O que pensar antes de começar a sua loja virtual?
O negócio virtual é um mercado que atrai muitos empreendedores, principalmente iniciantes, por causa do baixo custo e mais agilidade, já que não é necessário abrir um ponto comercial físico. A loja virtual, nesse caso, pode ser uma boa opção.
Apesar de a maioria desses empreendedores serem de tamanho pequeno ou médio, grandes empresas estão migrando parte do negócio para o digital, aliado ao espaço físico.
Como abrir uma loja virtual?
Apesar de ser mais barato e ágil, ter uma loja virtual requer alguns cuidados para que seja feito de maneira eficiente e de qualidade. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-SP) elaborou um guia gratuito e online para o empreendedor que deseja abrir sua loja virtual: o Guia Prático: Quanto custa um e-commerce?
8 Passos para abrir sua loja virtual
1- Planejamento e foco
Um bom planejamento é importante para qualquer negócio que você for abrir, porém para uma loja virtual é vital que você tenha um esquema de planejamento, que comece pelo produto ofertado até a entrega final.
Para o seu projeto, considere qual é o diferencial do seu produto e qual público ele poderá atingir, defina a ideia e estabeleça essa comunicação com o seu cliente em potencial. Pesquise a concorrência e acompanhe o trabalho para definir suas ações. Esteja atento ao mercado!
2- Escolha a empresa para fazer o seu site
Essa parte é muito importante e fundamental para o andamento do seu negócio virtual.
Escolha uma plataforma que atenda e entenda suas necessidades e requisitos, para isso, é preferível optar por uma empresa que esteja aberta a ouvir suas ideias e entender o objetivo do seu negócio. Por isso, a Mopi Studio entende que essa relação precisa ser de parceria e não só uma relação de fornecedor x cliente.
Ter uma empresa parceira nesse momento é importante para que quando você tiver qualquer alteração, novas ideias, novos projetos, a empresa queira te ouvir e te ajudar a desenvolvê-los.
Crie um relacionamento de parceria com seus fornecedores!
3 – A imagem é tudo!
Fotos e imagens são pontos fundamentais que um usuário quer encontrar quando entra no seu site, por isso, preocupe-se em fazer fotos de alta qualidade dos produtos. Dessa forma, a experiência do visitante da sua loja será muito mais interessante e terá mais chance de que ele finalize a compra.
Lembre-se de tirar fotos do geral do produto e também dos detalhes, para a melhor visibilidade dos seus clientes.
4 – Informações detalhadas
Procure disponibilizar o máximo de informações possível de um produto que você for vender. Lembre-se que o que é óbvio para você, pode não ser óbvio para outra pessoa, por isso, mesmo que um detalhe seja óbvio, insira na descrição do produto. Além disso, essa preocupação torna a compra mais confiável e com mais chances de ser efetiva.
Importante! Ao detalhar todas as informações, diminui a chance do cliente precisar realizar a troca do produto, com isso, aumenta-se a chance dele voltar a comprar com você.
5 – Foque também no conteúdo
Mesmo que seja uma loja virtual, é interessante você criar pequenos conteúdos dentro do seu site e também via e-mail marketing para que haja mais interação direta com seus clientes. É claro que, todo conteúdo que você for fazer será direcionado ao público alvo e aos clientes já fidelizados, mas lembre-se que criar um conteúdo sobre a finalidade do seu produto, poderá atingir pessoas que estão apenas fazendo uma pesquisa dentro do Google.
6 – Marketing, não se esqueça dele!
Pense no marketing digital no momento de abrir a sua loja virtual, pois é função da área ajudar seus clientes a encontrarem sua loja.
A funcionalidade do marketing nesse caso é dividida em três partes:
AQUISIÇÃO – Aquisição de um cliente significa ‘educá-lo’ para que ele entenda que precisa comprar na sua loja. Identifique o problema e indique a solução!
CONVERSÃO – Essa parte é onde o visitante do seu site se torna seu cliente. É nessa hora que toda a parte de conteúdo será fundamental para que esse visitante faça uma compra e se torne seu cliente. Nessa parte, pense na comunicação entre sua marca e o visitante. Um dica é inserir um FAQ das principais perguntas dos seus clientes dentro do site ou então um CHAT como o WhatsApp Web, por exemplo. Atendimento pode ser o grande diferencial!
RETENÇÃO – A terceira etapa é a preocupação em reter esse cliente em sua loja. A primeira compra é importante, mas fazer com que esse cliente volte a comprar é fundamental para fidelização.
Para isso, analise os dados da compra dos clientes e sugira novas oportunidades. Lembrando que o pós-venda é essencial para que esse cliente volte a comprar com você, por isso, peça feedback e dê respostas efetivas e rápidas.
7 – Apresentação e logística
Além da parte estrutural da sua loja, é preciso pensar na parte física do seu e-commerce. Sendo assim, logo após o pedido do seu cliente, pense em como você irá apresentá-lo a ele e como será entregue.
Um ponto é a embalagem do produto. Ele é o ideal? Ele é resistente? É do tamanho ideal para aguentar o percurso? Precisa de proteção como plástico bolha, por exemplo?
E que tal enviar junto ao produto uma cartinha de agradecimento? Um cupom de desconto para proxima compra? Uma ação dentro do Instagram (“Tire uma foto, marque a empresa e ganhe frete grátis”, por exemplo?) Essas ações podem ajudar a fidelizar esse cliente e no aumento de vendas.
8 – Prepare sua equipe
Ao planejar uma loja virtual, você precisa ter uma equipe engajada no projeto e por isso, é ideal que você alinhe todas as informações com as áreas da sua empresa.
Planeje as ações junto a sua equipe de atendimento, design, gestão de projetos, logística, marketing, vendas e tecnologia da informação. Claro que essas áreas podem variar muito com o tamanho e ramo da empresa.
Caso você esteja sozinho começando o seu negócio, procure por conteúdos dentro do Youtube, por exemplo, que te dê uma base de conhecimento desses setores.
Tenha a sua loja virtual com a Mopi Studio! Nós tiramos a sua idéia do papel e trazemos para o digital. Conte com a gente!