Sinto que o LinkedIn é uma plataforma de mídia social que recebe bastante atenção, mas ainda é ofuscada por outras redes, como Facebook, Twitter e Instagram.
Isso é uma vergonha. Por quê? Porque, especialmente no espaço B2B, achei o LinkedIn extremamente eficaz para redes profissionais e para marketing em geral, como os grupos do Linkedin, por exemplo.
Com 450 milhões de usuários registrados em agosto de 2016 e dois novos membros entrando a cada segundo, o LinkedIn tem um enorme potencial.
Acho que muitos profissionais de marketing ainda relutam em usar o LinkedIn simplesmente porque não entendem como utilizá-lo adequadamente. Também é possível que eles não entendam completamente todas as oportunidades que ela apresenta.
Talvez seja por causa de seu conjunto robusto de recursos, a curva de aprendizado inerente ou a falta de entendimento das porcas e parafusos da plataforma. Seja qual for o motivo, há uma tendência definida de profissionais de marketing não conseguirem extrair todo o potencial do LinkedIn.
De fato, um estudo do Content Marketing Institute descobriu que um grande número de usuários do LinkedIn considera ineficaz como uma ferramenta de marketing:
Os profissionais de marketing B2C na América do Norte, em particular, viram apenas resultados limitados.
Mas e se eu lhe dissesse que existe uma maneira de eliminá-lo no LinkedIn e gerar leads valiosos e contínuos para o seu negócio? E se você pudesse ter um ROI incrível, seguindo uma fórmula bastante simples?
Definitivamente é possível. A chave é se infiltrar nos Grupos do LinkedIn.
Aqui está como.
Participando de grupos
Você tem duas opções com os Grupos do LinkedIn.
Você pode iniciar seu próprio grupo ou ingressar em grupos existentes relevantes para o seu setor.
Na minha opinião, a última opção é sua melhor aposta, especialmente quando você está apenas começando e tem uma rede limitada.
É mais fácil ganhar força, e você pode colocar sua marca na frente de centenas de milhares, ou até milhões, de clientes potenciais sem ter que fazer muito trabalho braçal.
Isso começa visitando o diretório de grupos.
Como você pode ver, você pode escolher entre vários grupos, e estes são apenas uma fatia dos grupos disponíveis.
Você pode procurar os grupos por nome ou inserir um termo de pesquisa específico na caixa de pesquisa na parte superior.
Se um grupo for público, basta clicar em “Participar” e você participará.
Se um grupo for privado, você precisará clicar em “Pedir para participar” e um administrador precisará aprovar sua solicitação.
Descobri que a aprovação geralmente acontece dentro de um dia ou mais.
A relevância é vital
Um dos aspectos mais importantes do marketing com os Grupos do LinkedIn é ingressar em grupos altamente relevantes para o seu setor.
Isso garantirá que você esteja interagindo e se conectando com pessoas que pensam da mesma forma e que têm os mesmos interesses que você.
Isso também significa que o conteúdo que você compartilha tem mais probabilidade de atrair atenção e ser compartilhado.
Lembre-se disso ao procurar grupos para participar.
O que faço depois de me inscrever?
A primeira coisa que você deve fazer é examinar as regras e diretrizes do grupo.
Para evitar spam e garantir uma experiência positiva do usuário, muitos grupos têm restrições quanto ao tipo de conteúdo que você pode e não pode postar.
Aqui está o que eu estou falando:
Aqui você pode ver que esse grupo não permite links e promoções.
Idealmente, os grupos nos quais você participará permitirão links e algum tipo de promoção, mas sempre verifique novamente antes de começar a participar.
Eu , em seguida, sugiro tomar algum tempo para verificar as discussões. Tome nota das conversas e dos tópicos em discussão.
Existem tendências gerais? Quais conversas estão recebendo a maior resposta?
Respondendo a perguntas
Quando você está começando um novo grupo, recomendo procurar perguntas para responder que estejam na sua casa do leme.
Tente identificar um tópico que você conhece e ao qual você pode adicionar algum valor legítimo.
Aqui está um exemplo de pergunta de um grupo baseado em RH:
Se você conseguir acertar as respostas e chegar a uma resposta imediata, aumentará instantaneamente sua credibilidade e os outros membros irão prestar atenção.
É assim que você mostra seus conhecimentos e começa a criar alavancagem.
Em outras palavras, isso aumenta seu “crédito de rua”.
Publicando perguntas
Você também pode iniciar sua própria conversa com o grupo na parte superior da página.
Uma das melhores maneiras de fazer a bola rolar é fazer uma pergunta instigante.
Certifique-se de que seja aberto, para que os membros sejam forçados a mergulhar fundo e não simplesmente responder “sim” ou “não”.
Mas antes de postar uma pergunta, recomendo que você verifique as conversas anteriores apenas para garantir que ela ainda não tenha sido abordada. Caso contrário, o impacto será reduzido e você provavelmente parecerá um noob.
Publicando conteúdo
Você também pode postar conteúdo, como postagens e artigos de blog, relacionados ao seu setor.
Embora eu recomende a publicação de conteúdo de tempos em tempos, é extremamente importante que você permaneça com tato.
O que quero dizer com tato?
Antes de tudo, qualquer coisa que você postar deve ser hiper-relevante e acertar no tipo de discussão que os membros estão tendo.
Qualquer coisa fora do tópico não agregará nenhum valor real e provavelmente fará com que você pareça mal.
Segundo , verifique se você não está exagerando ao postar conteúdo.
Mesmo que tudo que você publique seja ouro, você não deseja obstruir a discussão em grupo com conteúdo excessivo. Embora o que é considerado excessivo seja subjetivo, eu diria que, se você estiver postando mais de três partes de conteúdo por semana, é demais.
Apenas use seu melhor julgamento.
Terceiro , verifique se você não está sendo excessivamente promocional ou vendedor com seu conteúdo.
A promoção excessiva de você e de sua marca é um pecado de marketing indesculpável, independentemente da plataforma usada, e os grupos do LinkedIn não são exceção.
Os membros do grupo podem sentir o cheiro desse tipo de merda a uma milha de distância, e isso vai matar sua reputação (e seu ROI).
Embora seja bom promover sua marca (esse é o motivo pelo qual você está usando esta plataforma), você precisa ser responsável e respeitoso ao fazê-lo.
Aqui estão algumas dicas para uma promoção diplomática:
- Mantenha-o no mínimo
- Verifique se todos os conteúdos estão vinculados à conversa
- Garanta que suas promoções agreguem valor genuíno
- Não incomode os membros do grupo com palhaçadas como “COMPRE AGORA!”
Em outras palavras, seja legal sobre isso.
Autoridade de construção
Você pode comparar os Grupos do LinkedIn a um fórum.
Na maioria dos fóruns, geralmente existem algumas pessoas que contribuem visivelmente com muitas informações úteis e são altamente respeitadas como resultado.
Você deseja fazer todo o possível para ser uma dessas pessoas, porque isso abrirá o caminho para o sucesso nos Grupos do LinkedIn.
Também aumentará seu ROI a longo prazo.
Como exatamente você pode criar autoridade?
- Seja um membro ativo e não fique MIA por meses a fio
- Participe de conversas que você conhece e permita que outros membros o conheçam
- Publique conteúdo incrível de recursos que não são seus
- Concentre-se mais em fornecer valor do que em autopromoção desavergonhada
- Incentive outras pessoas a ingressar no grupo
Fazendo conexões
Outro ótimo recurso dos Grupos do LinkedIn é que ele oferece a oportunidade de se conectar com outros membros de uma maneira extremamente conveniente.
Sugiro que você aproveite ao máximo isso e faça questão de ser o primeiro a chegar.
Você pode entrar em contato com outros membros percorrendo a lista de membros:
Passe o cursor sobre o nome de uma pessoa e você poderá visualizar informações sobre o setor, a região, as habilidades e os grupos.
Você também pode verificar o perfil deles, enviar uma mensagem ou enviar um convite para se conectar.
Mas antes de você entrar em contato, geralmente é melhor se você interagir com esse membro por meio de conversas e criar pelo menos um pouco de relacionamento.
Isso tende a tornar o processo mais suave e deve aliviar qualquer constrangimento potencial / aspereza limítrofe.
Se você está interagindo com alguém do seu grupo há algum tempo, também pode se conectar a ele em outras redes.
A maioria das pessoas também terá um conta no Facebook, Twitter, Instagram ou outra conta, e isso pode levar a oportunidades adicionais.
Conclusão
Como acontece com muitas outras técnicas de marketing, geralmente leva um tempo para que as coisas se concentrem nos Grupos do LinkedIn. Vai levar algum tempo e esforço antes que você possa colher todos os frutos.
Mas, ao ser ativo e trabalhar para estabelecer uma presença, você poderá obter uma exposição massiva para si e para sua marca.
Uma vantagem adicional é que você pode interagir com outros profissionais ao mesmo tempo, matando dois coelhos com uma cajadada só.
Se você atualmente não estiver utilizando esse recurso como ferramenta de marketing, sugiro que você comece o mais rápido possível.
Com a abordagem correta, você pode efetivamente promover sua marca enquanto aumenta sua rede simultaneamente.
Você tem alguma técnica específica que o ajudou a gerar leads nos Grupos do LinkedIn?