A pandemia do COVID-19 interrompeu muitas coisas e teve um profundo impacto nas estratégias de marketing online. Enquanto mais pessoas do que nunca estão se voltando para a Internet após o distanciamento social, essas pessoas estão preocupadas com suas finanças e futuro e não estão gastando tanto. Você tem um público maior para alcançar e interagir, mas será mais difícil convencê-los a se conectar e participar do seu dinheiro.
Não ajuda que o coronavírus também tenha tido um grande impacto na fabricação e transporte. Só porque uma empresa está on-line e aberta, não significa que eles tenham o estoque para continuar vendendo. Mesmo as empresas que já possuem estoque saudável ou solicitaram estoque extra, são limitadas pelo aumento do tempo de remessa.
Índice
36% DOS VAREJISTAS ACREDITAM QUE O COVID-19 AFETARÁ NEGATIVAMENTE SEUS NEGÓCIOS.
Anteriormente, cobrimos as etapas para otimizar a presença on-line de uma empresa em nossa lista de verificação básica de quarentena . Se você tem o básico – um site e mídias sociais – estará pronto para implementar algumas estratégias de marketing novas. Abordaremos como a pandemia afetou o comércio eletrônico e o marketing online e como enfrentar a tempestade com estratégias eficazes de marketing online durante o COVID-19.
COMO O CORONAVIRUS AFETA O COMÉRCIO ELETRÔNICO
Se você administra uma empresa puramente on-line ou usa o comércio eletrônico para complementar uma loja física, o coronavírus certamente terá algum impacto nos seus negócios. Mesmo que seus produtos não tenham nada a ver com o vírus, o impacto econômico mais amplo da pandemia afetará você ou seus clientes de alguma forma. Mais de um terço dos varejistas (36%) acredita que o COVID-19 afetará negativamente seus negócios.
Até grandes varejistas como a Amazon estão tendo que mudar sua estratégia para o futuro. Atualmente, a Amazon está apenas levando remessas de itens essenciais para seus armazéns, o que significa que a maioria dos vendedores da Fulfilled by Amazon está no escuro sobre como gerenciar vendas e remessas.
A Amazon também parou de oferecer anúncios de pesquisa paga, para que eles possam se concentrar mais no fornecimento de produtos essenciais para as pessoas que precisam deles. As pessoas são mais propensas a ver anúncios de produtos de saúde e pessoais, produtos para bebês, artigos para animais de estimação e compras. A Amazon – e outras empresas – estão procurando maneiras de transformar a crise em uma oportunidade de alcançar uma fatia maior do mercado e ampliar seu apelo. Nem todo mundo tem o dinheiro que a Amazon possui, é claro, mas ainda é possível criar uma oportunidade para seus negócios com a estratégia de marketing certa.
ESTRATÉGIAS EFICAZES DE MARKETING ONLINE DURANTE O COVID-19
1. CRIE UMA LISTA DE EMAIL
Uma lista de e-mails é uma ótima idéia para qualquer tipo de negócio. Essas listas permitem que você se conecte com os clientes e compartilhe informações importantes com eles. Você pode usar a conexão para compartilhar sua história, destacar produtos e vendas, promover seus negócios e transformar assinantes em leads e clientes.
Se você tem uma lista de e-mail, agora é a hora de usá-la. As pessoas estão desesperadas por qualquer tipo de informação no momento. Eles querem saber como sua empresa os protegerá. Eles também querem saber que você está cuidando de seus funcionários e está respondendo adequadamente ao que está acontecendo. Informe ao público como você está lidando com a pandemia e o que sua empresa planeja fazer em relação à segurança dos funcionários e a permanecer aberta.
Não tem uma lista de email? Comece um agora. Ele tem um ROI mais alto do que a pesquisa orgânica e a pesquisa paga, com um ROI de US $ 40 para cada US $ 1 gasto . Descubra quem é seu público-alvo e descubra onde eles estão. A mídia social pode ser uma ótima ferramenta para isso. Em seguida, verifique se a página de destino do site tem um formulário de inscrição para os interessados inserirem seus emails. Adoce o acordo usando um desconto ou recurso gratuito como incentivo.
2. AUMENTE SEU TRÁFEGO NA WEB
Um site é a representação on – line da sua empresa e é onde seus clientes poderão obter sua primeira impressão. Porém, mesmo o melhor site é desperdiçado se você não conseguir segmentar seu núcleo demográfico. Depois de entender a importância de ter um site, é vital considerar a importância de atrair clientes em potencial.
Existem várias maneiras de obter mais tráfego na Web, mas o blog é um dos melhores. Lembre-se de que há muito mais em um blog de negócios do que anotar suas idéias para a Internet ver. Os blogs de negócios devem ajudar sua empresa a se destacar e se tornar uma autoridade no setor. Plataformas como Medium e Quora facilitam o compartilhamento de negócios a partir de um ponto de autoridade.
Outra parte importante dos blogs é ser capaz de permanecer relevante e explorar as tendências. Assim como na lista de e-mails, você pode usar seu blog como uma maneira de informar os visitantes sobre como sua empresa está respondendo ao coronavírus. Compartilhe fotos e vídeos de sua equipe trabalhando com segurança e tomando as precauções corretas, se relevante.
Não se esqueça da importância do SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) ao escrever suas postagens no blog. SEO é sempre uma parte essencial das estratégias de marketing online. É uma das suas ferramentas mais fortes quando usada corretamente. Sinta-se à vontade para contratar um especialista para cuidar de SEO, mas não contrate alguém que faça promessas boas demais para ser verdade.
Se você planeja lidar com isso sozinho, evite erros comuns, como spam de palavras-chave. Não esqueça que o conteúdo também deve ser legível. Não faz sentido escrever algo preenchido com palavras-chave relevantes se ninguém puder lê-lo.
Lembre-se de montar também uma estratégia robusta de criação de links no seu blog. Inclua links para fontes de informação relevantes, especialmente se você estiver discutindo o vírus de alguma forma. Entre em contato com outras empresas e blogs e veja se você pode concordar com uma estratégia de compartilhamento de links. Backlinks adicionam autoridade extra ao seu site e ajudam a gerar tráfego. Antes de se envolver com essas estratégias, é importante ter um site que represente o seu negócio da melhor maneira. Felizmente, é mais fácil do que nunca atualizar e inovar o site da sua empresa.
3. PODCASTS / ARTIGOS
Ao pensar em postagens e artigos a serem montados, conecte-se às fontes apropriadas e tente trabalhar junto com elas. Ofereça sua experiência em um site ou podcast do setor ou peça que eles ofereçam algo para o seu.
Atualmente, os podcasts são uma fonte conveniente e popular de informação e entretenimento. Existem várias maneiras de começar o podcasting, se você ainda não o fez. Uma tática comum é transformar uma publicação popular em uma discussão em podcast, na qual você pode obter mais informações ou contratar um especialista para discutir o assunto com você.
Por outro lado, ser convidado no podcast de outra pessoa significa que você não precisa se preocupar com a infraestrutura das coisas. Deixe-os se preocupar com hospedagem e postagem. Tudo o que você precisa fazer é aparecer pontualmente na gravação – seja ela física ou através de VoIP / Skype – e promovê-la assim que for lançada.
4. MÍDIA SOCIAL
As mídias sociais sempre serão uma parte importante do marketing online e continuam sendo uma parte essencial das estratégias de marketing online durante o COVID-19. Todo mundo está nas mídias sociais hoje em dia, e as pessoas estão recorrendo às mídias sociais para receber notícias e atualizações cada vez mais. As pessoas estão acompanhando como o coronavírus se espalha e ouvindo atualizações e informações importantes através das mídias sociais.
Aproveite o tempo para construir uma comunidade saudável nas mídias sociais. Você não verá resultados imediatos, mas o ganho a longo prazo vale a pena. Cultive uma comunidade com a qual você possa interagir e canalizar para o seu site. Envolva a comunidade e fale sobre coisas relevantes com ela. Nem sempre deve ser sobre o seu negócio. As pessoas provavelmente deixarão de seguir ou o ignorarão se sentirem que estão sendo anunciadas.
Assim como no conteúdo on-line, uma parte útil das mídias sociais está explorando as tendências. Para as mídias sociais, isso significa usar hashtags e abordar grandes notícias como o COVID-19. Não basta apenas falar sobre o vírus. Diga às pessoas o que você está fazendo sobre o coronavírus e como sua empresa está lidando com isso.
Não tenha medo de compartilhar informações e conselhos de fontes oficiais, como o CDC e a OMS. No momento, as pessoas querem – e precisam – informações, conselhos e garantias. Você pode dar a todos os três através da mídia social.
Precisa de dicas? A diferença entre marketing digital e mídia social (e por que você deve se importar)
5. PÁGINA DO GOOGLE MEU NEGÓCIO
É importante que sua empresa tenha uma página do Google Meu Negócio. A página deve ser atualizada e otimizada. Uma página GMB conecta pessoas às suas empresas quando elas as pesquisam no Google e em diretórios online. Toda página do Google meu negócio precisa ter NAP (nome, endereço e número de telefone) no mínimo.
Uma página GMB serve como outro ponto de comunicação com as pessoas ao seu redor. Você pode usar a página para manter as pessoas atualizadas com as informações mais recentes sobre abertura e fechamento. Algumas empresas fecharam temporariamente, enquanto outras operam em horário restrito. Informe as pessoas se, e quando, poderão visitar sua loja pessoalmente. Otimize sua página para SEO local e publique atualizações regulares.
CONCLUSÃO
O COVID-19 causou muitas mudanças, algumas das quais podem ser permanentes. Algumas dessas mudanças podem ser desafiadoras, mas não são impossíveis. A diferença entre ter sucesso e falhar diante do coronavírus será como a sua empresa lida com as mudanças e se adapta a elas. Deseja relaxar e esperar que as coisas melhorem com o tempo ou deseja ser proativo e mudar com o tempo?
Mantenha essas estratégias de marketing em mente ao tentar alterar sua estratégia de marketing online e avançar com seus objetivos. Reserve um tempo para abordar o público e suas preocupações e fazer com que as pessoas o vejam como uma autoridade e confiem no que você tem a dizer. Essas estratégias renderão dividendos não apenas a curto prazo, mas a longo prazo e bem depois que o vírus passar e as coisas voltarem a ser o mais normal possível.
Fonte: https://opetroleo.com.br/estrategias-de-marketing-online-durante-o-covid-19/
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