O instagram vem tendo um crescimento bastante significativo entre os usuários e, mais do que compartilhar fotos, o aplicativo se tornou base para empresas e usuários realizarem ações poderosas e planejamentos efetivos de marketing digital para instagram.
Com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos dentro da plataforma, podemos concluir que a ferramenta possui um alto grau de rotatividade e visibilidade entre as mais de 60 milhões de fotos alí postadas, tendo em média 1,6 bilhões de curtidas diariamente.
Públicos diversificados do Instagram
O instagram possui uma infinidade de públicos, sendo eles, pessoas físicas, que só querem compartilhar suas fotos pessoais; pessoas jurídicas, que fazem o marketing pessoal ou até divulgam seus trabalhos por alí; influenciadores, que são as pessoas com uma quantidade alta de seguidores e servem de canais de divulgação para apresentar produtos e/serviços conforme o público segmentado e também há canais de empresas, que servem para uma canal de contato, divulgação e ferramenta de marketing digital para instagram.
Parece simples, mas, para construir um planejamento estratégico de marketing digital para instagram, é necessário uma análise sobre quem é o seu público-alvo, o que ele gosta de ver e ouvir, qual a linguagem mais adequada e quais as frequências de interação dentro do instagram. Quanto mais informações, maiores são as chances da sua ação ser assertiva, por isso, separamos 10 dicas que REALMENTE funcionam para gerar maior visibilidade, engajamento e crescimento da sua marca.
1 – O seu perfil precisa ser comercial (caso você o tenha voltado para isso!)
O perfil pessoal no instagram dá a possibilidade e ferramentas que o perfil pessoal não dá, por isso, se você quer realizar ações de marketing digital para instagram, é preciso alterar a sua ferramenta para esse objetivo. Com o perfil comercial, você consegue relatórios importantes para avaliar quais ações estão fazendo mais sentido pro seu negócio, qual a idade média do seu público, quem são eles, em que horário eles mais interagem com a sua página, qual a publicação mais engajada e assim, você conseguirá inciar novas estratégias.
Para realizar essa alteração é só ir até “configurações” e clicar em “Alternar para o perfil de negócios”. Pronto, agora é só começar a utilizar sua conta comercial como uma ferramenta de marketing digital.
2 – Planeje a sua estratégia de marketing digital para instagram
Tudo que envolve marketing, envolve planejamento, assim, você conseguirá ter ações mais assertivas e, com isso, ter melhores resultados. Com marketing digital para instagram não é diferente. Muito pelo contrário! Por ser uma ferramenta com um público muito grande, você precisa ter ainda mais organização, estratégia e planejamento.
O melhor começo é encontrando o seu PÚBLICO-ALVO. Quem são os seus clientes? Qual o perfil da sua clientela? Do que eles mais gostam? Quais são as formas que eles interagem com você? Qual a idade do seu público? Em que horário eles mexem mais no instagram? Qual é o canal de comunicação em que eles se direcionam? Direct do instagram? Telefone? WhatsApp? Email? Analise todos os detalhes para você criar os melhores direcionamentos, a linguagem ideal e ações específicas.
3 – O orgânico no marketing digital para Instagram também funciona.
O instagram é gratuito, por isso, estude e pesquise muito bem todas as ferramentas gratuitas que ele disponibiliza dentro do perfil comercial. Na aba “estatísticas” você consegue analisar as impressões, engajamento, aumento de seguidores, fluxo diário, dados demográficos do seu seguidores que mostram idade, sexo, localização e até horários em que estão mais ativos.
Esse estudo é importante ser analisado quase que diariamente, assim, você poderá fazer pequenas alterações caso queira atingir melhor o seu público. Por exemplo, se o dados mostram que o seu público está mais ativo entre 18h e 19h, faça suas publicações nesse intervalo, assim, a chance dele ver será muito maior.
4 – Crie conteúdos com foco comercial
O instagram é uma ótima ferramenta de vendas, porém, tenha cuidado!
Apesar do aplicativo ser totalmente intuitivo para vendas, é importante que a estratégia da sua marca seja bem direcionada e não invasiva, ou seja, crie conteúdo de qualidade, que o retorno em vendas vem. Não adianta querer empurrar seus produtos, se o seu instagram não está bem planejado. Caso você faça uma venda por insistência, é muito provável que o seu público deixe de seguir a sua página.
Crie lançamentos, disponibilize um cupom de desconto para a primeira compra, faça um save the date de algum produto novo, gere interesse, crie conteúdo durante essa estratégia, desenvolva artes descontraídas, que chamem atenção do seu público e, claro, atenda o seu público o mais rápido possível. Recebeu um direct? Responda o mais rápido que puder e veja como você pode pegar os dados – de forma educada – para gerar um mailing de contatos.
5 – Com estratégia, patrocine seus conteúdos.
Além da ferramenta gratuita do instagram, que já é muito poderosa, o aplicativo ainda disponibiliza de promoções pagas para a sua página, ou seja, com um investimento, você consegue que seu conteúdo chegue a ainda mais pessoas.
O mais interessante dessa ação é que você consegue definir o seu orçamento, controlar o quanto vai gastar e direcionar para o seu público-alvo segmentado.
Os posts patrocinados irão aparecer para pessoas que não são seus seguidores, mas que tem um tipo em comum de interesse com a sua marca. Bem direcionada, a ação pode fazer com que você tenha mais alcance com a sua página e o principal, realize mais vendas, aumentando a receita da sua empresa. Lembre-se! Além de patrocinar no feed do seu instagram, faça o mesmo no stories, assim, o seu alcance será ainda maior!
6 – Não esqueça dos stories
Em formato slideshow, os stories ficam ativos 24h e tem uma grande e ótima visibilidade entre os usuários do instagram, por isso, gere conteúdo para esse formato também.
Com uma probabilidade maior de visibilidade, o stories do instagram pode ser uma ferramenta mais interativa, onde criam-se histórias para mostrar os bastidores da sua empresa, por exemplo, ou então algum pequeno vídeo sobre algum lançamento ou promoção. Esse formato dá ainda maior possibilidade de você criar uma arte divertida, interativa e dinâmica, para atrair ainda mais clientes.
7 – Realize parcerias com influenciadores ou marcas de interesse
No início do seu instagram, é importante criar conteúdo de qualidade e se aliar a pessoas e empresas do seu segmento, que ajudarão na visibilidade da sua marca. Para isso, entre em contato com influenciadores que façam sentido para você, ou seja, pessoas que tenham a vê com o seu produto. Para isso, pesquise muito bem sobre a pessoa, sua rotina, vida, outros trabalhos, antes de fechar algum patrocínio.
Preste atenção na quantidade de seguidores, mas ainda mais na quantidade de comentários e curtidas nas fotos, isso porque, muitos influenciadores compram seguidores, que no final das contas, são perfis falsos, que não farão sentido algum para o seu negócio. Além disso, qualquer trabalho é feito de passo em passo, ou seja, não será uma só ação que resolverá todo o seu “problema”, mas sim, um conjunto de ações que farão você alavancar. Tenha paciência!
8 – Divulgue os advogados da marca
Os advogados da marca são aqueles clientes que fazem questão de comprar, divulgar e falar bem da marca. Por isso, advogados. São os auxiliares da marca que farão com que os amigos, familiares e colegas comprem da sua marca. Por isso, ao ver a sua empresa em uma marcação dessas, comente, curta e faça o compartilhamento da publicação. Dessa forma, eles se sentirão prestigiados e com ainda mais vontade de recomendar seus produtos. É importante conseguir mais clientes, mas saber lidar com os que já são seus, com certeza, é uma ação que faz diferença.
9 – Utilize hashtags para segmentar e ajudar a te encontrarem
A utilização de hashtags é uma ótima ferramenta para encontrar produtos e serviços de interesse dos usuários do instagram, por isso, use-as em suas publicações para que você consiga ainda mais alcance. Se o conteúdo for sobre serviços de marketing digital, por exemplo, utilize hashtags do segmento como #marketingdigital #digitalmarketing #marketing. Dessa forma, ao procurarem por esses termos, a sua publicação poderá aparecer.
Você tem dado atenção ao planejamento de marketing digital para instagram da sua empresa? Conte com a Mopi Studio!