Cometer alguns erros ao abrir um novo negócio é mais comum do que se imagina.
De qualquer forma, alguns desses erros do seu novo negócio podem ser evitados e algumas orientações e dicas podem ajudar a traçar esse percurso do empreendedorismo com maior tranquilidade.
Leia abaixo os 14 erros mais comuns que empreendedores cometem e ao abrir um novo negócio – principalmente forem de primeira viagem – e identifique como você pode melhorá-los ou até não cometê-los.
1 – Não analisar o mercado no qual está entrando
Ao pensar na ideia de um novo negócio, é preciso pesquisar a fundo o mercado no qual está entrando. Isso porque, você terá uma visão da importância do seu negócio dentro do setor e também em como o seu empreendimento deve se posicionar diante do mercado. Não fazer essa primeira análise poderá fazer com que seu novo negócio não siga os caminhos necessários para o seu crescimento.
2 – Não procurar e entender o seu público alvo
Tão importante quanto pesquisar o mercado do seu novo negócio, é pesquisar e estudar muito bem o seu público alvo. Analise quem serão os seus potenciais clientes, quais são os principais perfis, a linguagem, crie sua persona e planeje as estratégias certas para atingi-los.
3 – Apaixonar-se em uma ideia, mas não ser racional
Você pode ter uma ideia incrível na sua cabeça, uma paixão sua que você visualizou virar empreendimento, mas nada disso pode ser irracional. Seu novo negócio precisa carregar paixão, mas precisar também ter razão e sentido para existir. Não adianta você ser apaixonado por uma ideia que, na prática, não seja prática e funcional.
Pesquisar o mercado, público alvo e segmento serão importantes para você entender se a sua paixão deve ficar só na teoria ou se deve realmente ser colocada em prática.
Apesar de ser ideal você ser apaixonado pelo seu novo negócio, é preciso compreender se será viável ou não para o retorno pessoal e financeiro.
4 – Achar que irá ganhar dinheiro instantaneamente
Como em qualquer novo negócio, é preciso primeiramente investir para depois ter lucro e retorno, por isso, não espere que esse retorno do seu empreendimento aconteça no primeiro mês de existência.
Não se desespere! No começo, sua atenção será em investir por etapas, com planejamento para que você tenha o retorno financeiro gradual.
5 – Trabalhar até a exaustão e acumular mil e uma tarefas
Investir em um novo negócio e ser dono do seu próprio negócio é uma grande responsabilidade, pois você investe tempo e dinheiro – às vezes algum investimento que você juntou por tanto tempo – em um projeto que você acredita ser de sucesso. Porém, lembre-se, chegar a exaustão e não conseguir atingir seus objetivos pode ser mais frustrante do que qualquer outra coisa. Sendo assim, tenha um planejamento, limite um tempo de trabalho por dia e tente segui-lo, assim, você não compromete sua vida pessoal – que é importante, e passará a produzir melhor.
6 – Fazer tudo pela metade
Comece um plano de ação e não inicie outro enquanto não terminá-lo.
Realizar pequenas metas por dia te trará uma sensação de dever cumprido e você não se sentirá pressionado ou com aquele sentimento de que “nunca termina o que começa”.
Planeje anteriormente o seu cronograma de ações e vá cumprindo pequenas tarefas no decorrer do dia. Como é o seu primeiro e novo negócio, é importante definir estrategicamente as ações para entender o funcionamento da sua empresa.
7 – Achar que atuar como sempre atuou é suficiente
Você pode ter experiência no ramo de administração, por exemplo, mas lembre-se que gerir o um novo negócio é muito diferente do que você trabalhar em uma área específica de uma empresa. Por isso, procure estudar a estrutura geral de um negócio para que você consiga viabilizar as funções que precisa para fazer o novo negócio caminhar bem.
Não ache que sabe tudo. Se precisar, pergunte, faça um curso, esteja aberto ao novo e a informações de pessoas que já empreendem.
8 – Esperar o produto ficar perfeito para lançar
Nunca estará perfeito o suficiente e você só saberá que chegou no produto ideal quando você tiver o retorno e avaliações dos seus clientes, por isso, não espere o “perfeito” acontecer para lançá-lo. Fazer testes é fundamental para que você entenda o que deve ou não melhorar nos produtos e/ou serviços do seu novo negócio.
É claro que você não lançará algo que esteja totalmente fora do padrão de qualidade considerado aceitável, mas, teste o lançamento e se precisar, faça novos lançamentos com um produto reformulado.
Peça feedback, avaliações, comentários, tudo isso fará com que você repense – ou não – no seu produto.
9 – Achar que preço baixo é a chave do sucesso
Dê valor ao seu novo negócio e não ache que preço baixo será a chave para você vender mais. Procure realizar seu produto da melhor maneira e qualidade possível e calcule um valor honesto para seu produto. Lembre-se que você precisou estudar, trabalhar e investir muito para realizá-lo e é pela qualidade que ele deve ser comprado e não pelo preço baixo.
Um novo negócio requer muito foco, determinação e calculo para você definir um valor justo, que será acessível ao seu público e que trará um retorno satisfatório para a sua empresa
10 – Comprometer muito dinheiro no começo do negócio
Você precisará investir no seu novo negócio, é claro, porém, um dos grandes erros é investir a maior parte ou o total do dinheiro no começo do seu negócio. O ideal é investir aos poucos e com planejamento, e deixar boa parte da sua reserva sem movimento.
No site Me Poupe Na Web há alguns planilhas disponíveis para você se organizar. Veja aqui https://mepoupenaweb.uol.com.br/planilhas/
11 – Fazer contratações ruins
No começo, é provável que seja você com você mesmo ou com algum outro sócio, por isso, analise como serão feitas as contratações e como você montará a equipe do seu novo negócio. Tenha um plano de ação para as contratações e veja quais são as prioridades no momento. Importante! Faça uma apresentação de toda a estrutura da empresa, como um onboarding, para que os seus novos funcionários entendam o conceito do sua marca e como ela se apresenta diante do mercado. É fundamental que o seu time esteja alinhado com as estratégias da empresa para vocês falarem uma só língua!
12 – Ler muito e executar pouco
Não adianta você ler muito sobre o mercado do seu novo negócio, mas não criar ações para fazer com que novos projetos aconteçam. Estude sobre assuntos relacionados ao seu empreendimento e vá anotando tudo que vier a sua cabeça, assim você conseguirá organizar os pensamentos para que eles se concretizem. Um aplicativo que pode ajudar para o seu mapa mental é o Todoist, que ajudará na organização de ideias e projetos.
13 – Desistir na primeira dificuldade
Obstáculos irão aparecer a todo momento, isso faz parte de abrir um primeiro e novo empreendimentonegócio, mas não desista. As dificuldades são importantes para o processo, mas você precisa ter ações claras para os tipos de problemas que possam aparecer e como agir diante deles. Determine quais problemas precisam de ações imediatas, quais podem ser delegadas a especialistas e quais podem ser resolvidas ao longo do processo. Não se desespere e analise tudo com bastante calma.
14 – Não pensar no marketing do seu novo negócio.
Pense na área de marketing ao pensar na estratégia do seu novo negócio. Hoje em dia você não pode deixar de lado a área de marketing do seu novo negócio, isso porque, essa será a que irá definir estratégias que alcançarão os seus primeiros e potenciais clientes. Por isso, encontre uma agência parceira, que acompanhe suas ideias e crie as melhores ferramentas para você alcançar o seu objetivo como marca.
Precisa de ajuda para iniciar o seu novo negócio? Conte com a ajuda da Mopi Studio.