Desenvolver um site hoje é imprescindível para o bom andamento da sua marca, isso porque um site é a vitrine virtual do seu negócio, que poderá trazer mais visibilidade para sua marca, engajamento com o seu público e consequentemente mais conversão em vendas, que é um dos principais objetivos de toda empresa.
Sendo assim, é fundamental que você se preocupe em desenvolver um site e pensar em fatores para ele ser o canal de sucesso do seu projeto. Um site de sucesso é aquele que atende os objetivos pelo qual ele foi criado, sendo assim, a primeira pergunta a se fazer é:
Por que vou desenvolver um site para meu negócio?
- Gerar visibilidade da marca?
- Comunicação com o seu público alvo?
- Ativar um canal de vendas?
- Divulgar conteúdos sobre o seu negócio?
- Atualizar o mercado com foco no seu produto?
De qualquer forma, seja qual for o objetivo do seu site, ele é necessário para que sua empresa seja encontrada.
Quais são os fatores mais importantes e indispensáveis para desenvolver um site de sucesso?
1- Ser responsivo é fundamental!
Desenvolver um site que se adeque a todos os formatos de tela é fundamental, não só para que experiência do usuário seja agradável e adaptada a sua demanda, como por tantos outros motivos que já mencionamos aqui.
2- Preste atenção nos links
Preste atenção no link do seu site e também nos links que irão dentro do seu texto.
Usuários tendem a não confiar em links muito longos, que não sejam “legíveis”, por isso, é melhor que se crie um link assim “http://www.seusite.com.br/marketing-digital” do que algo como “http://www.seusite.com.br/447Gp-Ghhhtmarketingdigitalparasuaempresa “
3- Tenha clareza e seja objetivo
Você precisa definir seus objetivos e ter clareza no que e como irá abordar assuntos dentro do seu site. Pense em qual tom de voz você irá se comunicar com o seu visitante e como isso será efetivo para a jornada de decisão do seu cliente.
IMPORTANTE: É melhor desenvolver um site mais clean, mas que seja fácil de encontrar as informações, do que desenvovler um site com abas demais e prejudicar a experiência do usuário.
4- Um design pode falar por si só!
O design do seu site precisa estar alinhado com a missão e valores da sua empresa e por isso, é importante se atentar em como será o template e a visibilidade do seu site. Além de seguir a identidade da marca, um design deve ser estratégico e precisa pensar na navegabilidade do usuário, destacando as principais informações e na facilidade de encontrá-las.
5- Focar na experiência do visitante
A boa experiência dentro do seu site faz com que o o seu visitante torne-se um lead, por isso, foque em elementos que possam tornar essa experiência ainda mais rica e interessante.
Utilize variados formatos de comunicação para manter o usuário dentro do seu site por mais tempo como: vídeos, imagens, textos e conteúdos que irão levá-lo a conclusão de venda.
6- A velocidade do seu site
Atualmente há uma oferta enorme de conteúdos dentro da internet e por isso, se o seu site demorar para carregar há uma grande probabilidade do usuário ir atrás de outra página para acessar aquela informação e, com isso, você perderá uma oportunidade de negócio.
Além disso, sabemos que a velocidade do seu site é um dos pontos importantes para o Google ajudar no seu posicionamento no ranking de busca. Quanto mais rápido, maior a chance de você estar nos primeiros resultados.
7- WhatsApp Business
O WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação e por isso, é importante que você tenha o WhatsApp Business dentro do seu site. Dessa forma, a comunicação com o visitante será mais rápida, efetiva e direta. Garantindo esse contato, é possível obter mais dados desse usuário para torná-lo um cliente.
8- Gere conteúdo!
Ao desenvolver um site este precisa gerar conteúdo para que tenha mais visibilidade!
E que conteúdos gerar dentro do meu site?
Pense no seu produto e/ou serviço e o que ele pode agregar para o seu cliente.
Qual problema ele resolve? Quais as dores do seu cliente? As maiores dúvidas? Qual é o diferencial do seu serviço e/ou produto? Como o seu serviço pode mudar o empreendimento de alguém? Ou a vida de alguém?
Lembre-se, o seu cliente pode estar pesquisando sobre “dicas” de tal assunto no Google e pode cair dentro da página do seu negócio.
9- Seja constante!
A produção de conteúdo é importante, mas não adianta produzir conteúdo e publicar 1 vez a cada 2 meses. É necessário ter constância de publicações e também compartilhamento das informações do mercado. Esse tipo de ação mostra que a sua empresa está atualizada e preocupada com gerar conteúdo de qualidade para seus clientes.
10- Crie call to actions
Call to Action significa que você fará uma chamada para uma ação, ou seja, você criará – dentro do seu conteúdo – um botão ou um link com cor de destaque, para a realização de uma ação, conforme o seu objetivo com aquele conteúdo.
Essa estratégia pode incluir:
- Pedir endereço de email após a leitura de um blogpost.
- Sugerir uma nova leitura.
- Oferecer avaliação ou consultoria gratuita após uma página ser visualizada.
- Solicitar dados para o envio de material do interesse do usuário.
Precisa de ajuda para desenvolver um site? Entre em contato com a Mopi Studio!