Como está a estrutura do e-commerce que você desenvolveu? Você já pensou como deve ser a estrutura do e-commmerce da sua marca? O planejamento e andamento de uma loja virtual pode parecer simples, mas algumas etapas são importantes para que a estruturação da loja tenha funcionalidade e consiga fazer o papel com excelência e gere boa experiência para o seu cliente.
Índice
1 – Plano de negócio
O seu plano de negócio precisa estar bem estruturado para que a estrutura do seu e-commerce seja assertiva e cumpra o seu papel. Nessa etapa é aonde você irá definir o que o seu e-commerce irá vender, qual será o problema que a sua empresa irá resolver, qual é o seu público-alvo, persona, linguagem e posicionamento da sua marca. Aqui você precisa encontrar uma intenção INOVADORA, que trará o diferencial do seu produto aos clientes.
2 – Estrutura de áreas
Um e-commerce precisa envolver todas as áreas de negócios da sua empresa, por isso, fazer a estruturação dessas áreas é importante para que tudo caminhe em conjunto e de forma correta para o andamento das vendas e atendimento. Por isso, reúna os departamentos admnistrativos, contabilidade, RH, financeiro, logística, comercial, atendimento e marketing e apresente o seu plano de negócio, defina as ações e funcionalidades de cada área e inicie o plano de início e ação.
3 – Atendimento
O atendimento do seu e-commerce é ponto chave para que o seu negócio seja de sucesso, por isso, deixe essa função para pessoas específicas e – se possível – para pessoas que tenham experiência em atendimento em e-commerce. Nesse ponto, é fundamental que você defina as estratégias para atender um cliente com problemas, cliente com dúvidas sobre o produto, dúvidas em relação a entrega e qualquer esclarecimento que possa acontecer. Antecipe qualquer quetionamento que o cliente possa fazer e já deixe orientado para a área responsável. Lembre-se! A estrutura do e-commerce precisa ter diferentes canais de atendimento, ou seja, deixe o contato visível tanto no site, WhatsApp Business, e-mail, telefone e nas redes sociais.
4 – Logística
E estrutura do E-commerce não se limita até a porta de saída da sua loja, ela se expande – principalmente – até o momento que esse produto chega até o seu cliente, por isso, a logística estruturada de todos os processos é importante para que as coisas caminhem bem.
Você precisa pensar nas entregas, devoluções, embalagens, etiquetas, cartinhas, cupons de desconto para próxima compra e qualquer detalhe que você vá inserir nessa fase. Aqui também é importante lembrar de oferecer diferentes opções de fretes e formas de pagamentos, assim, os abandonos no carrinhos serão menos frequentes.
5 – Pós-Vendas
Após realizar sua venda é que você deve se preocupar em fidelizar o seu cliente, por isso, a estrutura do e-commerce precisa pensar em uma base de atendimento para os clientes que já realizaram a compra. Esse setor se preocupará em entender como foi a experiência do cliente com o produto e/ou serviço, sendo assim, é preciso fazer contato para agradecer a compra realizada, verificar se a entrega chegou no tempo certo, verificar a satisfação do consumidor e aproveitar para tentar realizar uma nova venda.
Pensar nessas 5 etapas da estrutura do E-commerce faz com que você consiga ter mais assertividade na pré-venda e o mais importante, o pós-venda, que fará com que esse cliente se torne um cliente fiel e seja advogado da sua marca, que é aquele cliente que divulga o seu produto e indica o seu e-commerce à outras pessoas.
A Mopi Studio pode te ajudar a realizar a estrutura e planejamento do e-commerce da sua empresa de forma personalizada e funcional, assim, você conseguirá alcançar mais clientes, fidelizá-los e aumentar a receita da sua empresa!
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