Deseja mais cliques nas suas listagens de pesquisa no Google? Você pode obter uma CTR (taxa de cliques) mais alta que direciona um tráfego mais qualificado ao seu site usando esta tática: aumentar o tamanho da sua listagem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERP).
A maioria das listagens de SERP é assim:

A concorrência nos SERPs é forte, principalmente porque o Google lançou tantas alterações em seus algoritmos. Essas alterações diminuem os resultados orgânicos em favor de imagens, vídeos, pesquisas e anúncios locais; portanto, uma listagem padrão como a acima não será mais necessária.
Você precisa sobredimensionar essa listagem. Aqui estão as 4 etapas que ajudarão você a fazer isso.
Índice
Etapa 1: escreva uma meta descrição completa e sedutora
Meta descrições são muito ignoradas no mundo do SEO. Certamente, uma meta descrição rica em palavras-chave pode não ser um fator tão significativo na classificação de pesquisas quanto links de retorno ou sinais sociais, mas pode desempenhar muitas outras funções influentes, como aumentar a CTR nas SERPs.
É por isso que vale a pena otimizar a meta descrição. Mas o que faz uma ótima descrição meta ? E como você pode escrever uma para que ela se destaque nos resultados do Google?
Aqui estão algumas táticas:
- Evite pequenas descrições meta – você tem 160 caracteres para brincar. Portanto, tente usar todos esses personagens, se puder . Escreva pelo menos conteúdo suficiente para chegar a duas linhas (uma linha tem aproximadamente 80 caracteres, dependendo do tamanho das palavras).
- Inclua uma chamada à ação convincente – dentro dessa meta descrição, você precisa convencer as pessoas a clicarem em:
- Inicie a tag com um verbo de ação : “Descubra o porquê…” ?? ou “Leia sobre o …” ??
- Termine com a ação : “Leia mais …” ou “Descubra agora …”
- Faça uma pergunta : “Ever wondered…?” ?? ou “O que você faria se …?”
- Use um penhasco – Sua próxima dica é pegar emprestado um truque das novelas e terminar a meta descrição com suspense: “Você nunca acreditará no que aconteceu a seguir.”
- Use palavras – chave – se as palavras da consulta de pesquisa no Google do usuário corresponderem às palavras do seu título ou descrição, essas palavras serão destacadas, atraindo ainda mais atenção para a sua listagem.
Aprimorar sua meta descrição é uma maneira fácil de ajudar suas listagens de pesquisa no Google a se destacarem.
Etapa 2: criar classificações duplas
Você já fez uma pesquisa no Google e encontrou na primeira página dos SERPs dois resultados que levam ao mesmo domínio? Pode ser algo como isto:

É isso que você obtém ao pesquisar a palavra-chave “cozinhar”. A Food Network pode pensar que têm muita sorte em otimizar duas páginas relevantes e posicionar essas posições tão próximas umas das outras.
Mas o que realmente está acontecendo é que o Google vincula páginas do mesmo domínio quando ambas estão no mesmo SERP.
Deixe-me explicar. Digamos que você tenha uma página de domínio na posição número quatro na primeira SERP e outra página na posição número onze na página dois. Se você otimizar a página de classificação mais baixa e conseguir acessá-la na primeira página do SERP, o Google aumentará para a quinta posição.
Os benefícios da CTR dispararão . Veja a diferença entre o número 10 e 11:

Agora veja os resultados para os 10 principais:

Portanto, vale a pena aumentar esse número 11 para 4, 5 ou 6.
Aqui está como eu faria essa estratégia:
- Comece com a tag title e description – tente combinar as palavras-chave na página de classificação mais baixa com as palavras usadas na página de classificação mais alta. Não escreva um título duplicado ou uma meta descrição. O conteúdo deve ser exclusivo, mas relevante para a palavra-chave.
- Avalie on – página otimização – Examine a página de ranking mais elevado, anote a palavra-chave colocação nos cabeçalhos e copiar. Revise a página de classificação mais baixa para espelhar a página de classificação mais alta, mas, novamente, mantenha o conteúdo exclusivo. Você não deseja duplicar o conteúdo.
- Mapear links internos para a página de classificação inferior – Direcione links de dentro do seu site para a página de classificação inferior. A chave é usar textos âncora ricos em palavras-chave. Você pode criar novas páginas, mas geralmente é mais fácil identificar páginas que compartilham o rótulo de categoria de uma página e depois vincular a partir daí. Dessa forma, você obtém o benefício adicional de atualizar páginas mais antigas.
- Dirija links externos para a página de classificação inferior – Existem várias táticas para fazer isso:
- Ofereça-se para escrever postagens de visitantes em sites oficiais e, em seguida, direcione um ou dois links de texto âncora ricos em palavras-chave para a página de classificação inferior.
- Encontre links mortos em um site que possa apontar para sua página. Sugira isso ao webmaster. Você pode encontrar links mortos em um site com esta ferramenta no W3C .
- Obtenha links de sites governamentais enviando por e-mail os relevantes, solicitando um link.
Tudo que você tem a fazer é obter essa página ranking mais baixo para a primeira página, que é muito mais fácil do que começar uma página para o 1 st , 2 nd ou 3 rd posição. Assim, apenas alguns links podem ser o suficiente para deslocar uma página da 11 ª ou 12 ª posição para a 10 ª posição.
Etapa 3: aproveitar snippets avançados
Um dos melhores desenvolvimentos lançados pelo Google que podem beneficiar suas listagens de pesquisa no Google são os rich snippets. Rich snippets são ótimos para várias coisas:

Receitas (consulta de pesquisa no Google: “receita de biscoitos de aveia” ??)

Locais comerciais (consulta de pesquisa no Google: “alarmes de carros” ??)

Produtos (consulta de pesquisa no Google “caixas de lontra”)

Eventos (consulta de pesquisa no Google”sasquatch festival” ??)
Como você pode ver nos dois principais exemplos em que usei uma consulta de pesquisa genérica, as listagens saltam por vários motivos:
- A palavra-chave é destacada em cada circunstância.
- As classificações de 5 estrelas também saltam entre as listagens concorrentes. Essa classificação por estrelas também adiciona outra linha à listagem, portanto, mesmo que a classificação fosse baixa, ela ainda se destacaria.
- E, obviamente, o exemplo de alarme de carro se destaca por causa da lista de locais, que eu realmente cortei.
Os outros dois exemplos se destacam por causa dos sitelinks (sobre os quais falarei mais abaixo), aumentando o tamanho da listagem.
Existem alguns ótimos guias para ajudar você a começar com rich snippets. Confira estes para saber mais:
- Sobre rich snippets e dados estruturados (Google Webmasters)
- Guia visual para rich snippets (SEOmoz)
- Como usar rich snippets, marcação estruturada para SEO de alta potência (local do mecanismo de pesquisa no Google)
Etapa 4: obter sitelinks
Sitelinks são os links abaixo da lista de domínios raiz que são basicamente uma expansão do seu site com base em uma navegação limpa e em uma estrutura simples do site.

Segundo o Google, os sitelinks são automatizados e só serão exibidos se o Google achar que são úteis para pesquisar usuários. Você pode usar algumas práticas recomendadas para influenciar suas chances de obter sitelinks:
- Crie uma conta do Google para webmasters – Se você ainda não o fez, vá para o Google e configure uma conta para o seu blog ou site. O processo é simples e levará cerca de 24 horas no final do Google. Esse processo ajudará você a realizar o seguinte (também importante para obter sitelinks):
- Enviar URL
- Enviar mapa do site
- Reconsidere seu site – se você concluiu todas as tarefas a seguir e acredita que merece sitelinks, pode solicitar ao Google que analise seu site.
- Remover links quebrados – Se você estiver usando o WordPress, use o plugin Verificador de Link Quebrado para encontrar seus links quebrados.
- Remover erros de HTML – Use uma ferramenta como o Serviço de validação de HTML do W3C para pesquisar seu site e identificar todos os erros em tags e códigos. Depois de identificar esses erros, elimine-os.
- Remover erros de CSS – A mesma ferramenta que identificará seus erros de HTML também identificará seus erros de CSS.
- Crie um ótimo conteúdo – como você pode ver acima, algumas das postagens do meu blog foram removidas para serem usadas nos sitelinks. Isso ocorre porque essas páginas são populares e têm muitos links apontando para elas e um grande número de sinais sociais, o que ocorreu porque meu conteúdo é detalhado e avançado.
- Criar linkbait – Você também pode usar o conteúdo do linkbait para atrair links e, em seguida, direcionar a página para os sitelinks.
- Atrair backlinks com texto âncora relevante – os backlinks são a espinha dorsal da pesquisa; portanto, direcione links externos para páginas de heróis . Essas páginas de heróis são as páginas que você deseja exibir nos links do site.
- Aumentar o tráfego de pesquisa orgânica – Quanto mais tráfego você obtiver dos resultados de pesquisa orgânica, mais o Google exibirá suas páginas. Use essas táticas para melhorar a CTR dos resultados da pesquisa.
- Navegação simples – os sitelinks da Mashable, na maioria das vezes, são criados a partir de sua estrutura de navegação simples (links na parte superior da página).
Conclusão
O fato de os SERPs estarem repletos de listagens não deve desencorajá-lo. Por quê? Bem, aposto que a maioria das pessoas ou empresas por trás dessas listagens não fará o trabalho necessário para aumentar seu tamanho. Por exemplo, apesar de rich snippets existirem há mais de um ano, sua adoção é lenta.
Isso deixa muito espaço para você empregar apenas duas ou três das etapas acima. Isso pode aumentar significativamente seu tráfego orgânico. Imagine o que poderia acontecer se você empregasse os quatro.
Fonte: https://www.quicksprout.com/4-steps-to-making-your-search-listings-stand-out-on-google/