O desenvolvimento de website requer, antes de qualquer coisa, um planejamento, para garantir o sucesso da sua estratégia digital. Sendo assim, conhecer e entender os passos para o desenvolvimento de website te ajudará a dar o primeiro passo para iniciar o seu site.
Já entendi que preciso pensar em um desenvolvimento de website. Por onde eu começo?
Atualmente, pesquisar na internet um produto e serviço antes de comprar se tornou praticamente obrigação ou quase que uma necessidade. Isso porque, uma pesquisa na internet te dará uma vitrine de possibilidades para escolher aquilo que você mais precisa, com o valor mais adequado a sua possibilidade, podendo até, complementar com outros produtos que façam sentido no momento.
O desenvolvimento de um website caseiro pode não ser interessante para a estratégia do seu negócio, isso porque, você poderá perder ferramentas interessantes, como não alcançar nenhum posição de pesquisa no Google, layout adequado ao seu formato de negócio e estratégias de conteúdo para o seu site, por exemplo. Além disso, a parte de comunicação dentro do seu site é fundamental, para você conseguir conversar com o seu cliente e realizar uma venda.
Encontrar uma agência que faça o desenvolvimento de website para a sua empresa é essencial, mas lembre-se, isso não significa que você não participará do projeto. É fundamental que a sua participação seja efetiva, junto às experiências da sua agência.
Defina a ideia do seu website
Faça um mapa de ideias do seu website e descreva exatamente tudo que você quer que esteja no seu espaço digital. Pense nos detalhes mesmo, e se tiver referências, melhor ainda. É nesse momento que você jogará ideias e a agência irá desenvolver elementos e, juntos, alinharão o melhor formato para você.
Estudo de mercado
Entender o mercado e os seus clientes é fundamental para que você realize as melhores estratégias, e isso serve também para o desenvolvimento do website da sua empresa. Sabe porque? Sabendo o perfil do seu cliente (persona) você saberá qual é a linguagem que você irá usar, ou então o layout que combina mais com o perfil do seu público alvo. Isso facilita para que os visitantes se mantenham dentro do seu site, levando ao ato de compra.
Defina datas e esteja preparado
Tendo o escopo do projeto feito, formalizado e definido, é hora de pensar na entrega do projeto e no início das operações. Não adianta você definir uma data de entrega do desenvolvimento do seu site com a agência, mas quando ela entregar, você e sua equipe não estarem preparados para iniciar as vendas. Enquanto a agência não entrega o projeto, se prepare para iniciar de imediato.
Faça testes
Antes da divulgação do seu website, faça testes em todos os campos que você criou. Mande uma mensagem no formulário de contato para o seu próprio email e veja como ele chega. Tente contato pelo WhatsApp Business e confira a mensagem automática configurada. Realize uma compra teste e veja como é o processo de compra, pagamento e mensagem final. Faça um tour completo dentro do seu website e pontue – ou não – o que pode ser melhorado.
Divulgue para o mercado
Quando estiver tudo 100%, faça a divulgação do seu novo site. Alinhe as ações com o seu time de Marketing Digital e veja, por exemplo, a disponibilidade de cupom de desconto para a primeira compra, ou então, crie um conteúdo dentro do site que faça com que as pessoas tenham interesse em entrarem e consumirem aquele conteúdo. Se a agência que fez o seu site, também fizer esse tipo de serviço, alinhe as ações com eles e explore todos os serviços que você pode fazer para alcançar mais clientes.
Mopi Studio – Tiramos a sua ideia do papel e trazemos para o digital!