A cada surgimento de uma nova rede social, as empresas pensam em maneiras de inserí-las em seu planejamento estratégico de marketing digital. Foi assim com o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e até o com o Linkedin.
A nova rede social que chegou para mexer com a cabeça dos profissionais de marketing foi a Tik Tok, aplicativo chinês de vídeos rápidos, curtos que é sensação para os adolescentes, de 18 a 24 anos, mais especificamente. O aplicativo é o segundo com maior número de downloads em 2019, superando o Instagram e quase – o Facebook, e alcançou 1 bilhão de usuários, o que são grandes motivos para chamar atenção das empresas.
Índice
TIK TOK, COMO FUNCIONA?
O aplicativo Tik Tok funciona como uma plataforma de pequenos vídeos, que duram até 15 segundos. A dinâmica do aplicativo é feita pela produção de vídeos personalizados, onde o usuário tem liberdade de editar, inserir elementos, como efeitos, músicas, sons, imagens, entre outros.
Como naturalmente em uma rede social, esses vídeos tendem a viralizar e formam uma rede conectada de seguidores interessados no conteúdo, assim, quanto mais vídeos são criados e publicados de maneira criativa, maior a chance de alcance com a plataforma.
TIK TOK PARA NEGÓCIOS
Tik Tok para negócios é ainda um mistério e, acredita-se que, as empresas precisarão inovar e pensar fora da caixa, quando o assunto for Tik Tok. Um exemplo para ilustrar foi a empresa norte-americana Starbucks, que ao invés de inserir a marca no app, inseriu uma atendente da marca, que ensina receitas para quem acompanha o canal. Assim, a empresa consegue construir uma linguagem mais pessoal, que fala de pessoa para pessoa. O perfil já conta com milhões de views e, claro, uma ótima visibilidade para a marca.
Esse formato Tik Tok para negócios que a Starbucks encontrou foi interessante para que o perfil não seja corporativo, mesmo que o objetivo final seja o de gerar visibilidade para empresa, já que o nome da conta descreve a marca e na bio, há a opção de contato para parcerias. Assim, é muito provável que quem goste de café, por exemplo, queira seguir a página para aprender novas receitas e, consequentemente, se interessar e adquirir produtos da Starbucks.
OS VIRAIS DESAFIOS DENTRO DA PLATAFORMA
Uma ótima maneira de usar o Tik Tok para negócios e de ter alcance é lançando desafios dentro do app. Exemplo disso, foi a empresa Chipotle Mexican Food que lançou o desafio #GuacDanceChallenge, em que os consumidores precisavam dançar uma música que continha menção de abacate, ingrediente importante para a culinária da região.
Com o desafio, a rede de restaurantes alcançou mais de 250 mil vídeos com a #hashtag escolhida em seis dias e atingiu 800 mil vendas de porções de guacamole no Dia Internacional do Abacate.
EMPRESAS BRASILEIRAS E O TIK TOK
A empresa brasileira Maria Brasileira, uma franquia de serviços de limpeza, iniciou o Tik Tok para negócios com as ações de marketing digital no aplicativo. A rede fechou contrato com uma tiktoker – nome dado a pessoas que utilizam o aplicativo, e nas ações, a influencer gravava vídeos dublando e mencionava a marca. A empresa conseguiu aumentar em 800% o número de seguidores com a ação rodando durante apenas uma semana.
Outra empresa que aderiu o Tik Tok para negócios foi a Cacau Show, que investiu em estratégias de posicionamento de marca, com vídeos divertidos, interativos, com uma pegada jovem, gerando visibilidade para as lojas e os produtos.
A preocupação das empresas é de como elas irão criar conteúdo de personalidade, com potencial de engajamento, já que, o alcance na plataforma é medido por visualizações, interações e viralização. Ainda assim, nesse primeiro momento, as marcas precisam entender que o conteúdo ali criado é focado em pessoas físicas, como influenciadores e criadores de conteúdo, e menos focado em ações corporativas. O primeiro passo é estudar e pesquisar como as empresas estão se posicionando diante desse novo fenômeno e como as ações estão sendo aceitas.
TIK TOK E AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Como qualquer plataforma com números expressivos de alcance, engajamento e viralização, como a Tik Tok, deve ficar no radar das empresas. Dessa forma, analisar pontos importantes para elaboração de conteúdo são fundamentais para estratégias mais assertivas:
PÚBLICO-ALVO BEM ESTRUTURADO: é importante, primeiramente, analisar o público-alvo e pensar em como direcionar o seu conteúdo para esse grupo de pessoas. O seu público-alvo pode não ser o mais ativo da plataforma, mas pessoas que convivem com o público do app podem ser, e é aqui que você pode desenvolver suas estratégias.
BASTIDORES DA SUA EMPRESA: criar vídeos rotineiros dos bastidores da empresa, como um almoço informal, piadas internas, produto em destaque ou em desenvolvimento no momento, pode ser uma das meneiras de inserir sua empresa dentro da plataforma com uma linguagem mais pessoal.
“TERCEIRIZE” A DIVULGAÇÃO: Contratar influenciadores na plataforma pode ser uma ótima ação para alcançar novos seguidores e gerar visibilidade para a sua marca. Faça uma pesquisa de influenciadores que fazem sentido para a sua marca, veja como eles criam conteúdo nessas plataformas e como eles podem realizar ações segmentadas para a sua empresa.
SEJA CRIATIVO EM SEU CONTEÚDO: Criatividade é uma boa tática para alcançar números significativos e viralizar na plataforma. Pense em como o seu produto e/ou serviço pode gerar um conteúdo divertido e inovador. Como o seu produto é desenvolvido? Como são os bastidores desse desenvolvimento? O seu produto é para uma finalidade específica, mas será que pode ser utilizada para uma outra finalidade, digamos, impensável? Busque criar entretenimento sobre a sua marca e isso, com certeza, poderá trazer bons resultados.
TESTE SUA AUDIÊNCIA: Ao produzir conteúdo, você irá se deparar com o retorno dos usuários do aplicativo, assim, você conseguirá testar sua audiência, estudar números e como isso poderá alavancar o seu negócio. Não se limite em criar conteúdo apenas para o público-alvo do aplicativo. Pense que, o adolescente de 16 anos mora, provavelmente, com os pais, ou com os avós, então como você poderia criar uma ação que envolva a família, que nesse caso, é o seu público-alvo? Gerar um desafio que inclua as pessoas da casa, pode fazer pontes de contato importantes e de ótimo alcance. Crie conexões.
INSIRA A SUA EMPRESA NOS CHALLENGES (DESAFIOS): O aplicativo possui diversos desafios e esse formato tende a viralizar. Assim, acompanhe quais desafios estão sendo feitos, quais são mais condizentes com a sua marca e como você pode inserí-los na sua página. Pense, desse desafio, consigo criar um novo desafio? Ou então, desse desafio, consigo me destacar inovando ou então, fazendo algo diferente? E o mas importante, não adianta pensar e não testar. Faça e analise os resultados.
O aplicativo Tik Tok é uma plataforma nova que vem crescendo rapidamente e com bastante intensidade, por isso, acompanhar seu desenvolvimento na internet é fundamental para criar mais engajamento, alcance e visibilidade para a sua marca. Uma certeza é que CRIATIVIDADE é um dos pontos chave para sucesso no aplicativo.
A Mopi Studio pode ser uma parceira ao seu planejamento estratégico nas redes sociais, assim, você poderá montar ações assertivas para a presença da sua marca na internet.