Ser empreendedor é complexo. Se você já é um ou quer ser um, você deve prestar atenção a muitos fatores. Entender o mercado que influencia o seu negócio ou o seu investimento é essencial para tomar a decisão correta.
Se você não entende o mercado que está inserindo, corre o risco de perder boas oportunidades ou, na pior das hipóteses, acabar no prejuízo. Então não importa se você quer empreender, investir, comprar, vender ou negociar; você precisa estar por dentro e entender o mercado.
Mas como fazer isso?
Primeiro, você deve entender o mercado e cada um deles, já que cada um deles tem suas particularidades. Isso implica que os fatores que afetam um setor podem não afetar um outro setor da mesma forma. Então você precisa compreender quais fatores afetam o mercado que você está atuando ou deseja se inserir.
Michael Porter, um dos principais autores da literatura sobre estratégia, explica que há cinco forças que determinam a competitividade e a lucratividade de uma indústria: a rivalidade entre empresas existentes, o poder de barganha dos compradores, o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de novos entrantes e a ameaça de produtos/serviços substitutos. Entender essas forças e quais são as mais fortes na sua situação te auxiliam a entender o mercado e possibilitam tomar decisões mais efetivas, contudo, esses são somente alguns dos aspectos que você precisa compreender.
Então, como está o seu mercado? Se você trabalha no setor da construção civil ou do mercado imobiliário, você sabe como estão os lançamentos de unidades novas? É imprescindível entender isso, para poder planejar seus produtos. Qual tipologia está sendo mais lançada? Vale mais a pena lançar um apartamento de 4 dormitórios no Sul ou no Nordeste? Conhecer o seu produto dessa maneira pode te ajudar a tomar melhores decisões na etapa de projeção e desenho do produto.
Em se tratando das vendas, é importante entender a sazonalidade do seu produto. Qual é o período em que as vendas mais ocorrem? Como está o cenário atual? Está mais fácil ou mais difícil de vender? Como estão os preços dos imóveis? Entender tudo isso pode te ajudar a criar estratégias de precificação e de vendas mais realistas, atingindo melhores resultados.
É importante também entender o seu cliente. Quem vai comprar seu produto? Quantas vezes eles o compram? Quem são eles? Do que eles gostam? Do que eles precisam? O que eles querem? O que eles esperam? Quanto estão dispostos a pagar? Quais atributos do seu produto são os mais importantes para eles?
Quanto mais dados, quanto mais informações você tiver, você entenderá melhor o seu cliente. Dessa forma, você pode adequar o seu produto às necessidades e desejos dessas pessoas mais efetivamente que seus concorrentes.
Entendendo melhor comportamento do mercado e dos seus clientes, você consegue adequar o seu produto e as suas estratégias para melhorar as suas vendas, além de prever com mais facilidade os melhores momentos para fazer lançamentos ou investimentos.
Como entender o mercado do meu interesse?
Para ter acesso aos dados e entender o mercado, é necessária uma pesquisa de mercado intensiva, de preferência com uma amostra grande e significativa. Mas se você trabalha no mercado imobiliário e da construção civil, pode ficar feliz, porque trouxemos essas informações até você.
A Brain Inteligência Corporativa realiza a cada 3 meses uma pesquisa encomendada a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), patrocinada pelo SENAI, para apresentar os indicadores oficiais do mercado imobiliário. Ficou curioso? Clique aqui para ter acesso a esses dados e comece agora mesmo a se planejar melhor para os seus empreendimentos.
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