O email marketing está vivo e prosperando mais do que nunca. 80% dos profissionais de marketing nomeiam o email como o principal fator de atração e retenção de clientes. E tem um ótimo ROI: para cada US $ 1 gasto em e-mail, você pode esperar uma média de US $ 38 em troca.
Não importa se você está aumentando sua primeira lista de e-mails do zero ou adicionando novos assinantes à sua lista existente, você precisa enviar e-mails de boas-vindas.
Na sua forma mais simples, os e-mails de boas-vindas confirmam que um novo assinante foi adicionado à sua lista.
Se você está apenas usando esta mensagem para esse fim, está perdendo uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Comparadas a outros emails promocionais, as mensagens de boas-vindas geram uma média de 320% a mais de receita .
Além disso, os clientes que compram produtos de campanhas por email gastam 138% a mais do que os clientes que não se inscreveram na sua lista.
Pare de perder a oportunidade de ganhar dinheiro com e-mails de boas-vindas. Este artigo mostrará o que você precisa fazer para impulsionar as vendas diretamente com essas campanhas.
Use uma estratégia de aceitação dupla
Muitas empresas usam uma única estratégia de adesão. Com esse método, um novo assinante envia o endereço de e-mail e é automaticamente adicionado à sua lista. É isso aí.
Mas existem alguns problemas com esse método.
Se você não estiver usando uma inscrição dupla, é possível que os clientes pensem que se inscreveram para seus e-mails, mas na verdade não o fizeram. Talvez tenham digitado incorretamente o endereço de e-mail – nunca saberão.
Por outro lado, um novo assinante também pode se inscrever por engano, pensando que está enviando o endereço de e-mail por outro motivo.
Nesse caso, você enviará um e-mail para pessoas que não desejam receber seu conteúdo promocional e não para as pessoas que desejam recebê-lo.
A estratégia de adesão dupla elimina esses problemas. É por isso que a maioria dos e-mails de boas-vindas tem dupla aceitação.
Sem uma estratégia de aceitação dupla, você também terminará com endereços de email falsos e contas de spam em sua lista. Isso descartará suas métricas. Uma lista enorme de assinantes de e-mail não fará nenhum bem se eles não forem leads qualificados e prontos para comprar.
Quando você força novos assinantes a confirmarem sua inscrição na sua lista de e-mails, isso aumenta a pontuação de leads.
Claro, é uma etapa extra, e você pode perder alguns assinantes como resultado. No entanto, as pessoas que seguem a opção dupla desejam genuinamente receber seu conteúdo promocional. Como resultado, é muito mais provável que eles estejam dispostos a gastar dinheiro.
Também é importante notar que as mensagens de inscrição dupla têm taxas de abertura exclusivas mais altas do que as campanhas de inscrição única.
Já falamos sobre o fato de que os emails de boas-vindas têm taxas de abertura mais altas do que outros tipos de emails. Ao usar uma estratégia de adesão dupla, você pode aumentar ainda mais essas taxas de abertura.
Abrir o email é o primeiro passo para que os assinantes concluam a ação de meta final: fazer uma compra.
Envie e-mails de boas-vindas imediatamente
O momento da sua mensagem de boas-vindas é crucial. Assim que alguém se inscrever, o email de boas-vindas precisará ser enviado.
Algumas empresas aguardam e enviam todos os emails de boas-vindas da semana ao mesmo tempo, mas isso não é tão eficaz. Eis o porquê: Seu novo assinante estava no seu site e se inscreveu para receber seu conteúdo de e-mail devido a algum benefício que você está oferecendo, para que sua marca esteja sempre fresca.
Não perca esta oportunidade de fazer uma venda. É definitivamente mais provável que esse novo assinante compre algo se a mensagem for enviada em tempo real.
Basta olhar para as taxas de transação para receber em tempo real as comparações com os emails em lote.
Além disso, os emails de boas-vindas em tempo real têm uma taxa de abertura de 88% em comparação com apenas 53% dos emails de boas-vindas em massa.
Embora 29% das pessoas cliquem no CTA de e-mails de boas-vindas enviados imediatamente, apenas 12% dos assinantes clicam nos CTAs enviados em massa.
Se você não enviar um email de boas-vindas alguns segundos após a pessoa se inscrever, estará diminuindo as chances de esse cliente fazer uma compra.
Agradeça aos seus novos inscritos
Agradecendo a seus clientes por se inscreverem para receber conteúdo promocional de sua empresa, isso mostra que você os aprecia. Aqui está um exemplo dessa estratégia usada por Kate Spade .
Dizer obrigado é apenas boas maneiras. Mesmo que eles ainda não tenham comprado algo, você pode agradecê-los por ter interesse suficiente em sua marca para assinar sua lista de e-mails.
Dizer obrigado pode ser mais benéfico do que você pensa. É por isso que você precisa alimentar seus leads com páginas de agradecimento . Pegue essa mesma estratégia e aplique-a no seu email de boas-vindas.
Defina um precedente para o conteúdo relevante
Seus e-mails de boas-vindas devem ser uma boa indicação do que os consumidores podem esperar de você no futuro.
Diga a seus clientes com que frequência eles receberão seus e-mails e que tipo de mensagens eles receberão. Certifique-se de cumprir essa promessa.
Por exemplo, se alguém se inscrever em uma newsletter mensal, não envie um e-mail todos os dias. Não foi isso que eles pediram.
De fato, muitos e-mails irrelevantes de marcas são a principal razão pela qual as pessoas cancelam a inscrição nas listas de e-mails.
A última coisa que você quer fazer é incomodar um novo assinante com muitas mensagens. Você acabou de passar por todos os problemas e esforços para fazê-los se inscrever em primeiro lugar. Todo esse trabalho duro sai pela janela se eles cancelam a inscrição.
Para saber mais, veja como obter mais assinantes de email sem incomodar seus clientes .
Iniciar uma campanha de gotejamento
Os emails de boas-vindas devem ser a primeira mensagem de uma campanha de gotejamento, que é uma série de emails que atraem uma ação. Por fim, você deseja que seus assinantes comprem.
As campanhas de gotejamento nutrem seus leads enviando-lhes informações oportunas. Assim que alguém se inscrever, você poderá entrar automaticamente em um ciclo de gotejamento.
Após o email de boas-vindas, eles receberão emails subsequentes espaçados nas próximas semanas ou, no entanto, você o configurou.
Aqui está um exemplo de como será uma campanha de gotejamento:
A grande parte de uma campanha de gotejamento é que o cliente não precisa comprar algo imediatamente para que a mensagem seja eficaz.
Embora você definitivamente queira criar uma campanha de gotejamento acionável , não é o fim do mundo se essa primeira mensagem não resultar em uma conversão. Você ainda pode plantar a semente para uma compra futura.
Afinal, esse novo assinante acabou de se inscrever para receber seus e-mails. Dependendo das circunstâncias, eles podem não estar familiarizados com sua marca, produtos e serviços ainda. Mas, como esses assinantes continuam recebendo mensagens subsequentes durante a campanha de gotejamento, aumentará as chances de que eles comprem algo no futuro.
Forneça informações valiosas
Para aproveitar ao máximo suas campanhas de e-mail, você precisa entender por que as pessoas estão se inscrevendo em primeiro lugar.
É um equívoco comum que as pessoas só participem de listas de e-mail para obter um desconto. Embora esse seja definitivamente um fator motivador, há outras razões pelas quais as pessoas se inscrevem no conteúdo promocional da sua marca. Sua carta de boas-vindas precisa fornecer tudo isso para ser mais eficaz.
Como você pode ver, receber uma oferta especial ou um presente ficou em terceiro lugar nesta lista. A maioria das pessoas diz que assina boletins para aprender mais sobre tópicos e manter-se atualizado sobre novos conteúdos. Ainda vale a pena dar um desconto para novos assinantes, mas não precisa necessariamente ser sua principal prioridade.
Você também pode mantê-los envolvidos, concedendo a um novo assinante um benefício adicional que ele não receberia se não se inscrevesse em e-mails. Fale sobre lançamentos de produtos novos ou exclusivos. Dê a eles a oportunidade de criar uma conta para se beneficiar de uma experiência mais personalizada do cliente.
Ofereça um incentivo para comprar
Mesmo que não seja o primeiro da lista de motivos, receber um presente ou algo em troca ainda é um dos três principais motivos pelos quais as pessoas se inscrevem para receber e-mails. Além disso, oferecer um desconto é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se inscrevam em e-mails.
Vejamos um exemplo de Freemans :
Ao se inscrever para receber e-mails, essa mensagem de boas-vindas oferece ao novo assinante 10% de desconto em sua compra. Além de oferecer um desconto, esta mensagem agradece ao novo assinante por se inscrever. É personalizado com o nome dela. Ele também fornece informações privilegiadas com frases como “Seja o primeiro a ouvir” e “Aqui está tudo o que você precisa saber”. Todas essas táticas usadas em uma mensagem definitivamente aumentarão as chances de um cliente fazer uma compra.
Enviar conteúdo personalizado
As pessoas não querem sentir que são apenas um número na sua lista, quando, na realidade, esse pode ser o caso. Se você estiver enviando e-mails de boas-vindas genéricos com linhas de abertura como “Prezado senhor ou senhora”, isso não transmitirá o toque personalizado que você deseja oferecer.
Comece simples, personalizando a linha de assunto .
Conseguir que seus novos assinantes abram sua mensagem é metade da batalha. Obviamente, ninguém vai comprar nada se a mensagem não for aberta. Boas notícias: linhas de assunto personalizadas têm taxas de abertura mais altas.
No entanto, abrir a mensagem sozinho não será traduzido automaticamente para uma venda. Você precisa de pessoas para se envolver com suas mensagens também. A melhor maneira de fazer isso é fornecendo conteúdo interativo. Por exemplo, adicionar um vídeo ao seu email de boas-vindas pode aumentar os cliques em 300%.
Também é importante notar que 64% das pessoas têm maior probabilidade de comprar algo online depois de assistir a um vídeo sobre um produto. Ao combinar conteúdo atraente com uma mensagem personalizada, seus e-mails de boas-vindas terão mais chances de gerar vendas.
Incentivar referências de clientes
Os e-mails de boas-vindas podem ser usados para que mais pessoas se inscrevam na sua lista. Para fazer isso de maneira eficaz, você precisa implementar um programa de indicação de clientes que gere vendas .
Dê aos novos assinantes um motivo para convidar seus amigos e familiares para se inscreverem também. Veja como o Blinq faz isso no email de boas-vindas:
Este programa de indicação de amigo oferece um incentivo para o assinante atual e para qualquer pessoa nova que se inscreva. Ambos recebem um crédito de US $ 10. Quanto mais pessoas ingressarem como resultado da indicação, mais recompensas o novo assinante recebe. Isso também aumentará suas chances de compra.
Aqui está outra coisa a considerar: se alguém que for indicado por um novo cliente também se inscrever para receber e-mails, também receberá a mesma mensagem de boas-vindas. Como resultado, aumentará as chances de que eles também encaminhem novos clientes. Essa estratégia incentiva o crescimento dos negócios sem muito trabalho do seu lado.
Além disso, os consumidores têm quatro vezes mais chances de comprar algo se forem indicados por um amigo.
Conclusão
Sua empresa precisa priorizar sua estratégia de marketing por email. Mas você não precisa esperar meses para incentivar novos assinantes a fazer uma compra. Você deve tentar impulsionar as vendas imediatamente com seus e-mails de boas-vindas.
- Envie mensagens de boas-vindas imediatamente.
- Use uma estratégia de adesão dupla para aumentar as aberturas e qualificar seus leads.
- Deixe seu e-mail de boas-vindas servir como a primeira mensagem de suas campanhas de gotejamento.
- Não se esqueça de agradecer aos novos assinantes por se inscreverem.
- Dê a eles o que estão procurando, fornecendo informações valiosas e diga o que esperar de você no futuro.
- Personalize seu conteúdo e adicione outros incentivos para aumentar as chances de as pessoas comprarem.
- Use seu email de boas-vindas como uma oportunidade para promover seu programa de indicação de clientes.
Ao aplicar essas estratégias aos seus e-mails de boas-vindas, você poderá gerar mais vendas a partir de novos assinantes.
Como sua marca está aproveitando as mensagens de boas-vindas para impulsionar as vendas?
Fonte: https://www.quicksprout.com/2018/12/26/how-to-generate-sales-with-welcome-emails/