Afinal, o que são feiras e eventos?
Ao buscar em qualquer dicionário, você encontrará que eventos são acontecimentos pré-planejados, realizados em um espaço delimitado, onde reúne um grupo de pessoas com objetivos e interesses em comum. Esses aspectos são características de eventos e dessa forma, são classificados como tal. E então, como realizar a virtualização de Feiras e Eventos em um segmento tão físico?
Pensando no setor de eventos e como eles são organizados, destacamos o interesse institucional – que é voltado a estratégias corporativas, comunitário – pensado e estruturado para a população e, promocional – que são eventos focados em bens e serviços.
Dentro desses setores, podemos criar subdivisões, que são elas:
Entretenimento: Eventos estruturados e planejados com objetivo de diversão e lazer.
Esportivo: Estrutura para a prática de atividades físicas, por recreação, lazer, saúde ou alcance de prêmios.
Sociais: Eventos restrito a algum grupo de pessoas, como familiares e amigos. Almoços, noivados, festas de aniversário, são exemplos comuns desse formato de eventos.
Corporativos: Eventos ligados a uma ação corporativa de empresas entre seus funcionários e clientes.
Acadêmicos: Onde promovem educação com profissionais do setor, alunos, professores e a quem possa se interessar pela área.
Feiras: Voltado para negócios ativos, uma feira é a reunião de expositores e participantes, que tem como finalidade a apresentação e comercialização de produtos e/ou serviços.
Nesse artigo, focaremos em eventos corporativos, que – assim como os outros – precisaram repensar sua estrutura e realização durante a pandemia do novo coronavírus.
O mercado de feiras e eventos influencia diretamente a vida econômica das empresas, já que nesse espaço, é possível promover novos negócios, estudo de mercado e marketing direto e ativo antes, durante e após sua realização. Para muitas instituições, a participação em feiras e eventos se torna uma poderosa estratégia para promover interação entre fornecedores, compradores e canais de divulgação. Por outro lado, temos as empresas promotoras desses eventos, que realizam toda a organização e programação, assim, contatam seus possíveis expositores, fornecedores e ações de marketing, para alcançar o público-alvo definido.
Pandemia: Como ficou o cenário de eventos?
O isolamento social é uma das medidas preventivas para conter a disseminação do novo coronavírus e para isso, a aglomeração de pessoas se tornou uma ação proibida e impensável em momentos de pandemia. Com isso, o segmento de eventos – principalmente a empresa promotora – sofreu drasticamente ao encontrar um cenário totalmente atípico, sem uma previsão concreta de resolução. Um estudo feito pelo Sebrae, em abril de 2020, mostrou que a pandemia afetou 98% do setor de eventos, ou seja, a maioria das empresas pararam seu funcionamento e tiveram que cancelar ou adiar seus eventos.
Sem uma informação concreta de volta ou retomada de atividades de eventos, o segmento precisou pensar em REINVENÇÃO, ou seja, repensar as estratégias, antes definidas para espaços físicos e estruturá-las para o espaço digital.
ESTRATÉGIAS PARA VIRTUALIZAÇÃO DE FEIRAS E EVENTOS
Buscando novos formatos e soluções para o cenário, as empresas de eventos passaram a replanejar meios de conseguirem formalizar seus eventos no espaço digital, claro, com adaptações. Como pensar na estrutura do seu evento online? Quais formatos são mais eficientes para o público ter uma boa experiência? Por onde começar e como começar? Alguns caminhos dentro do seu site e estratégias podem ajudar a criar uma estratégia mais assertiva:
Site com layout interativo
Desenvolva um site com layout interativo e possibilite uma experiência dinâmica e de fácil acesso, onde o visitante consiga visualizar o evento e viver experiências, mesmo que online. Para isso, é importante, em um primeiro momento, estruturar a apresentação do seu site com as principais informações na primeira página. O visitante precisa entender, sem precisar rolar nenhuma página ou clicar em nenhuma aba, o que a sua empresa faz e o que o seu evento representa.
Disponibilize um espaço com fotos de eventos anteriores e vídeos para deixar tudo mais real. As fotos farão com que o visitante visualize aspectos do seu evento, e os vídeos poderão fazer com que ele tenha sensações, por isso, utilize músicas que tenha relação com evento e desenvolva um vídeo dinâmico, para que o usuário assista até o final.
Não esqueça dos seus apoiadores e como eles podem trazer força ao seu evento. Disponibilize os principais depoimentos dos patrocinadores em pequenas chamadas em vídeos rotativos, assim, você conseguirá mostrar ao seu público a importância do seu evento e quem são os nomes por trás dele, além de dar visibilidade a eles.
Vídeos de conteúdos especializados
Conteúdo é rei, então, porque não criar um espaço para conteúdos do mercado em questão e disponibilizar uma área em que as pessoas possam perguntar, questionar ou até inserir críticas e avaliações? Que tal inserir demonstrações sobre o seu serviço e/ou produto em um vídeo 3D? Ou abrir espaço para seus patrocinadores falarem a respeito de um assunto em questão? Fortaleça o seu espaço digital com conteúdo de qualidade e faça com que esse conteúdo viralize!
Disponibilize vídeos sobre o setor em questão. Quais são as novidades e lançamentos? Aqui, explore formatos em vídeos para trazer várias experiências ao seu público. Lembre-se que apresentações com muito texto, poucas imagens, são apresentações antigas e que hoje, já não fazem mais sentido. Por isso, invista em uma agência que produza esses materiais e isso te ajudará a criar conteúdo de qualidade e com maior chance de alcance.
Ebooks de conteúdo segmentado
Quanto mais formatos de conteúdo você fizer, maior a chance deles viralizarem, até porque, o formato do conteúdo vai depender de sua complexibilidade e de como você quer passar isso ao seu público. Um conteúdo sobre algum assunto mais complexo, precisa de um conteúdo mais didático e, consequentemente, mais longo. Isso não significa que você não possa trazer um conteúdo de leitura dinâmica, que seja mais agradável de ler. Nesse caso, crie um ebook com um conteúdo completo, mas com elementos que deixem o texto mais leve, como imagens e infográficos, por exemplo. Invista em um formulário de inscrição para o usuário fazer antes de ter acesso ao ebook, assim, a empresa criará um mailing segmentado e de interesse, para possíveis trabalhos de email marketing no pós evento.
Marketing nas Redes Sociais
Gerar conteúdo significa gerar interesse, por isso, é de extrema importância transformar o seu evento online um ponto focal de relevância sobre o mercado. Seja referência! Para isso, não esqueça do marketing digital para as redes sociais. Desenvolva conteúdos formatados para cada cada uma delas, como instagram, facebook, linkedin, twitter e youtube, por exemplo. Com as linguagens específicas de cada mídia, crie estratégias necessárias e direcione o seu usuário a realizar uma ação, como entrar no site para assistir um vídeo, baixar um ebook, comprar um produto, etc. Importante! Interligue todas as redes sociais para propagar conteúdo e gerar maior visibilidade da empresa.
Espaço digital para webinar
O poder das lives! Com a pandemia, vimos como as lives podem ser um meio de comunicação e aproximação em situações de quarentena, por isso, crie dentro do site um espaço digital para interação e troca de informações diretas com o público e interessados no segmento. Desenvolva aulas ao vivo, com horário marcado e a possibilidade de perguntas e respostas entre os alunos. Além do ao vivo, grave demonstrações e apresentações, conforme os temas do seu evento e disponibilidade dos responsáveis. Crie um cronograma e faça uma divulgação agressiva com a ajuda de posts patrocinados e Google Ads.
Formulário de inscrição
O seu site precisa de um formulário de inscrição, assim, você conseguirá criar uma lista de qualidade de pessoas que se interessam pelo seu mercado e pelo seu produto/serviço! Sabe aquela história de comprar mailing? Isso não funciona! A melhor forma de conseguir contatos de clientes em potencial é criando conteúdo de qualidade e disponibilizando um formulário para que eles deixem os contatos e que você consiga trabalhar depois, como ações de e-mail marketing.
Disponibilize uma vitrine para expor produtos
Grandes feiras possuem expositores para apresentar seus produtos e serviços. Porque não desenvolver isso dentro do seu site? Com uma layout adequado, você conseguirá criar uma vitrine em que seus expositores farão a divulgação de seus trabalhos e poderão ter, ainda mais destaque!
Organize uma relação de expositores para ter um espaço de destaque em seu evento online, disponibilize o contato, email, formulário de inscrição e ações que façam o seu cliente realizar novos negócios.
O atendimento é fundamental!
Não esqueça de disponibilizar um atendimento efetivo dentro do seu site, assim, você conseguirá ter uma relação ainda mais próxima dos seus visitantes. Inserir o WhatsApp Business, por exemplo, fará com que o seu usuário entre em contato com você, e assim, você conseguirá aproximar ele da sua empresa.
Além disso, deixe bem visível o telefone da sua empresa e email e dê o retorno o mais rápido que você puder, assim, o visitante se sentirá confortável em realizar compras, por ter uma taxa de retorno efetiva. Sem isso, ele poderá pensar que se tiver algum problema, o retorno será demorado e cansativo. Esteja disponível ao seu cliente em qualquer formato de comunicação que ele escolher!
Eventos físicos x Eventos virtuais
A pergunta que fica é “Eventos virtuais substituirão definitivamente os eventos físicos?”
É muito provável que não. Eventos têm a incrível capacidade de alcançar os 5 sentidos dos seres humanos, ou seja, em um evento você consegue olhar, sentir o cheiro, tocar, escutar e falar com quem seja do setor de interesse, além disso, a troca de experiências e as emoções vividas em um ambiente físico, não conseguirão substituir o evento online, por mais bem estruturado e planejado que seja.
O ideal é que a promotora unifique os dois formatos e as ações caminhem junto, para assim,além de criar uma experiência única ao cliente, gerar maior alcance dentro do seu alcance.
Para estruturar um site para estender o seu projeto físico ao mundo digital, entre em contato com a Mopi Studio! Tiramos a sua empresa do papel e trazemos para o digital!