, claro, mas não é só dela que seu ambiente de trabalho precisa. Não é porque você esteja sozinho e não tenha ninguém olhando que você precisa relaxar na limpeza de seu espaço. Ter um espaço limpo é além de tudo, saudável!
Mantenha o seu local de trabalho organizado e limpo, dessa forma, será mais prazeroso estar naquele espaço e consequentemente você tende a produzir mais e melhor.
Caso precise de ajuda na organização das suas redes sociais, estamos à disposição. Aqui, link para conhecer melhor nossos serviços.
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