Em um mundo perfeito, você seria capaz de criar conscientização da marca organicamente sem gastar um centavo.
Mas como você e eu sabemos, o mundo em que vivemos está longe de ser perfeito. Chega um momento em que todas as empresas precisam começar a anunciar no YouTube.
No entanto, só porque você anunciar no YouTube, isso não significa necessariamente que você será bem-sucedido. Vi inúmeras empresas gastarem seus orçamentos de marketing em campanhas falhas porque não tinham a estratégia certa.
A primeira peça de qualquer campanha publicitária de sucesso é escolher a plataforma certa. O YouTube é sem dúvida a melhor rede para exibir anúncios. Aqui está o porquê.
Índice
Porque anunciar no YouTube?
Mais de 1,9 bilhão de usuários visitam o YouTube todos os meses. Essas pessoas estão assistindo um bilhão de horas de vídeo por dia.
Segundo Alexa , o YouTube é o segundo site mais popular do mundo, perdendo apenas para o Google. Além disso, os usuários gastam em média 8 minutos e 42 segundos usando a plataforma todos os dias. Isso é apenas 42 segundos a menos que a média diária do Facebook. O YouTube também tem uma média de cinco visualizações de página únicas diárias por usuário.
O YouTube foi o aplicativo móvel iOS mais popular de 2018, ficando à frente de outros gigantes como Instagram, Facebook, Snapchat, Google Maps e Gmail.
As estatísticas de publicidade para anunciar no YouTube são igualmente impressionantes.
Os usuários estão atentos a 83% dos anúncios para celular do YouTube . Para colocar isso em perspectiva, a taxa média de atenção para anúncios de televisão é de cerca de 45%.
84% dos consumidores compraram algo depois de assistir a um vídeo sobre o assunto.
Os usuários que assistem a pelo menos 30 segundos de um anúncio do YouTube têm 23 vezes mais chances de se inscrever no canal dessa marca, assistir a mais vídeos dessa marca, compartilhar um vídeo ou visitar a visita. As pessoas têm dez vezes mais chances de executar essas ações, mesmo se expostas ao anúncio do YouTube.
Em suma, o YouTube continua a crescer em popularidade, sem sinais de desaceleração. Os anúncios nesta plataforma têm métricas de desempenho excepcionais.
Agora que você entende por que deveria anunciar no YouTube, é hora de aprender como. Explicarei tudo o que você precisa saber sobre como exibir anúncios no YouTube neste guia.
Etapa 1: criar um canal do YouTube e uma conta do Google Ads
Vamos começar com o básico. Antes de continuar, você precisa ter contas configuradas em duas plataformas.
- Youtube
- Anúncios do Google
Estou assumindo que a maioria de vocês já os possui. Se for esse o caso, você pode pular isso. Mas para aqueles que não têm um, outro ou ambos, este será o seu primeiro passo.
Etapa 2: faça o upload do seu anúncio
Depois de configurar seus perfis, basta fazer o upload do vídeo que pretende anunciar no YouTube.
No painel do YouTube, procure o pequeno ícone de câmera de vídeo no canto superior direito. Se você clicar nele, um menu será exibido com duas opções.
- Envio vídeo
- Ir ao vivo
Selecione o upload de vídeo, como destacado acima, para pousar nesta tela.
A partir daqui, você também pode decidir quem pode ver seu vídeo. Estas são as opções:
- Público
- Não-listado
- Privado
- Programado
Isso depende totalmente de você. Se você deseja manter seus anúncios separados do conteúdo que compartilha em seu canal , mantenha-o privado. Como alternativa, se você deseja usar o conteúdo do seu canal como um anúncio, vá com o público ou o programado.
Acho que o privado é melhor porque oferece a opção de exibir anúncios segmentados sem fazer upload de conteúdo irrelevante para o seu canal. É mais fácil controlar as coisas dessa maneira, e você sempre pode alterar as configurações de privacidade após o upload do vídeo.
Etapa 3: criar uma nova campanha
Agora você vai sair do YouTube e acessar o Google Ads. A partir daqui, você poderá iniciar uma nova campanha.
Selecione “campanhas” no menu no lado esquerdo da tela.
Quando estiver nesta página, você poderá iniciar uma nova campanha clicando no sinal de adição ou nova campanha. Ambos foram destacados na captura de tela acima.
Etapa 4: selecione seu objetivo
Tecnicamente, essa é uma etapa opcional. O Google Ads oferece a opção de prosseguir sem escolher uma meta, mas é definitivamente do seu interesse fazê-lo.
Estas são as suas opções:
- Vendas
- Conduz
- Tráfego do site
- Consideração de produto e marca
- Conhecimento e alcance da marca
- Promoção de aplicativos
Ao selecionar uma meta, o Google Ads sugere automaticamente configurações de campanha ideais para seus anúncios. Os anúncios em vídeo estarão disponíveis para todas essas opções, exceto para a promoção de aplicativos.
Etapa 5: escolha seu tipo de campanha
Agora você precisa escolher o tipo de campanha que deseja executar. Esta seleção determina onde seus anúncios serão exibidos.
Obviamente, para nossos propósitos aqui hoje, você escolherá a opção de vídeo.
Como você pode ver pelo que destaquei acima, esse tipo de campanha alcançará os usuários no YouTube.
Etapa 6: selecione um formato de anúncio
Agora você terá que escolher como seu anúncio será exibido . Suas opções variam de acordo com a meta que você escolheu na etapa 4.
Aqui está uma descrição mais detalhada de suas opções:
- Anúncios TrueView – esses anúncios vêm em duas formas; in-stream e descoberta. Os anúncios in-stream são reproduzidos antes do início do vídeo e podem ser ignorados depois de reproduzidos por um certo período de tempo. Os anúncios de descoberta são exibidos nos resultados da pesquisa.
- Anúncios in-stream não ignoráveis – como o nome indica, esses anúncios em vídeo não podem ser ignorados. Eles são reproduzidos antes do início de um anúncio ou no meio de vídeos mais longos (geralmente 10 minutos ou mais). Nesse caso, eles são chamados de anúncios não puláveis ”intermediários”.
- Bumper anúncios – anúncios Adesivos são apenas seis segundos de duração, e aparecem logo antes de um vídeo começa a tocar. O limite de tempo restringe o que você pode fazer, mas esse formato pode fazer parte da sua estratégia geral de publicidade no YouTube.
- Cartões patrocinados – esses anúncios são exibidos na forma de um pop-up com um CTA. Eles começam como um pequeno ícone e se expandem quando clicados. Como os cartões são pequenos, eles não são muito intrusivos para o usuário e não interferem no vídeo que estão assistindo.
- Anúncios de sobreposição – As sobreposições são extremamente diretas. Eles são basicamente banners que aparecem na parte inferior da tela. Esses anúncios podem ser textos ou imagens.
- Exibir anúncios – anúncios de exibição são mostrados no lado direito das páginas do YouTube acima da lista de vídeos sugeridos. Esse é outro formato que não requer um anúncio em vídeo.
Você também terá a opção de configurar a sequência de anúncios. Esse é o processo de mostrar uma série de anúncios em vídeo para uma pessoa singular. Cada vídeo na sequência receberá uma etapa ou número, para que eles sejam mostrados na ordem adequada a um indivíduo ao longo do tempo.
A sequência de anúncios pode ser usada para anúncios TrueView in-stream, para-choques ou para uma combinação dos dois.
Etapa 7: configurar sua campanha
É provável que você exiba mais do que uma campanha no YouTube. Portanto, esta etapa é um componente crucial para se manter organizado.
Agora é sua última chance de mudar seu objetivo antes de prosseguir. Você também nomeará sua campanha para acessá-la para ajustar as configurações e monitorar o desempenho.
Para nossos propósitos hoje, chamei de “Teste do YouTube” como exemplo.
Em seguida, você determinará seu orçamento e estratégia de lances para o anúncio.
Você pode definir seu orçamento de duas maneiras. O valor total que você gastará durante a campanha (como mostrado acima) ou o valor diário que você deseja gastar.
Existem seis opções diferentes para estratégias de lances.
- CPV máximo – custo por visualização.
- CPM máximo – custo por 1.000 vezes o anúncio é exibido.
- CPM desejado – custo médio por 1.000 vezes o anúncio é exibido.
- CPM visível – custo por 1.000 vezes que o anúncio foi visualizado (pelo menos 50% do anúncio está na tela por dois segundos ou mais).
- CPA desejado – lances automáticos com base em uma ação, cobrados pela taxa de CPM.
- Maximizar conversões – lances automáticos configurados pelo Google para fornecer o maior número de conversões para caber no seu orçamento.
Recomendo experimentar o maior número possível de opções de lances para ver o que oferece o melhor retorno do seu investimento. Em caso de dúvida, você sempre pode configurar o CPA desejado ou maximizar as conversões para permitir que o Google Ads automatize as coisas para você.
Durante o processo de configuração da campanha, você também poderá personalizar itens como:
- Redes
- línguas
- Localizações
- Tipos de inventário
- Conteúdo excluído
Esta é a primeira parte da personalização de quem verá suas campanhas. Em seguida, você pode detalhar ainda mais, escolhendo as pessoas que deseja alcançar. Você terá opções como:
- Gênero
- Era
- Estatuto parental
- Renda familiar
- Interesses e hábitos
- Eventos da vida
- Interações anteriores com sua empresa
Você deseja tornar isso o mais específico possível para garantir que seus anúncios estejam alcançando o público-alvo certo. A última coisa que você quer fazer é desperdiçar dinheiro em uma campanha que está sendo mostrada à pessoa errada.
Para obter ajuda com esse processo, confira meu guia sobre como definir seu público-alvo .
Etapa 8: selecionar palavras-chave e tópicos
Além de selecionar quem verá seus anúncios, você também pode escolher em quais tipos de vídeos seus anúncios serão exibidos.
Portanto, conduza pesquisas de palavras-chave relacionadas à sua marca e também ao que seu público-alvo estará pesquisando. O Google Ads pode gerar ideias de palavras-chave para você, se você inserir um site relacionado, juntamente com os produtos ou serviços que está comercializando.
Cada tópico também terá subcategorias para restringir ainda mais os resultados. Por exemplo, se você escolher artes e entretenimento, poderá escolher subtópicos como:
- Celebridades
- Quadrinhos e animação
- Eventos e listagens
- Humor
- Filmes
- Arte visual e design
Novamente, todo esse processo foi projetado para garantir que seus anúncios sejam associados a vídeos relacionados e mostrados a públicos relevantes.
Etapa 9: colar o URL do seu anúncio em vídeo
Sei que parece que faz um tempo atrás, mas lembre-se da etapa 2, quando você fez o upload do seu anúncio para o YouTube? Agora é hora de voltar para lá e copiar o URL do anúncio.
Você vai colá-lo nesta seção do Google Ads:
Essa é a etapa final do processo.
A última coisa que você fará a partir daqui é aprovar os detalhes e, em seguida, seu anúncio começará a ser exibido no YouTube.
Conclusão
Para aqueles que nunca anunciaram no YouTube antes, todo esse processo pode parecer um pouco intimidador ou esmagador.
Mas, como você pode ver no guia que eu criei, todo o processo pode ser dividido em apenas nove etapas simples. Se você já possui uma conta do YouTube e do Google Ads, a primeira etapa já foi concluída.
A realidade é essa; O YouTube é o rei quando se trata de conteúdo de vídeo.
Essa plataforma ainda está aumentando e a popularidade e as pessoas em todo o mundo estão consumindo bilhões de horas de conteúdo de vídeo diariamente. Estamos começando a chegar ao ponto em que as empresas não podem competir se não tiverem uma presença ativa no YouTube.
Se você deseja exibir anúncios pagos, é melhor fazê-lo em uma plataforma como esta. O fato de que tudo é executado no Google Ads facilita a personalização de suas campanhas para garantir que elas alcancem o público certo.
Você poderá anunciar no YouTube com facilidade se simplesmente seguir o processo passo a passo que descrevi acima.
Fonte: https://www.quicksprout.com/how-to-advertise-on-youtube/
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