Fotografia para loja virtual é um dos fatores que causa dificuldade para o cliente se sentir confortável em realizar a compra, isso porque não há a visibilidade dos produtos como em lojas físicas.
Será que a cor é essa mesmo? Qual o tamanho ideal? Será que vai servir? Será que irá caber dentro do meu espaço? Essas e outras perguntas são questionadas durante todo o percurso de compra, por isso, alguns detalhes na hora de fazer as fotos dos seus produtos podem ajudar a sua loja virtual a atender melhor o seu cliente e vender mais.
Como tirar uma boa fotografia para loja virtual?
Atualmente, as próprias câmeras dos celulares têm a capacidade de tirar ótimas fotos, mas, caso você tenha a possibilidade, invista em um trabalho profissional que seja especializado nesse estilo de trabalho. De qualquer forma, algumas dicas podem te ajudar a fazer ótimas fotos com o material que já tem.
Dicas de fotografia para loja virtual
1- USE LUZ NATURAL
Utilizar uma luz natural nas suas fotos é mais interessante do que optar por luzes artificiais. Além da foto ficar mais natural, como o próprio nome diz, as cores tendem a ficar mais próximas do real, o que traz maior realidade do que você está apresentando.
2- UTILIZE UM FUNDO BRANCO
É mais interessante um fundo neutro, como o branco, já que dessa forma, o produto acabará ficando em destaque. Caso você utilize fundos com muitos elementos, cores e formatos, é possível que seu produto “suma” dentro daquele espaço. E não é isso que você quer!
3- FOQUE NOS DETALHES
Como citamos acima, um dos desafios da loja virtual é a falta de contato físico com o produto, que traz certa insegurança ao cliente. Por isso, tire foto de todos os detalhes possíveis do seu produto, isso faz com que a compra se torne mais real, com mais possibilidade de ser efetiva.
4- USE UM TRIPÉ E O TIMER DA CÂMERA
É importante que você tenha alguns materiais específicos para garantir boas fotos. Um deles é o tripé, que vai possibilitar que suas fotos não saiam tremidas ou com algum tipo de borrão. Outro truque é utilizar o timer da câmera, assim, na hora do clique, a câmera estará completamente parada, sem a possibilidade da sua mão tremer na hora de apertar o botão.
5- HUMANIZE SUAS FOTOS
Humanizar as fotos é importante para que seu cliente consiga se visualizar com o seu produto. Caso faça sentido no seu negócio, escolha um modelo para representar sua marca. Importante: Lembre-se de escolher um modelo que siga a essência da sua marca e que faça uma boa representação do produto.
6- BUSQUE ALTA RESOLUÇÃO
Para deixar as fotos com uma boa qualidade, use a função de Alta Resolução da câmera. Mantenha as imagens em 1000 px e 72DPIs, pelo menos.
7- EVITE O FLASH
Luzes artificiais podem comprometer a realidade do seu produto, por isso, se puder, evite ao máximo utilizar o flash nas suas fotos. Isso trará mais naturalidade para seus produtos e consequentemente, melhor resolução.
8- TENHA UM MINI ESTÚDIO
Se tiver espaço e possibilidade, monte um mini estúdio para fazer as fotos da sua loja virtual. Você pode montar um estúdio com materiais simples como: Caixa de papelão, Folhas de E.V.A ou cartolina, folhas de papel de seda ou papel manteiga, fita crepe, tesoura e caneta.
Confira essa ideia aqui: https://blog.elo7.com.br/negocio-criativo/mini-estudio-de-fotografia-faca-voce-mesmo.html
9- VERIFIQUE O AMBIENTE AO REDOR DA FOTO
O foco é a foto do seu produto, por isso, faça do cenário dessa foto o mais simples e neutro possível, assim, você dará o total destaque para o que mais interessa, o seu produto.
Por outro lado, use o ambiente a seu favor. Caso precise colocar o seu produto em um contexto, como um móvel, por exemplo, monte esse cenário, mas da forma mais natural e neutra possível.
Lembre-se também de manter o local da sua foto limpo. Uma mesa ou um cenário sujos não são pontos positivos para sua loja.
10- EXPLORE ÂNGULOS
Monte um conjunto de fotos com todos os ângulos possíveis do seu produto, de cima, embaixo, laterais e assim, você trará mais segurança e precisão para a compra e as chances desse produto precisar ser trocado, serão mínimas.
11- APOSTE EM CURSOS
Hoje em dia há muitos sites que disponibilizam pequenos cursos de fotografia para e-commerce e que poderão te ajudar a entender melhor sobre esse trabalho. Um dos sites é o Udemy, que oferece cursos gratuitos sobre esse assunto.
Vale se especializar no assunto para que você use a seu favor durante a montagem da sua loja virtual.
Precisa saber mais? Entre em contato com a Mopi Studio e te ajudamos a planejar sua loja virtual.