A mídia social mudou a maneira como vivemos.
Como profissionais de marketing, precisamos reconhecer como nossos clientes atuais e potenciais estão utilizando essas plataformas e usar esse conhecimento para nossa vantagem. Por fim, você deseja converter seus seguidores de mídia social em clientes .
Mas isso é muito mais fácil dizer do que fazer.
Claro, você conseguiu que as pessoas seguissem seus perfis inicialmente. Esse é um ótimo primeiro passo.
No entanto, se você não puder postar conteúdo atraente, seus seguidores ficarão entediados e não serão convertidos.
Eles podem até decidir deixar de seguir suas contas.
De fato, um estudo recente do Sprout Social sugere que 41% das pessoas deixam de seguir uma marca nas mídias sociais porque sentem que as informações não são relevantes para elas. E 46% dos usuários deixam de seguir uma marca porque ela publica demais, enquanto 18% das pessoas deixam de seguir uma marca porque ela não publica o suficiente.
Você não deseja se enquadrar em nenhuma dessas categorias.
Índice
Como pensar na sua publicação em mídias sociais
Reconheça como as pessoas usam e como deve ser a sua publicação em mídias sociais. Com tanto conteúdo para consumir, seus seguidores não se envolverão com suas postagens se o conteúdo for chato.
Se você postou a mesma coisa repetidamente em todas as suas plataformas, seu conteúdo já ficou obsoleto.
Alguns de vocês podem não estar postando nada, simplesmente porque não sabem o que postar.
Não importa qual seja a sua situação, você pode se beneficiar da leitura deste guia. Mostrarei como comercializar efetivamente sua pequena empresa nas mídias sociais com as 21 principais ideias para suas próximas postagens.
1. Sua última postagem no blog
Depois de publicar uma nova postagem no blog, você deve compartilhá-la com seus seguidores nas mídias sociais.
Há muitos benefícios em publicar este tipo de conteúdo.
Além de oferecer a você algo novo para postar, também direcionará mais tráfego para o seu site. No momento, é improvável que seus clientes visitem seu site diariamente.
Eles podem nem saber que você publicou uma nova postagem no blog, a menos que você os informe.
A publicação em mídias sociais também expõe seu blog a um público mais amplo. Agora, as pessoas que são amigas dos seus seguidores podem ver esta postagem e potencialmente navegar para o seu perfil ou site.
É uma ótima oportunidade para você escalar sua geração de leads por meio de blogs .
2. Enquete seus seguidores
Crie uma enquete.
Facebook, Twitter e Instagram têm opções para você pesquisar seus seguidores.
Uma enquete convida seus seguidores a se envolverem. Eles compartilharão suas opiniões e passarão mais tempo em seu perfil.
Existem várias maneiras de você aproveitar essas pesquisas.
Você pode usá-los para obter informações detalhadas sobre seus seguidores, obter opiniões sobre uma nova idéia ou apenas se divertir.
Confira este exemplo do The Muse no Twitter:
O que eles farão com os resultados desta pesquisa?
Quem sabe? Mas 223 pessoas já votaram!
Se você está procurando algo novo para publicar que gere engajamento, uma enquete é definitivamente uma ótima opção para você considerar.
3. Use emojis
Independentemente da plataforma em que você está postando, você deve usar emojis em suas postagens. Isso porque os emojis podem ajudar você a melhorar suas taxas de cliques .
De fato, 92% das pessoas online usam emojis.
Um estudo recente da AdEspresso mostrou que as manchetes do Facebook com emojis geravam 241% mais cliques do que aquelas sem um.
Os emojis melhorarão suas métricas de engajamento.
4. Fotos de seus funcionários
Compartilhe fotos das pessoas que tornam possível o seu negócio. Sem seus funcionários, você não seria capaz de operar.
Compartilhar esse tipo de conteúdo ajuda a humanizar sua marca.
Seus seguidores verão os rostos por trás da empresa. Eles verão exatamente quem está criando os produtos que estão consumindo e aprenderão o que acontece nos bastidores.
Compartilhar fotos de seus funcionários também aumentará seu envolvimento. Isso ocorre porque as imagens com rostos recebem 38% mais curtidas:
Claro, você também pode postar fotos com o seu rosto. Mas isso também ficará obsoleto depois de um tempo.
Dependendo do tamanho da sua empresa, alguns de vocês podem ter dezenas de funcionários.
Isso lhe dá muitas chances de postar novo conteúdo com uma nova cara toda vez.
5. Promoções em vídeo
Você precisa postar vídeos nas mídias sociais.
Mais da metade dos profissionais de marketing de todo o mundo diz que o vídeo é o tipo de conteúdo que oferece o maior retorno do investimento.
Além disso, 64% dos consumidores fazem uma compra depois de assistir a um vídeo com marca nas mídias sociais.
Vídeos de mídia social geram mais de 1.200% mais compartilhamentos do que imagens e texto combinados.
Veja como a Thule usou essa estratégia em uma de suas recentes postagens no Facebook:
Observe que a legenda está relacionada à promoção.
“Explore a cidade. Com sua família.”
O vídeo mostra uma mãe e um pai indo passear com o bebê em um dos carrinhos de bebê da Thule.
O conteúdo de vídeo é uma ótima maneira de misturar suas postagens porque as opções são quase infinitas.
6. Novos produtos
Você está no negócio para ganhar dinheiro.
Use suas postagens de mídia social como uma maneira de criar hype para o lançamento de um novo produto .
Essa é uma grande chance de você expor seus produtos a seus seguidores antes mesmo de os produtos serem lançados oficialmente.
Quando o produto estiver disponível para compra, você poderá aproveitar recursos como postagens para compras no Instagram para impulsionar as vendas.
7. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
Quando você está sem ideias sobre o que postar nas mídias sociais, sempre pode recorrer ao UGC para obter idéias.
Examine suas menções, mensagens diretas e hashtags relacionadas à sua marca.
Encontre postagens de pessoas reais usando seus produtos e compartilhe-as com seus seguidores.
O conteúdo gerado pelo usuário acabará por criar confiança entre você e seus clientes.
A publicação do UGC também incentivará o restante de seus seguidores a compartilhar conteúdo relacionado à sua marca no futuro. Eles farão isso com a esperança de que você use o conteúdo deles na próxima vez que compartilhar uma postagem do usuário.
8. fotos de alta qualidade
Mencionei anteriormente que o conteúdo em vídeo apresentava métricas de envolvimento mais altas que as imagens. Dito isto, você não pode simplesmente postar vídeos e nada mais.
Não publicar nada além de vídeos ficará obsoleto. É por isso que você também precisa misturar fotos.
Mas você não quer usar nenhuma foto.
A menos que você esteja usando UGC, as imagens devem ser originais e de alta qualidade. Não use imagens encontradas online.
Mas você não é um fotógrafo, então como encontrar as fotos certas?
É fácil tirar essas fotos sozinho. Leia meu guia sobre como tirar e editar fotos sem contratar um profissional , e você aprenderá a postar imagens de qualidade nas mídias sociais.
9. Estudos de caso de clientes
Mostre a seus seguidores de mídia social como você ajudou um de seus clientes a fazer alguma coisa.
Por exemplo, digamos que você seja um personal trainer. Você pode compartilhar uma postagem explicando como você ajudou um de seus clientes a perder 10 libras em 10 dias.
Ou talvez você tenha uma plataforma que ajude as pessoas comuns a criar aplicativos móveis híbridos. Você pode mostrar um estudo de caso descrevendo quanto dinheiro economizou usando sua plataforma em vez de passar pelo desenvolvimento padrão.
Os exemplos aqui são infinitos.
Independentemente do tipo de negócio que você possui, é possível criar um estudo de caso com base na experiência de um de seus clientes.
10. Realizações da empresa
Sua empresa conseguiu recentemente algo?
Você ganhou um prêmio? Você foi destaque em uma notícia positiva?
Seja qual for o caso, você pode usar as realizações da empresa para aumentar sua credibilidade. Compartilhe esta notícia com seus seguidores nas mídias sociais.
Aqui está um exemplo de como o CoSchedule usou essa estratégia no Twitter:
Ele foi apresentado em uma lista dos negócios que mais crescem na América – algo para se orgulhar.
Pelo que parece, parece que a equipe comemorou essa conquista.
Todos no escritório se reuniram para criar este GIF. Isso também se refere a uma das estratégias mencionadas acima: compartilhar fotos de seus funcionários.
11. Dê vida ao conteúdo antigo
Como você percorreu a lista até agora, pode ter tido idéias para novas postagens.
Por exemplo, talvez você não estivesse compartilhando anteriormente suas postagens nas mídias sociais. Mas agora você está chateado porque sente que perdeu a chance de compartilhar algumas de suas melhores obras.
Isso não é verdade.
Você ainda pode compartilhar uma antiga postagem de blog nas mídias sociais, se ainda for relevante e teve um bom desempenho no passado.
Ou talvez você tenha postado uma foto no Twitter há alguns anos, com um grande número de curtidas e retweets. Você pode compartilhar essa imagem antiga no Instagram hoje.
Você tem uma promoção de vídeo antiga que você enviou ao YouTube no início deste ano?
Compartilhe no Facebook.
Como você pode ver, existem muitas maneiras de dar vida ao seu conteúdo antigo, redirecionando-o para a mídia social.
12. Infografia
Se você criou infográficos para o seu site ou blog, também pode usá-los nas mídias sociais.
Para mostrar o quão poderoso esse tipo de conteúdo pode ser, veja um infográfico sobre infográficos:
Usar um infográfico como auxílio visual pode ajudá-lo a convencer seus seguidores a tomar uma ação.
Além disso, as imagens saltam da página para as pessoas mais do que texto. Sabemos que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais.
Se você tiver infográficos, use-os. Caso contrário, você pode encontrar ótimos online ou criar novos.
13. citações inspiradas
Está ficando sem ideias para postar?
Bem, nunca há uma escassez de citações inspiradoras. Basta fazer uma pesquisa no Google por citações inspiradoras e encontrar uma que seja relevante para sua marca, setor ou estratégia de marketing.
Ou use qualquer coisa que agrade ao seu público.
Se você é um bom escritor, crie suas próprias citações inspiradoras.
14. Pesquisa perspicaz
Sua empresa fez um estudo recente sobre algo interessante?
Compartilhe suas descobertas com seus seguidores nas mídias sociais.
Publique as estatísticas encontradas durante a pesquisa ou fale sobre as descobertas de outra pessoa.
Aqui está uma coisa que você deve ter em mente ao usar esse tipo de conteúdo: sempre cite suas fontes.
Se você estiver publicando uma estatística, dê crédito a quem conduziu a pesquisa. Eles merecem, e isso também torna seu conteúdo mais credível. Seu público saberá que você não está tirando números do nada.
15. Informações sobre os próximos eventos
Tenho certeza de que sua empresa sediará ou participará de algum tipo de evento ao longo do ano.
Mesmo que isso não aconteça com frequência, vale a pena falar nas mídias sociais.
Confira este exemplo de Tim Ferriss:
Ele compartilhou essa promoção do evento com seu público no Facebook.
Como você pode ver pelas informações que ele forneceu, esse é claramente um evento local. A menos que as pessoas morem no Texas, ou mais especificamente na área de Dallas, elas provavelmente não estarão presentes.
Isso está ok.
Ainda vale a pena compartilhar. Isso dá aos seus seguidores uma idéia do que você está fazendo e talvez crie alguma expectativa para qualquer evento que você esteja organizando ou participando da área deles no futuro.
16. Brindes
A mídia social é a plataforma perfeita para realizar uma oferta. Isso porque todo o conteúdo postado será exposto a muitas pessoas.
Essas ofertas e concursos são especialmente eficazes se incentivarem o conteúdo gerado pelo usuário, que discuti anteriormente.
Além disso, todo mundo quer uma oportunidade de obter algo de graça.
Se você começar a exibir concursos e brindes nas mídias sociais, tenho certeza de que verá suas métricas de engajamento aumentarem nessas postagens.
17. Seus podcasts recentes
Você tem um podcast?
Atualize seus seguidores nas redes sociais sobre seus episódios mais recentes. Publique links diretos para eles em seus sites sociais.
Não confie nas pessoas que encontram seus podcasts organicamente.
Embora você possa receber alguns ouvintes dessa maneira, é muito melhor direcionar pessoas familiarizadas com a sua marca e já seguir você nas mídias sociais.
18. Comentários de clientes
Quando você pensa em análises de clientes, pode não necessariamente associá-las à sua estratégia de marketing de mídia social. Mas porque não?
A exibição de resenhas nas mídias sociais adicionará credibilidade à sua marca.
Além disso, 64% dos consumidores dizem que procuram ativamente críticas antes de comprar algo. E 35% das pessoas têm menos probabilidade de fazer uma compra se não encontrarem comentários.
Torne isso o mais fácil possível para seus seguidores.
Quando virem que outros clientes tiveram uma experiência positiva com sua marca, eles também terão mais chances de comprar .
Mas eu não recomendaria inundar suas plataformas sociais com críticas.
Assim como todo o resto, um tipo de conteúdo em excesso ficará obsoleto. Mas ainda é uma boa ideia misturar isso na sua estratégia de conteúdo.
19. “Como fazer” postagens
Então você está lançando um novo produto.
Dependendo do tipo de produto e do setor em que você está, o uso do produto pode não ser simples.
Esta é uma ótima oportunidade para você compartilhar um vídeo de demonstração.
Se você já está postando muito conteúdo em vídeo e deseja alterar sua estratégia, também pode postar uma lista de “como fazer”.
Explique um processo passo a passo de como usar seu produto e compartilhá-lo nas mídias sociais.
20. Depoimentos
Assim como as opiniões dos clientes, os depoimentos agregam credibilidade ao seu site.
Isto é especialmente verdade se esses depoimentos vierem de uma fonte autorizada.
Veja como a Olivers Apparel usou essa tática em uma postagem recente do Instagram:
O post mostra uma imagem de alta qualidade de um de seus produtos. Simples, certo?
Mas agora veja a legenda. Apresenta um depoimento do Men’s Journal , mostrando o produto da empresa de forma positiva.
Se a própria marca escrevesse exatamente as mesmas palavras na legenda sem o depoimento, não seria tão impactante.
21. Fotos de retrocesso
Se você está ficando sem fotos para postar e não tem tempo para se dedicar mais, sempre pode procurar nos seus arquivos.
#tbt
Eu sei que você já viu essa hashtag usada antes. Você pode até ter usado você mesmo.
A reminiscência ganhou popularidade em fevereiro de 2012 , de acordo com o Google Trends.
Esta é uma oportunidade para você postar uma foto antiga da sua primeira loja, caminhão de entrega antigo ou algo assim. Você pode até compartilhar uma foto de sua infância, não relacionada ao seu negócio. Mas, na maioria das vezes, é melhor permanecer na marca o tempo todo.
Por exemplo, eu poderia postar uma foto minha de retrocesso enquanto ainda estava com o cabelo, mas não está relacionado à minha marca. Mas tenho certeza de que alguns de vocês se interessariam.
Conclusão
Não há desculpa para deixar seu conteúdo de mídia social ficar obsoleto.
Se você se referir à lista acima, nunca pronunciará as palavras que não sei mais o que publicar nas mídias sociais .
Com essas 21 idéias, você poderá postar conteúdo diferente de várias maneiras por um longo tempo. Se você usar a ideia de retroceder, essa é uma postagem por semana, toda semana, para sempre.
Você pode gerar o conteúdo de um mês usando menos da metade das sugestões nesta lista.
Da próxima vez que você achar que não há nada para postar, pense novamente. Mantenha esta lista marcada para que você sempre a tenha como referência rápida.
Para tornar as coisas ainda mais fáceis para você, decidi criar outra folha de dicas rápidas que você pode usar ao tentar criar a perfeito publicação em mídias sociais.
Muitas informações no infográfico podem parecer básicas, mas é provável que você não esteja seguindo todas as regras.
Do uso de hashtags até a manutenção de suas postagens por um determinado período, são as pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença.