O Twitter é uma rede social que tem como principal característica a ESPONTANEIDADE. Isso é, tudo acontece muito rápido e de forma veloz na plataforma. Consideram a vida útil de um tuíte de 18 minutos e é contabilizado mais de 7.000 novos tuítes a cada SEGUNDO. Isso significa que toda comunicação e estratégia de marketing da sua empresa, precisa estar alinhada a essa característica, assim, você conseguirá conduzir as ações no momento certo e com espaçamento de tempo ideal para gerar uma boa visibilidade para sua empresa.
Uma das maiores dificuldades de se trabalhar no twitter é, exatamente, pela questão das informações serem entregues de maneira rápida e em grande quantidade, assim, a informação da sua marca pode ficar perdida em um outro monte de informações e as ações não serem visibilizadas. Por isso, criar um perfil de destaque e traçar estratégias de marketing são fundamentais para que isso não aconteça, e você conseguia ter destaque e ganhar visibilidade na rede.
Funcionalidades importantes do Twitter:
O Twitter é uma rede social em que se publica conteúdos curtos, chamadas com, no máximo 280 caracteres, além de ser possível publicar fotos, vídeos, gifs, links para outras páginas, como o próprio site da sua empresa. Algumas características e funcionalidades importantes de serem estudadas na plataforma são:
-Assunto que estão em tendência no momento costumam estar em evidência e acabam tendo destaque na plataforma. Para isso, confira sempre aos “trending topics”, que são os assuntos mais comentados na rede social no momento e veja quais podem ser importantes para a sua ação.
-Aba explorar também é uma ferramenta de pesquisa que irá possibilidade a procura de notícias, informações e assuntos do momento.
-Retweet pode ser usado para compartilhar uma informação que uma outra página deu e que faz sentido a sua empresa. Nesse caso, procure ver como essa página se comporta nas redes sociais e se é condizente com os valores da sua marca.
-As famosas hashtags. Elas começaram com força no Twitter e são FUNDAMENTAIS para que você encontre temas importantes e também segmente o que você tem publicado nas redes sociais. Vai falar de websites, por exemplo? Utilize hashtags sobre o assunto #websites #desenvolvimentodesites, etc.
Utilizando essas funcionalidades, você poderá desenvolver conteúdos de mais fácil interação e viralização. Assim, criar estratégias de marketing podem ser fundamentais para a sua empresa crescer.
1- Crie uma conta e faça um perfil estratégico
Inscreva-se no Twitter, claro! Para isso, baixe o aplicativo ou entre no site da plataforma. Ao clicar em “inscreva-se” você terá que colocar nome, email e escolher uma senha para prosseguir a sua conta de forma totalmente gratuita.
Ao iniciar seu perfil, você terá a possibilidade de gerar informações sobre a empresa como, colocar uma foto de perfil, capa, descrição do seu negócio, links como site corporativo. Capriche nelas. Escolha a melhor foto, crie uma capa chamativa e desenvolva um resumo da empresa que te destaque.
2- Nome do usuário do seu perfil
Você precisará de um nome de usuário para a sua página, assim, tente chegar ao mais próximo do nome da sua empresa. Um nome mais curto, por exemplo, tende a ter mais menções. Usuários com nomes longos são menos mencionados pela limitação de caracteres que o Twitter possui.
Caso a sua empresa tenha um nome extenso e você precise escurtá-lo, preocupe-se em deixar em evidência na foto de perfil a logo da sua empresa. Isso trará mais facilidade para você ser encontrado.
3- Conteúdo de qualidade e relevante para o seu nicho
Ter uma conta corporativa no twitter não significa que você terá que fazer propaganda 100% do tempo, pelo contrário. É a regra 80/20. 20% falando sobre a empresa e 80% gerando conteúdo sobre o seu mercado em questão.
Nesse caso, você terá que desenvolver assuntos e conteúdos para o seu público-alvo e pensar em como encantar o seu possível cliente a comprar de você. Assim, não fale sobre o que você faz ou o que você vende, mas fale de como o seu produto é útil em tal circunstâncias ou então como o seu serviço é necessário para tal área.
3 – Faça retweets inteligentes
Retweetar nada mais é que compartilhar o tweet de outra página no seu perfil. Essa ação é importante para que você forme ligações e pontes de contato entre o seu perfil e outros do seu nicho de interesse. Fazer esse tipo de curadoria de conteúdo pode acrescentar informações ao seu perfil, além de mostrar que sua empresa está antenada nos assuntos do momento.
4 – Acompanhe seu seguidores e o que eles publicam
Muito do seu conteúdo no Twitter pode ser desenvolvido a partir de publicações feitas pelos seus seguidores, por isso, é necessário acompanhar o que os seus seguidores estão publicando e como sua marca pode desenvolver novos assuntos a partir daquele tweet. Além disso, é extremamente inteligente gerar troca de informações com quem segue sua página, criando assim, um relacionamento mais pessoal e, consequentemente, um posicionamento mais próximo com seus clientes.
5 – Aproveite os assuntos em destaques e as hashtags do momento
Ter destaque no twitter é importante para que você gere comentários, retweets e marcações, por isso, acompanhar os assuntos em destaque fará com que você apareça ou se destaque por algum comentário oportuno que fez sobre o assunto. É claro que você não precisa fazer comentários em todos os assuntos em destaque, principalmente se for algum assunto que não faça sentido para a sua empresa. É importante aproveitar esses destaques para tentar gerar um link entre o que a sua empresa FAZ, e o que aquele ASSUNTO pode se relacionar com os seus serviços.
6 – Use o Twitter Ads para seus anúncios
Como em qualquer rede social, criar anúncios bem segmentados e estratégicos para alcançar mais pessoas é essencial para que você tenha um ótimo alcance, além do orgânico, por isso, utilizar o Twitter Ads para desenvolver anúncios e criar mais engajamento na sua página é uma das ações de marketing mais eficazes que o Twitter pode trazer para a sua empresa. Assim, crie um planejamento de estratégias e veja como você pode se posicionar dentro da plataforma e como os seus clientes se comportam alí, para você conversar com as pessoas que mais te interessam e gerem novas oportunidades.
7 – Vincule as redes sociais
É importante vincular todas as redes sociais da sua empresa para que você consiga engajar o seu público em todas elas. Assim, crie conexões entre twitter e o instagram, facebook e twitter, por exemplo. Dessa forma, você consegue criar ações específicas para cada uma delas e atingir cada vez mais seu público, em qualquer rede social que ele esteja.
Quer saber mais como criar uma ótima estratégia de marketing no Twitter? Entre em contato com a Mopi Studio!