Quer pular direto para a resposta? A melhor ferramenta de SEO para a maioria das pessoas é definitivamente o SEMrush .
Quando comecei a usar ferramentas de SEO e tentei descobrir qual era a certa para mim, fiquei bastante confuso.
Existem várias ferramentas de SEO no espaço, elas parecem se sobrepor e existem muitas ferramentas especializadas para resolver.
E qual deles tem dados em que posso confiar?
Depois de usar todas essas ferramentas de SEO por anos e anos, percebi que há apenas algumas escolhas que você precisa fazer.
Primeiro, existem três ferramentas de SEO principais no mercado: SEMrush, Ahrefs e Moz. Todo mundo usa um desses três . Veremos nossas recomendações abaixo.
Eu os chamo de cavalo de batalha de SEO – e todos os três se qualificam como uma das melhores ferramentas de SEO. Esses cavalos de trabalho carregam a maior parte do peso em qualquer programa de SEO, mas você só precisa de um cavalo de batalha de SEO.
Qualquer programa sério de SEO precisa absolutamente de um cavalo de batalha de SEO. O rastreamento de classificação, a pesquisa de palavras-chave e a análise de links são muito difíceis ou demoram sem um. Eu tentei fugir sem pagar por eles; Isso foi um erro. Eu poderia ter ganho muito mais tráfego usando uma dessas ferramentas de SEO desde o início.
Depois de escolher seu cavalo de batalha principal de SEO, eu recomendo que você aproveite ao máximo as ferramentas de SEO gratuitas. O Google Analytics e o Google Search Console são de classe mundial e considero as duas ferramentas necessárias nas operações diárias de SEO. Além disso, eles são gratuitos.
Além disso, existem algumas ferramentas de SEO especiais que vale a pena buscar se você estiver executando esses tipos de tarefas.
Tudo-em-um bem simples.
Veja como seu processo de decisão será:
- Escolha SEMrush, Ahrefs ou Moz como seu cavalo de batalha de SEO.
- Instale um plugin de SEO se você estiver no WordPress.
- Adicione uma ferramenta avançada de rastreamento de SEO se o seu site for enorme.
- Adicione uma ferramenta de divulgação se estiver criando um link building.
- Instale as ferramentas de SEO gratuitas: Google Analytics e Google Search Console.
Melhor ferramenta de SEO geral: SEMrush
7 dias de teste gratuito
Análise de links e pesquisa de palavras-chave
Relatórios de rastreamento de classificação
Análise do concorrente
Experimente o SEMrush gratuitamente
Se você é novo nessa coisa de SEO, eu recomendo que você use o SEMrush .
Comparado com as outras ferramentas de SEO workhorse, é de longe o mais fácil de usar. Ahrefs definitivamente tem uma curva de aprendizado e Moz nunca clicou comigo – nunca consigo entender onde encontrar alguma coisa.
Os relatórios de rastreamento de classificação da SEMrush também são os melhores do setor. Verifico nossos relatórios todas as manhãs. Dentro de alguns minutos, sinto que estou no controle total do que está acontecendo. Todas as outras ferramentas de SEO espalham coisas por todo o lugar. Ou os relatórios me mimam demais e não têm densidade suficiente. O SEMrush tem esse equilíbrio perfeito de usabilidade e profundidade com seus relatórios. Você terá tudo o que precisa sem ficar sobrecarregado.
O SEMrush possui todas as outras partes essenciais de um cavalo de batalha de SEO: análise de links, pesquisa de palavras-chave e análise competitiva. Todos eles são mais do que bons o suficiente para se defender dos outros cavalos de trabalho de SEO.
Apenas para os fãs do Quick Sprout, o SEMrush está oferecendo uma avaliação gratuita de 7 dias , o que eles normalmente não fazem. Para fornecer acesso total ao plano profissional, eles solicitarão um cartão de crédito antes de iniciar o teste.
Melhor ferramenta de SEO para pessoas avançadas: Ahrefs
Se você está mais confortável com todo esse material de SEO e deseja uma ferramenta que realmente flexione suas habilidades, vá com Ahrefs .
Eles são o “novo” garoto de SEO do ramo e eu tenho que admitir, a ferramenta deles tem muita profundidade. Sempre que faço login, encontro um recurso ou relatório oculto que me deixa tonto.
Essa também é a única fraqueza, ainda estou descobrindo novos recursos que eu nem imaginava existir. Ahrefs não segura sua mão. Para um especialista em SEO, é libertador. A ferramenta é mais densa que o granito. Mas eu vi os iniciantes em SEO tentarem entender o assunto e eles realmente lutam. Depois de bisbilhotar um pouco, eles param de fazer login.
Ahrefs é perfeito se você sabe exatamente o que deseja e está determinado a obtê-lo.
Em recursos específicos, eu prefiro a análise de link no Ahrefs do que as outras ferramentas. Portanto, se você planeja criar um monte de link building, vale a pena passar pela curva de aprendizado.
Melhor plugin de SEO para WordPress: Yoast
Provavelmente existem milhares de plugins de SEO para o WordPress.
Apenas um deles importa: Yoast .
Considero-o um plugin necessário em qualquer site WordPress. Ele automatiza uma tonelada de tarefas de SEO e torna coisas como meta títulos e descrições super fáceis de atualizar.
Não passo muito tempo nessa decisão – instalo o Yoast e sigo em frente.
Basta usar a versão gratuita do Yoast; não há motivo para atualizar.
Confira nossa lista completa de plugins SEO SEO recomendados aqui .
Melhor ferramenta de rastreamento de SEO: Screaming Frog SEO Spider
Há um tipo de tarefa de SEO com a qual as principais ferramentas de SEO enfrentam: rastreamento e auditoria de sites enormes.
Quando você tem um site com milhares de URLs, não há como acessar o site por conta própria. E as ferramentas de auditoria no SEMrush, Ahrefs e Moz são bastante básicas.
Para um site enorme que precisa de uma auditoria enorme, uma ferramenta de rastreamento dedicada torna a tarefa muito mais gerenciável. Toda a interface do usuário e todos os fluxos de trabalho são criados para gerenciar milhares de páginas de uma só vez. Não há cliques extras ou para frente e para trás. E a ferramenta automatiza o máximo possível do processo. Você encontrará instantaneamente todos os links quebrados, meta descrições ausentes, redirecionamentos incorretos e conteúdo duplicado em seu site.
Screaming Frog SEO Spider é o nosso rastreador de sites preferido. Já existe há mais tempo e o rastreamento do site é discado.
Você não ouviu isso de mim, mas como as auditorias do site geralmente são um projeto do tipo feito por você, você pode se inscrever na ferramenta, pagar por alguns meses enquanto faz a limpeza do site e cancelá-la quando terminar. feito.
As únicas pessoas que conheço que têm assinaturas de longo prazo são consultores de SEO que fazem várias auditorias todos os meses para os clientes.
Melhor ferramenta de extensão : Pitchbox
Lembro-me dos dias em que você podia fugir sem fazer nenhum link building em SEO. Foi assim que criamos o blog de marketing KISSmetrics para mais de 700.000 visitantes por mês. Acabamos de publicar uma tonelada de ótimos conteúdos em um período de 8 anos.
Hoje em dia, isso não é o suficiente. O SEO ficou muito competitivo.
Minha regra é que, se eu não estiver disposto a promover o desenvolvimento de links, não deveria me concentrar no SEO para o tráfego. Eu deveria encontrar outra estratégia para expandir meus negócios.
Fiz vários projetos de divulgação no Gmail e em uma planilha do Google. É uma dor. Especialmente quando uma equipe está envolvida. Manter o controle de quem entrou em contato com quem, atualizando o último status, lembrando-se de enviar acompanhamentos, coordenando e atualizando modelos, é uma dor enorme que demanda muito tempo.
E a divulgação já é dolorosa o suficiente, não há razão para dificultar ainda mais.
Hoje em dia, eu sempre uso uma ferramenta de divulgação ao criar links. Eu nem considero a opção de pular isso. Uma boa ferramenta de divulgação automatiza a maioria da divulgação. É um divisor de águas. Eu odiava a divulgação com todas as fibras da minha alma, agora não me importo.
Nossa ferramenta favorita para divulgação é o Pitchbox . Ele encontrará contatos para você, automatiza o acompanhamento de e-mails e acompanha todos os seus contatos de divulgação. Sério, use-o.
Faça uso das ferramentas gratuitas do Google
O Google Analytics é a nossa ferramenta de análise de sites favorita . E os dados de pesquisa no Google Search Console são uma mina de ouro. Não se preocupe em tentar pagar por qualquer ferramenta de análise paga. O Google Analytics oferece mais do que você precisa e é totalmente gratuito.
Temos um guia sobre como configurar o Google Analytics aqui .
Depois de instalar o Google Analytics, configure também o Google Search Console . É totalmente gratuito e você terá acesso aos seus dados assim que o Google Search Console verificar sua conta do Google Analytics. Além da autenticação para provar que você é o proprietário do site, não há mais nada que você precise configurar para o Google Search Console.
O Google Search Console é o único local para obter dados reais de palavras-chave do Google. Qualquer outra ferramenta é o melhor palpite. Ele também registra todos os erros que o Google detecta no seu site, informa o que foi indexado no site e fornece dados de impressões e cliques em todas as suas palavras-chave. Não posso exagerar o suficiente – use-o.
Nunca trabalhamos em sites sem instalar os dois e eles são totalmente gratuitos. Mesmo que fossem pagos, valeria cada centavo.