O marketing de mídia social pode não ser ciência do foguete, mas ainda existe um grande componente científico. Se você deseja que seu conteúdo se espalhe, é necessário analisar os números e parar de tomar decisões importantes.
Nos últimos cinco anos, aprendi a divulgar conteúdo através da mídia social para que ele se espalhe viralmente. Mais importante, eu aprendi o que não fazer.
Portanto, se você deseja garantir que seu conteúdo se espalhe, evite os 7 erros a seguir:
Índice
Erro # 1: O tempo não importa
Você não pode escrever conteúdo, publicá-lo no meio da noite e esperar que ele se espalhe viralmente. Sites sociais como Twitter e Facebook têm horários de pico de uso. Se você puder enviar seu conteúdo para esses sites durante os dias e horários ideais, será mais provável que ele se espalhe.
Quarenta e oito por cento dos usuários do Twitter estão no horário padrão do leste e é mais provável que retweetem às quartas-feiras, por volta das 17h. Os links no Twitter tendem a receber mais cliques na primeira hora em que são publicados.
Então, se você quiser compartilhar algo no Twitter, twite na quarta-feira às 17:00 EST.
Se você deseja compartilhar algo no Facebook e obter o maior número de curtidas, não poste mais frequentemente do que uma vez a cada dois dias. Além disso, para obter o maior número de curtidas, poste no sábado ao meio-dia EST.
Erro # 2: todos os botões sociais são iguais
No Quick Sprout, testei o posicionamento dos botões de mídia social na parte superior e inferior das postagens do meu blog. Surpreendentemente, as pessoas tendem a compartilhar postagens antes de lê-las, pois os botões de mídia social na parte superior da postagem recebem 117% mais cliques do que os da parte inferior.
Além disso, tentei usar os botões sociais de rolagem, como a barra de compartilhamento , que obtiveram 226% mais cliques do que os botões de mídia social na parte superior da publicação.
Quando testei a combinação dos botões sociais de rolagem com os botões sociais na parte superior, ele teve um desempenho inferior em 29% em comparação aos botões de rolagem em combinação com os botões na parte inferior.
Se você deseja obter o maior número de compartilhamentos sociais, considere colocar botões de mídia social na parte inferior da postagem do seu blog em combinação com rolagem de botões sociais como a barra de compartilhamento.
Erro # 3: ações importam, não tráfego
A maioria dos blogueiros e profissionais de marketing de conteúdo concentra-se em quantos likes seu conteúdo recebe no Facebook ou em quantos tweets eles recebem no Twitter. Em teoria, se você tiver mais compartilhamentos, deverá obter mais tráfego, mas esse nem sempre é o caso. Se ninguém clicar no Facebook ou Twitter no seu site, você não receberá visitantes.
Em vez de focar apenas no número puro de compartilhamentos sociais, você também deve observar o tráfego. Uma boa maneira de aumentar o tráfego desses sites sociais é analisar sua taxa de cliques.
De acordo com este post de Dan Zarrella, o melhor lugar para deixar um link no Twitter é a marca dos 25%. Portanto, não no começo, no final ou no meio: adicione-o diretamente na marca de 25%, se você quiser aumentar seu tráfego no Twitter .
Erro nº 4: as pessoas leem o conteúdo durante os mesmos horários de pico em que o compartilham
Há uma enorme diferença de tempo entre quando as pessoas preferem ler o conteúdo e quando o compartilham. No Erro # 1, você sabe que as pessoas preferem quarta-feira no Twitter e sábado no Facebook.
As pessoas preferem ler blogs na segunda-feira às 11h EST. Eles preferem comentar em blogs às 9h EST no sábado.
Se você também está direcionando um público feminino para o seu blog, nunca poste durante a noite ou a noite, porque as mulheres preferem ler as postagens antes do meio-dia EST.
Erro nº 5: foco em todos os canais sociais
Eu falei sobre o posicionamento de botões de mídia social anteriormente, mas não falei sobre o número de sites sociais que você deve promover. No Quick Sprout, testei a colocação de botões para 3, 4 e 5 sites de mídia social diferentes. Não importa quantos botões de mídia social eu usei, menos de 9% das pessoas clicaram em mais de um botão social.
Havia uma grande diferença, no entanto, em quantas pessoas clicaram nos botões de mídia social quando havia 3 botões versus 5. Embora houvesse menos opções quando eu apenas coloquei 3 botões, houve um aumento de 11% nos cliques. Quanto à diferença percentual de cliques entre 4 botões e 3, não houve significância estatística entre os dois.
As pessoas tendem a compartilhar seu conteúdo apenas em um site social; portanto, idealmente, você não deve ter mais de três botões de mídia social. Se você tiver mais de 50.000 visitantes mensais, considere colocar 4 botões sociais.
Erro # 6: twittar seu conteúdo uma vez
Mesmo se você twittar nos dias e horários ideais, isso não significa que todo mundo vai ver seu tweet. Embora 82% dos usuários do Twitter tenham menos de 350 seguidores , 18% ainda têm mais que isso. E apenas porque esse número de 18% é pequeno, você não deve ignorá-lo, pois o Twitter tem mais de 500 milhões de usuários .
De todos os seus seguidores, aqueles que também seguem milhares de outras pessoas provavelmente não verão a maioria dos seus tweets. E se eles não virem seus tweets, não poderão retuí-los ou clicar no seu site.
De acordo com um teste realizado por Mark Suster , você deve twittar as postagens de seu blog pelo menos duas vezes. Ele conseguiu 56% a mais de visitantes no Twitter apenas twittando uma postagem no blog novamente. Você também pode twittar seu conteúdo 3 ou até 4 vezes, mas quanto mais você twittar na mesma postagem, menos cliques cada um receberá como muitos de seus seguidores já o teriam visto.
Erro # 7: Lento e constante vence a corrida
No mundo das mídias sociais, tudo se resume a velocidade. Quanto mais compartilhamentos seu conteúdo ocorrer em um curto período de tempo, melhor você estará – especialmente no Facebook .
O Facebook leva em consideração o ímpeto; portanto, se seu conteúdo estiver obtendo uma tonelada de curtidas em um ritmo acelerado, mais pessoas o verão em seus feeds.
Fiz um teste rápido no qual comprei 50 curtidas nos primeiros 30 minutos para uma peça de conteúdo e comprei 50 curtidas distribuídas por 8 horas para a segunda peça de conteúdo. As duas partes do conteúdo eram as mesmas, mas a que obteve 50 curtidas na primeira hora terminou com um total de 142 curtidas e 10 comentários. A segunda variação terminou com 95 curtidas e 7 comentários.
Se você deseja que seu conteúdo se espalhe na Web social, é necessário obter muitos compartilhamentos em um período muito curto.
Conclusão
Se você evitar os sete erros de mídia social acima, é mais provável que seu conteúdo floresça e se espalhe. Quando você decide aproveitar as dicas acima, no entanto, não presuma que elas funcionem para você. Teste-os com seu conteúdo. Dependendo da localização da maioria dos visitantes do site e da demografia do seu público, os resultados podem ser diferentes para você.
Que outros erros de mídia social você deve evitar?
Fonte: https://www.quicksprout.com/how-to-go-viral/