Em momentos de isolamento social, assistir à um bom video, viajar sem sair de casa, aprender algo novo, ver o resumo de um bom livro ou assistir à uma bela palestra podem ser boas opções .
E, qual o primeiro lugar que te vem em mente para conseguir fazer isso sem sair de casa?
Um canal no YouTube, claro!
O YouTube, não de hoje, tem sido uma das melhores plataformas para aquisição de conhecimento, experiências (por quê não?) e distração. E, atualmente, isso está ainda mais forte.
Se você tem um canal no YouTube, você sabe que algumas regras precisam ser seguidas e, sabe que à cada tempo, assim como Instagram e Facebook (dentre outros), essas regras são atualizadas, forçando seus colaboradores ( ou seja, vocês, geradores de conteúdo) a se adaptarem e se, em alguns casos, reinventarem.
E, baseado nisso que te faço a pergunta…
Você tem total autonomia sobre seus conteúdos e audiência provenientes do seu canal no YouTube?
Caso a plataforma acabe ( eu sei, isso parece muito radical mas, é uma realidade. Aqui, você pode relembrar ( ou conhecer) algumas das tantas plataformas, redes sociais que vieram e se foram.) onde está seu público? Você tem o controle sobre sua audiência? Sabe quem são e como encontrá-los?
Você tem um outro meio de continuar exibindo seus conteúdos sem ser através de um canal no YouTube?
Se a resposta for negativa, quero te dizer que este é um ponto de atenção que precisa ser revisto. Hoje em dia, a maioria dos nossos conteúdos não são totalmente nossos e, posso te dar alguns breves exemplos, além deste que mencionei acima sobre o YouTube.
Se o Instagram decide não mais veicular seus posts e stories? Se o facebook resolver mudar o algoritmo de modo à ficar tão complexo que, alguns ( ou nenhum) daqueles que nesta plataforma estão conseguirão divulgar seus produtos e serviços, à não ser que paguem uma boa grana com anúncios? E se essas plataformas resolverem definir quais assuntos serão “falados” e, o seu assunto por ironia do destino não se encaixar às novas definições?
Percebe como acabamos nos tornando dependentes ao extremo destas plataformas caso não tenhamos outros meios próprios de comunicação?
Como não ser totalmente dependente do canal no YouTube?
Vamos aqui propor uma solução bem interessante e inteligente que, além de garantir sua autonomia, te permitirá ganhar mais público e permitirá que você tenha mais fontes de renda, além daquela proveniente do YouTube.
1. Tenha seu próprio blog
Uma das formas mas eficientes de ser dono da sua própria audiência e que existe há muito tempo é tenha seu próprio site.
E, hoje em dia essa opção está ainda melhor pois, existem muitos plugins e meios de interligarmos todas as plataformas, fazendo com que, assim, tenhamos muito mais benefícios.
2. Interligue todas as redes sociais e plataformas dentro do seu blog
Tendo um site personalizado, feito única e exclusivamente para você, é possível que você consiga interligar todas as suas redes e seus canais num único lugar. Você pode, dentro do seu site, inserir os seus vídeos feitos no YouTube, colocar o link para que o público que acessou seu blog possa ir para seu canal do YouTube. Assim, você tem possibilidade de monetizar no site e no YouTube.
3. Capte seu público e gere e-mail marketing
Tendo um site personalizado você pode captar seu público, através de formulário de contato, disponibilização gratuita de algum material onde se faz necessário, para a aquisição, informar alguns dados pessoais ou alguma outra estratégia que lhe for conveniente. E, dessa forma, gerar campanhas específicas para gerar mais valor, vender algum produto ou serviço, disponibilizar algum material. Ou, mandar um e-mail avisando que um video novo foi postado no YouTube.
Dependendo da sua estratégia, está aí mais uma forma de manetizar.
4. Crie o conteúdo que bem lhe entender
Como mencionado anteriormente, existem algumas regras que precisam ser seguidas, em qualquer plataforma que seja, para a geração e propagação de conteúdos. Existem muitos casos em que as empresas (seja Face, seja Youtube) bloqueiam conteúdos que julgam ser indevidos, bloqueiam perfis “suspeitos”, vetam algumas expressões… isso é absolutamente normal. Se você quiser fazer parte destas plataformas, você precisa se adequar, fato.
Para que essa limitação não aconteça, se você tiver um site personalizado e exclusivo, você pode colocar seu conteúdo, postar seus videos e ter total autonomia quanto ao conteúdo que quer divulgar (claro, tudo dentro do bom senso rs).
5. Adquira novos públicos e aumente sua visibilidade
Bem se sabe que o público do Instagram é diferente do público do Facebook, que é diferente do público do YouTube, que é diferente do público do Blog!
Sim, em alguns casos estes públicos se misturam mas, dificilmente são a mesmas pessoas. Então, se sua estratégia for boa, seja com vídeos interessantes, com textos bem elaborados, com posts chamativos, você estará “seduzindo” públicos totalmente diferentes e os levando à consumir seu conteúdo em plataformas diferentes e, com isso, além de agregar valor da forma que o público quer receber, seja com video, com texto, com imagem, você estará diversificando suas fontes de renda.
6. Não tenha um blog pré moldado, engessado e sem possibilidade de personalização
Pior que não ter um site, é ter um site padrão, engessado, pouco atraente e, sem seu nome ou da sua empresa no domínio rs.
Por isso, faça um site personalizado, com sua cara, com imagens boas, com textos bem elaborados, com regras de otimização SEO bem feitas. Com os anúncios que você quer que apareça, seja em questão de conteúdo, seja em questão de quantidade.
Faça um site que será encontrado no google quando seu público procurar algum conteúdo que você também produz.
Isso é extremamente importante e eficaz.
Use as plataformas e redes socias com inteligência, sem se tornar dependente delas.
“não construa seu négocio em terra alugada” (fonte: Viver de Blog).