Como desenvolver uma estratégia para seus anúncios do Facebook? Qual é a ferramenta mais poderosa em seu arsenal de marketing?
É pesquisa de palavras-chave? Redação? Campanhas de anúncio maravilhosamente projetadas? Talvez….
Mas a força motriz por trás de todas essas coisas?
Psicologia.
Veja bem, vendas e marketing são realmente para entender a psicologia do consumidor. Por que as pessoas compram? O que os faz clicar no seus anúncios do Facebook? A que tipo de estímulo a maioria das pessoas responde?
Estou interessado em psicologia do consumidor há um bom tempo. Tudo começou inocentemente. Eu estava curioso. O que torna os clientes interessados em um produto, serviço, pessoa ou marca? Por que as pessoas clicam nas manchetes? O que torna as garantias de 100% de reembolso tão seguras? Como isso influenciará as taxas de conversão ou a fidelidade do cliente?
Fazer esse tipo de pergunta me ajudou a desenvolver uma compreensão mais profunda dos meus clientes.
E então eu descobri algo mais. A psicologia do consumidor se aplica a quase tudo nos negócios. Até mídias sociais.
O que eu fiz? Comecei a usar meu conhecimento em psicologia para melhorar minha estratégia no Facebook.
Não foi apenas a minha marca pessoal que começou a crescer aos trancos e barrancos. Meus clientes também receberam os benefícios!
Não vou manter essas técnicas em segredo.
Eu queria compartilhar com você as idéias psicológicas que aprendi para que você possa melhorar drasticamente o seu jogo, aproveitando o marketing do Facebook de maneira mais eficaz.
Então, quais são os “hacks” psicológicos mais importantes que você pode começar a usar hoje para melhorar seu marketing de mídia social?
1. Chute a publicidade racional pela janela
A maioria das pessoas são criaturas emocionais, não racionais.
Muitos de nós, tipos analíticos, tendem a pensar que todo mundo vê o mundo em termos de uns e zeros, como nós. Mas esse simplesmente não é o caso.
A maioria das pessoas age emocionalmente, e não há nada de errado nisso. Apenas isso.
Uma das coisas mais eficazes que você pode fazer para melhorar sua estratégia no Facebook é deixar de confiar no pensamento racional como seu principal fator e começar a confiar nas emoções do cliente para assumir o comando.
Ótimo … Mas como você faz isso?
Um dos métodos mais eficazes é transmitir emoção através da expressão facial. Tente usar anúncios do Facebook com o rosto de alguém, seja uma fotografia real ou um desenho.
Faço isso com frequência, simplesmente adicionando uma imagem de um rosto às minhas postagens. É simples. É rápido. É eficaz.
Ver um rosto é muito mais atraente do que ver algum objeto inanimado.
Ele funciona não apenas em postagens, como as anteriores, mas também em anúncios do Facebook da barra lateral.
As pessoas já estão navegando no Facebook, olhando fotos de amigos e familiares. Usar tiros na cabeça ou outras fotos que incluam expressão facial é uma maneira natural de entrar no feed de notícias do seu cliente de maneira discreta.
A expressão facial é a única linguagem universalmente entendida, e o cérebro humano está preparado para processar sinais faciais com muito mais facilidade do que as palavras escritas.
De fato, de acordo com um estudo da Caltech , as pessoas podem ter neurônios específicos em seus cérebros que respondem a pessoas !
Isso significa que, quando você vê meu rosto, o rosto de Tony Robbin, o rosto de Donald Trump ou o rosto de Brad Pitt, você tem um neurônio no cérebro dedicado apenas a eles!
Muito legal, né?
Veja alguns dos anúncios do Facebook abaixo.
Observe como o tiro na cabeça de Noah Kagan sorrindo muda instantaneamente seu humor e instila confiança.
Este anúncio do Facebook da AdEspresso oferece quase nenhuma razão racional para clicar nele, mas a emoção positiva instilada pelo desenho animado e o vermelho atraente (mais sobre isso mais tarde) me faz querer clicar nele.
Observe como a expressão facial confiante (ou presunçosa) de Tim comunica confiança sobre o método que ele está ensinando sem nenhuma informação extra.
O rosto é suficiente para criar minha confiança e me incentivar a interagir com o anúncio do Facebook.
Você vê como é poderosa a transmissão de emoções através da expressão facial? Use-o em todos os seus anúncios do Facebook, independentemente do tópico.
2. Use cores para chamar a atenção e transmitir sua mensagem nos anúncios do Facebook
Algo que muitos profissionais de marketing conhecem mas raramente utilizam é o poder da cor .
O cérebro humano evoluiu para ver cores vermelhas mais vivas. Essa foi uma grande vantagem para os caçadores-coletores, que agora podiam identificar frutos vermelhos maduros de árvores frondosas e verdes, além de perigos potenciais, como cobras venenosas e peixes.
(Essa cobra pode te matar.)
Essa é uma enorme vantagem para os profissionais de marketing.
O vermelho nos seus anúncios do Facebook atrairão a atenção dos usuários com muito mais eficiência do que qualquer outra cor.
No entanto, a combinação de vermelho e azul é ainda mais poderosa, pois o azul é mais calmante e relaxante.
Por exemplo, vamos reexaminar o anúncio do AdEspresso.
Observe como o anúncio usa vermelho para chamar sua atenção e direcioná-lo para o botão “Experimente agora”, mas o combina com um texto em azul para dar ao anúncio um tom mais calmo e amigável.
Esse é um truque psicológico fácil que você pode usar em sua vantagem em sua próxima campanha.
As cores são poderosas. Eles são uma linguagem para si mesmos.
É hora de começar a falar esse idioma com seus clientes. Por quê? Porque é uma linguagem que é neurologicamente inata. Aprendemos a linguagem da cor através da natureza e do complexo desenvolvimento de nossa espécie.
A cor tem um meio de comunicação que não depende da cópia eficaz do anúncio ou mesmo da imagem sorridente de um modelo. Escolher a cor certa pode aumentar seu envolvimento e melhorar seu marketing no Facebook.
3. Reduza o preço (em apenas um centavo!)
Você já reparou como é difícil encontrar algo em um supermercado que custa exatamente $ 1 ou exatamente $ 5?
Isso porque, mais uma vez, o cérebro humano evoluiu para discernir a diferença entre os preços com base no dígito mais à esquerda.
Esse é o poder dos preços .
Por exemplo, a redução de um centavo – de US $ 100,00 para US $ 99,99 – é percebida como mais significativa do que a redução de 40 centavos – de US $ 99,99 para US $ 99,59.
Embora o cérebro possa ser péssimo em matemática, essa é uma tática incrivelmente fácil de implementar que pode aumentar suas conversões de anúncios do Facebook quase instantaneamente.
Isso não funciona sempre ou em todas as situações. No entanto, aprendi que estilos ímpares de preços são muito mais eficazes para atrair clientes do que números redondos e redondos.
De uma chance. Execute um teste de divisão com preços diferentes e veja qual deles vence.
4. Use agora como uma palavra-gatilho
Nossos cérebros não estão conectados à nossa era tecnológica moderna.
Parece estranho, eu sei. Afinal, a maioria de nós corre virtualmente amarrada a algum dispositivo eletrônico – usando-o, conversando e interagindo com ele.
Mas o cérebro ainda está tentando se adaptar a esses dispositivos, por mais maravilhosos que sejam.
Nossos cérebros ainda estão no passado, quando vivíamos nas planícies, caçando e colhendo para sobreviver. Isso significa que nossos cérebros ainda estão conectados a uma das duas respostas básicas: lutar ou fugir.
Você já ouviu falar de luta ou fuga, não é? A idéia é simples : lutar ou fugir é “a resposta fisiológica instintiva a uma situação ameaçadora, que prepara alguém para resistir à força ou fugir”.
A resposta de luta ou fuga afeta o corpo inteiro de várias maneiras. Alguns desses efeitos são óbvios – como sudorese. Outros efeitos são sutis – como a digestão diminuindo a velocidade.
De qualquer maneira, nossos corpos respondem.
Veja como um site de ciência o descreve:
Em resposta ao estresse agudo, o sistema nervoso simpático do corpo é ativado devido à liberação repentina de hormônios. O sistema nervoso simpático estimula as glândulas adrenais, desencadeando a liberação de catecolaminas, que incluem adrenalina e noradrenalina. Isso resulta em um aumento na freqüência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória. Depois que a ameaça desaparece, leva entre 20 a 60 minutos para que o corpo retorne aos níveis pré-excitação …. Diante de algo assustador, seu coração bate mais rápido, você começa a respirar mais rápido e todo o corpo fica tenso e pronto para agir. Essa resposta pode ocorrer diante de um perigo físico iminente (como encontrar um cachorro rosnando durante a corrida matinal) ou como resultado de uma ameaça mais psicológica (como se preparar para fazer uma grande apresentação na escola ou no trabalho).
Em outras palavras, nossos cérebros estão conectados para tomar decisões por impulso.
Usar a palavra agora é uma ótima maneira de capitalizar a propensão do cérebro à impulsividade e fazer com que seus clientes cliquem no seu anúncio no Facebook.
Veja como um escritor de Inc. descreve a palavra agora :
A intermediação é o que todos querem: obtenha o que deseja agora. Faça uma alteração agora. Você pode começar agora. Amanhã é tarde demais, ontem acabou e agora é exatamente o momento certo para começar.
Os seres humanos estão conectados a querer agora. É assim que somos.
Atenda a esse desejo em seus anúncios do Facebook ou campanhas sociais, e você certamente aumentará suas pontuações, conversões e engajamento.
5. Concentre-se nas imagens, não nas palavras
Segundo a maioria dos estudos modernos, o cérebro processa imagens muito mais rapidamente que o texto.
Isso significa que, ao criar seu Facebook ou outras campanhas de mídia social , você deve concentrar mais do seu tempo e energia nas imagens que está usando do que no texto que incluir.
A mídia social hoje é um mundo dirigido visualmente. Quanto mais conteúdo visual você tiver e melhor, mais bem-sucedidas serão suas campanhas de mídia social.
6. Criar escassez
Estabelecemos que o cérebro está preparado para decisões de impulso e luta ou fuga. Assim, anúncios do Facebook que apresentam produtos com escassez (percebida) instilam um senso de urgência, influenciando o desejo de compra do cliente.
Observe como o aviso “Apenas 24 horas restantes” cria um senso de urgência para comprar.
Você quer mais porque é mais escasso.
É chamado de princípio da escassez e fará maravilhas para sua estratégia de mídia social!
7. Use números ímpares para participar
Eu estava prestes a escrever a conclusão deste artigo quando percebi…
Não posso terminar com um número par!
Por quê? Porque números ímpares , por qualquer motivo, são mais atraentes psicologicamente. Números ímpares melhoram o envolvimento, aumentam os cliques e atraem mais atenção.
O takeaway simples?
- Se você estiver exibindo um anúncio do Facebook com uma oferta para aumentar a aceitação de emails, use um número ímpar para ajudar a aumentar as conversões.
- Se você estiver postando uma atualização sobre um artigo, use um título de número ímpar.
- Se você estiver usando um número em qualquer lugar das atualizações do Facebook, use um número ímpar.
Por exemplo, a oferta “9 truques poderosos para aumentar massivamente as conversões de anúncios do Facebook” seria muito melhor do que “10 maneiras surpreendentes de melhorar sua taxa de conversão” (de acordo com a ciência).
A pesquisa do condutor mostrou que os títulos com números ímpares têm 36% mais cliques e uma CTR 20% maior do que os títulos não numerados ou pares.
O mesmo princípio é válido para anúncios do Facebook, artigos no Facebook e opt-ins do Facebook.
Números ímpares funcionam.
Os pesquisadores descobriram que a mente considera os números ímpares mais naturais. Um artigo baseado em lista como este, portanto, tem uma conexão neurológica mais confiável devido ao seu status de número ímpar.
Conclusão
Na maioria das vezes, acho que a maioria dos anúncios do Facebook não utiliza nenhuma das ferramentas acima, e isso é uma pena, porque o uso da psicologia humana é uma das maneiras mais comprovadas e consistentes de aumentar suas vendas e conversões.
E o fato é que nenhuma dessas idéias psicológicas é difícil de implementar!
Esse é o poder da psicologia do consumidor. Conhecer algumas idéias pode ser poderoso e pode impactar positivamente seus esforços de marketing!
Se você deseja ver algum dos conselhos acima em ação, basta executar um teste de divisão A / B , utilizando o poder da cor, expressão facial e palavras-chave. Você ficará surpreso com os resultados.
Como em tudo, no entanto, não aceite minha palavra. Vá lá e faça você mesmo: teste, teste, teste e veja o que obtém os resultados.
Eu ainda estou curioso. Que tipos de hacks psicológicos você está testando e tentando para melhorar sua estratégia de anúncios do Facebook?
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